Campeonato Fidelidade Andebol 1: S.L. Benfica na final à espera de ABC/UMinho ou Sporting CP

PUB

O S.L. Benfica venceu esta noite o F.C. Porto por 22-20 e garantiu assim a passagem à final do «play-off» de atribuição do título nacional de andebol, ficando à espera de conhecer o seu adversário. É que, na outra meia-final, e como sucedeu nos três jogos anteriores, o fator casa não foi lei e o ABC/UMinho venceu (25-28) o Sporting CP no Casal Vistoso.

Na Luz assistiu-se a um jogo muito equilibrado com sucessivos empates até aos 13 minutos (5-5). A primeira vantagem de dois golos favoreceu o SL Benfica aos 15 minutos (7-5), já sem Tiago Pereira em campo, com rápida reação do F.C. Porto, que empatou aos 17 minutos (7-7). Assim foi decorrendo o primeiro tempo, com vantagem das defesas sobre os ataques.

Já no minuto final do primeiro tempo, o SL Benfica volta à vantagem de dois golos (10-8) registo com que as duas equipas recolheram ao balneário.

Entrou bem o SL Benfica na segunda parte, conseguindo a primeira vantagem de três golos aos 37 minutos (13-10). Ricardo Costa trocou de guarda redes, fazendo entrar Hugo Laurentino mas o SL Benfica passou aos 40 minutos com a mesma vantagem (15-12).

A formação da casa ainda ampliou para quatro a meio do segundo tempo (16-12) e aos 49 m. (18-14) e o F.C. Porto passou a correr contra o tempo. E foi com essa confortável vantagem que a formação da Luz entrou nos sete minutos finais (19-15).

A reação do campeão nacional não se fez esperar (19-17) mas Elledy Semedo, à entrada dos quatro minutos finais, voltou a dar algum sossego à equipa (20-17). A três minutos do fim, Mariano Ortega pára o cronómetro (20-18) e António Areia coloca o jogo ao rubro (21-20) à entrada do minuto final. Mas, nos instantes finais, a vitória dos benfiquistas foi selada com um golo de Ales Silva que fixou o resultado final (22-20).

Elledy Semedo, com cinco golos em sete remates, e Belone Moreira, com quatro em seis, foram os melhores marcadores do S.L. Benfica. Do lado do F.C. Porto, destaque para a capacidade concretizadora de António Areia (cinco em seis) e Gilberto Duarte (cinco em oito).

FATOR CASA VOLTOU A NÃO BENEFICIAR

No pavilhão do Casal Vistoso o jogo também começou equilibrado com as equipas a passarem empatadas a três aos oito minutos. O Sporting CP sofreu um primeiro revés aos 11 minutos (4-5), ao ver-se privado de Bruno Moreira, por sanção disciplinar.

A jogar rápido, os bracarenses – que nunca estiveram a perder durante os 60 minutos do jogo – mantiveram-se sempre na frente do marcador a partir do minuto 11 (4-5), com vantagens que chegaram a ser de três golos.

Pedro Portela ainda reduziu para a diferença mínima aos 23 (9-10) e aos 24 minutos (10-11), mas quando o intervalo chegou a formação forasteira vencia por 11-13.

A segunda parte foi muito semelhante, com o ABC a obrigar o adversário a correr atrás do prejuízo. Foram várias as vantagens de três golos e Nuno Grilo ampliou mesmo para quatro aos 49 (16-20) e 50 minutos (17-21).

Tal como no primeiro tempo, coube a Pedro Portela relançar a sua equipa no jogo (23-25), com quatro minutos para jogar. Humberto Gomes – que terminou com 34% de eficácia – defendeu um livre de sete metros a menos de três minutos do fim e segurou a vantagem de três golos (23-26). O que faltava jogar ainda deu para que cada uma das equipas marcasse dois golos, terminando a partida com a vitória do ABC/UMinho por 25-28.

Este resultado obriga à realização de um quinto jogo, a disputar em Braga, no dia 4 de Maio, depois dos bracarenses cumprirem as suas obrigações europeias no próximo sábado, em Braga, e no dia 1 de Maio, na República Checa, frente ao Dukla de Praga, em jogos das meias-finais da Challenge Cup.

Pedro Portela foi o melhor marcador do jogo, com 10 golos em 15 remates. Do lado do ABC/UMinho, Nuno Grilo fez sete em 11 remates.

O calendário completo do Campeonato Fidelidade Andebol 1, bem como todos os resultados e classificação, podem ser consultados no Portal, em Competições Nacionais.

Acompanha-nos através do Facebook oficial da Federação de Andebol de Portugal

Acompanha-nos também no instagram Andebol_Portugal e partilha as tuas fotos através dos #FidelidadeAndebol1 e #MulticareAndebolFeminino.

Patrocinadores Institucionais