Qualificação Mundial Sub20 femininos: Portugal falha apuramento

PUB

Portugal não conseguiu apurar-se para a fase final do Campeonato do Mundo de Sub20 Femininos. No último jogo do grupo 4 de qualificação, cujos jogos se realizaram em Vrnjacka Banja, na Sérvia, as Juniores A femininas acabaram por perder pela diferença mínima com a Sérvia, depois de uma excelente recuperação, na segunda parte.

O jogo não começou de forma favorável ao conjunto luso que, durante toda a primeira parte, esteve em desvantagem no marcador e saiu para o intervalo a perder por 13-8. Mas, na segunda parte, as Juniores A de Portugal corrigiram algumas falhas e foram recuperando da diferença. Ainda assim, foi só no último minuto de jogo que Portugal restabeleceu a igualdade a 21 golos, mas a poucos segundos do fim sofreram um golo que acabou por ditar a vitória da Sérvia.

Terminada a qualificação, Carlos Pires começou por deixar uma breve análise do jogo com a Sérvia: “Nos primeiros dez minutos do jogo, tivemos algumas dificuldades e fomos ultrapassados em situações de um para um que provocaram sete metros e golos dos seis metros e uma vantagem para a Sérvia. A partir daí, alteramos o sistema defensivo e iniciámos a recuperação, o que veio a acontecer, fruto de um excelente trabalho defensivo. Nos últimos minutos, tivemos oportunidade de dar a volta ao marcador, mas infelizmente não conseguimos e acabamos por perder o jogo”, conta o treinador.

O seleccionador nacional fez, ainda, um curto balanço da qualificação: “No geral, tivemos 20 minutos menos bons no jogo com a Holanda, durante os quais não soubemos reagir e que acabaram por condicionar este apuramento. No primeiro jogo com a Bósnia estivemos bem, no segundo jogo, com a Holanda, não estivemos tão bem porque não fomos capazes de nos adaptar e hoje o jogo foi muito equilibrado e o resultado podia ter caído para qualquer um dos lados”, analisa. “Saímos daqui com a certeza que fizemos as coisas bem feitas e que esta geração tem a capacidade e a qualidade para competir a este nível com as melhores selecções. É uma pena que esta selecção não consiga estar nesta fase final, porque era a última oportunidade delas enquanto conjunto. Falta-nos algum trabalho, mas o Andebol nacional deve estar agradecido e reconhecido pelo bom trabalho que tem vindo a ser feito por estas atletas, quer nos clubes quer aqui”, concluiu Carlos Pires.

O boletim de jogo pode ser consultado aqui, em anexo.

Com uma vitória esclarecedora por 50-13 sobre a Bósnia, a Holanda garantiu o primeiro lugar do grupo e assegurou a única vaga do grupo 4 de acesso à fase final do Campeonato do Mundo de Sub20 Femininos.

RESULTADO DOS JOGOS – QUALIFICAÇÃO MUNDIAL SUB20 – SÉRVIA (hora portuguesa)

1ª jornada – 18.03.16
– 15h00 – Portugal : Bósnia Herzegovina, 35-21 (17-10)
– 17h00 – Sérvia : Holanda, 25-25 (12-15)

2ª jornada – 19.03.16
– 15h00 – Bósnia Herzegovina : Sérvia, 20-34 (7-17)
– 17h00 – Holanda : Portugal, 28-24 (10-14)

3ª jornada – 20.03.16
– 10h00 – Holanda : Bósnia Herzegovina, 50-13 (16-8)
– 12h00 – Sérvia : Portugal, 22-21 (13-8)

Classificação Geral
1º – Holanda, 5 pontos
2º – Sérvia, 5 pontos
3º – Portugal, 2 pontos
4º – Bósnia Herzegovina, 0 pontos

Todas as informações sobre a qualificação para o Campeonato do Mundo Sub20 Femininos Rússia 2016 podem ser encontradas em -www.eurohandball.com/.

Patrocinadores Institucionais