Portugal, Eslováquia e Holanda no «Torneio Internacional Terras do Demo»

PUB

O Auditório da Escola Profissional de Moimenta da Beira acolheu ao final da tarde desta terça-feira a cerimónia de apresentação do «Torneio Internacional de Andebol Terras do Demo» bem como a assinatura do protocolo entre o município local e a Federação de Andebol de Portugal.

Marcaram presença o presidente da autarquia local, José Eduardo Ferreira; da vereadora com o pelouro do Desporto, Susana Lemos; do presidente da Associação de Andebol de Viseu, Joaquim Escada, também em representação da FAP; do presidente da Escola Prática de Andebol, Jorge Proença, bem como do presidente honorário do mesmo clube, José Soares; do presidente da Escola Profissional de Moimenta e do selecionador nacional Rolando Freitas.

No uso da palavra, Joaquim Escada frisou que «trazer para Moimenta da Beira um torneio com esta dimensão, no escalão sénior masculino, supre uma dívida de gratidão que há muito a Federação de Andebol de Portugal tinha para com o Município de Moimenta da Beira e com as suas gentes». Uma realização que vem, segundo Joaquim Escasa, provar que «este tipo de parceria funciona bem»</b»e, por outro lado, «é uma forma da FAP reconhecer o excelente trabalho que Município e clube local têm feito em prol da modalidade»

Seguiu-se o seleccionador nacional, Rolando Freitas, que começou por explicar os motivos a, contrariamente ao que estava previsto, não se proceder naquela ocasião à lista de jogadores convocados para o referido torneio. «Realizando-se esta quarta feira o primeiro jogo das meias finais do ‘play-off’ do campeonato Andebol 1, não quisemos que houvesse outros focos de interesse para os jogadores e para o próprio público que não fossem esse esperado grande jogo entre FC Porto e S.L. Benfica. Todas as atenções têm de estar voltadas para esse jogo, pelo que a divulgação da convocatória só acontecerá ao início da tarde da próxima quinta feira». Explicada a opção, Rolando Freitas agradeceu «a disponibilidade da autarquia e toda a organização local, no sentido de nos proporcionarem as melhores condições para a realização do estágio e do torneio». Rolando Freitas que este é um dos últimos períodos de concentração e preparação para o importante ‘play-off’ com a Islândia, por isso mesmo, «de capital importância». Pela parte da seleção nacional, Rolando Freitas deixou a certeza de que «tudo vamos fazer para corresponder a esta amabilidade com a única coisa que está ao nosso alcance – lutar para vencer o torneio, oferecendo essa vitória à organização e ao muito público que, estou certo, estará presente no pavilhão a apoiar a nossa seleção».

«Já tínhamos saúdades deste momento»

O presidente do município local mostrou-se entusiasmado com a realização do torneio e com a presença da seleção nacional sénior masculina de andebol na região.

«Já tínhamos saudades deste momento. Criamos um nível de exigência a nós próprios que faz com que já sentíssemos saudades de ter entre nós os melhores do país. Porque o nosso povo merece disso. Porque também é dos melhores do país», começou por referir o presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, que mostrou mais do que a convicção, a certeza, de que «já ganhámos competências para meter ombros a uma organização deste tipo». Perante o auditório, José Eduardo Ferreira assegurou que «queremos ter Moimenta da Beira ao nível do que melhor se faz em Portugal e, ao mesmo tempo, ajudar a seleção nacional a cumprir um dos seus objetivos – marcar presença na fase final do Mundial de Andebol de França». Por isso, conta com o apoio de toda a população do concelho que assim se deve «sentir orgulhosa por, no final deste percurso, lá para o mês de Junho, ter a noção que um bocadinho desta vitória que será ir ao Mundial também é deles, De todos os que ajudaram na organização deste torneio, de todos os que muito simplesmente vão comparecer no pavilhão durante os três dias para apoiar a nossa seleção». O presidente da câmara ôrelembrou ainda como «é importante para Moimenta ser a capital do andebol durante esta semana que se avizinha» desejou que «a seleçao nacional tenha o mesmo retorno em termos desportivos que Moimenta tem com a vossa presença»

Seguiu-se a assinatura do protocolo entre o município de Moimenta da Beira e a Federação de Andebol de Portugal.

COLÓQUIO PRECEDEU CERIMÓNIA DE APRESENTAÇÃO DO TORNEIO

A cerimónia de apresentação do torneio, bem como a assinatura do protocolo, foi precedida de um colóquio comemorativo de mais um aniversário da Escola Profissional de Moimenta da Beira, e em que intervieram, entre outros, Joaquim Escada, Rolando Freitas e a vereadora do Desporto, Susana Lemos. O auditório encheu-se de jovens alunos e convidados, para ouvir as intervenções dos palestrantes.

ESLOVÁQUIA E HOLANDA NO TORNEIO

Quanto ao Torneio Internacional de Andebol Terras do Demo vai decorrer entre 8 e 10 de Abril, com os jogos de Portugal a merecerem transmissão televisiva por parte do Porto Canal.

Portugal começa por defrontar a Holanda no dia 7 de Abril, pelas 19.30 horas. No dia seguinte, jogam Eslováquia e Holanda, às 21 horas. O torneio encerra no domingo, com o jogo Portugal-Eslováquia (17 horas).

Aproveitando a presença da Holanda nas terras de Moimenta, as duas seleções têm agendado um jogo particular para as 15 horas de quinta-feira, dia 7 de Abril.

Patrocinadores Institucionais