Moimenta da Beira esgotou pavilhão para ver Portugal vencer a Holanda

PUB

Portugal venceu esta tarde a Holanda por 31-25, em jogo particular dirigido pela dupla de Aveiro, Mário Coutinho/Ramiro Silva, e que serviu de antecâmara ao Torneio Internacional Terras do Demo que esta sexta-feira arranca em Moimenta da Beira (ver calendário abaixo).

Frente a uma equipa que, tal como Portugal, prepara os jogos do «play-off» de apuramento para o Mundial de 2017 (em que terá como adversário a Polónia), Portugal iniciou o jogo com Ricardo Candeias, Pedro Portela, João País, João Ferraz, Bosko Bjelanovic, Gilberto Duarte e Tiago Rocha. Nas ações atacantes, Rui Silva organizava o jogo, com a saída de Bosko. Muita velocidade nos instantes iniciais, com Portugal a passar aos quatro minutos a vencer por 4-1, golos obtidos em contra-ataque. A perder 5-2, aos 7m30s, o técnico holandês solicita o primeiro ‘time-out’. A equipa reagiu bem, foi-se aproximando e empatou a oito aos 15 minutos, depois novo empate a 10, mas Portugal a retomar prontamente a vantagem de dois golos(12-10), com que passou aos 20 minutos. Pouco depois aconteceram as primeiras mexidas na equipa, com as entradas de Bruno Moreira (chamado a estágio após a dispensa de José Costa) e Fábio Magalhães. Portugal entrou nos cinco minutos finais a vencer por três (14-11), margem que não conseguiu segurar até ao descanso (16-14).

Para o segundo tempo, Portugal entrou com um sete distinto. Telmo Ferreira na baliza, António Areia e Pedro Solha nas pontas, Ferraz, Tiago Rocha e Fábio Magalhães defendiam ao centro, com Rui Silva mais adiantado. Pouco depois foi a vez de Pedro Spinola ser chamado e Portugal foi ampliando a vantagem no marcador, chegando aos sete golos (22-15). A meio do segundo tempo a Holanda já tinha reduzido para 23-20. E foi já com Pedro Seabra em campo que Portugal entrou nos 10 minutos finais a vencer por 26-21. Com o aproximar do derradeiro apito, o jogo voltou a ganhar velocidade, bonitos lances individuais e, naturalmente, maior número de erros. O entusiasmo e apoio a Portugal, esses mantiveram-se na bancada mesmo, mesmo até ao final (31-25).

SELECCIONADOR NACIONAL SATISFEITO

No final de mais uma sessão de trabalho, Rolando Freitas fez um balanço deste jogo-treino que serviu para o técnico utilizar todos os jogadores, com exceção de Tiago Pereira.

«Estou satisfeito porque, apesar das dificuldades que tivemos nestes primeiros dias do estágio, conseguimos manter um bom nível. Na primeira parte não segurámos algumas vantagens parciais que fomos tendo e que, a acontecer, podiam ter-nos deixado mais tranquilos mas, mesmo assim, fizemos um bom trabalho em termos ofensivos, melhoramos bastante na segunda parte em termos defensivos, onde apenas sofremos 11 golos», começou por referir o técnico nacional.

«Com uma boa entrada na segunda parte conseguimos marcar um pouco a diferença no jogo e ganhar bem»

Para amanhã, sexta-feira, está agendado novo confronto com a Holanda, desta feita a contar para o Torneio Internacional Terras do Demo.

Calendário de jogos

Jogo particular

07.04.16, 15h00 – Portugal : Holanda, 31-25 (16-14)

Torneio Internacional Terras do Demo

08.04.16, 19h30 – Portugal : Holanda – Porto Canal/ Andebol|TV
09.04.16, 21h00 – Holanda : Eslováquia
10.04.16, 17h00 – Portugal : Eslováquia – Porto Canal/ Andebol|TV

A lista de convocados e uma cópia do boletim de jogo podem ser consultados aqui, em anexo.

Patrocinadores Institucionais