Portugal derrota Eslováquia e ganha Troféu Internacional Terras do Demo

PUB

Portugal venceu a Eslováquia por 33-23, no jogo que marcou o encerramento do Torneio Internacional Terras do Demo que decorreu em Moimenta da Beira desde a passada sexta-feira. Com esta vitória, a equipa lusa garantiu o triunfo no torneio, com duas vitórias frente à Holanda (sexta-feira) e Eslováquia.

Portugal iniciou a partida com Ricardo Candeias, Pedro Portela, Pedro Solha, João Ferraz, Gilberto Duarte, Rui Silva e Tiago Rocha. Nas ações defensivas, Bosko Bjelanovic defendia, com a saída de Rui Silva.

Jogo muito disputado, com empates sucessivos até ao 6-6 (11 m.) e a primeira vantagem de dois golos a favorecer. Turma nacional, à passagem dos 13 minutos (8-6). A Eslováquia reagiu e rapidamente repôs a igualdade (8-8, aos 16 m.). E foi Ricardo Candeias que evitou mesmo que, de seguida, Portugal ficasse em inferioridade. Aos 20 minutos, e a perder 11-9, o técnico eslovaco solicitou o primeiro time-out. do lado de Portugal, António Areia e João País entraram para as pontas, enquanto Pedro Seabra passou a ocupar-se da organização do ataque luso. Fábio Magalhães foi chamado a jogo à entrada dos cinco minutos finais (14-11) com o intervalo a chegar pouco depois com um confortável 17-11 a favor de Portugal, já com Pedro Spínola em campo.

Para o segundo tempo, Rolando Freitas procedeu à várias alterações, com as entradas de Telmo Ferreira, Tiago Pereira, mantendo Pedro Spínola. Portugal entrou bem, com um parcial de 3-0 (20-11, aos 33 m.), Bruno Moreira passou a actuar nas ações atacantes (com a saída de Gilberto Duarte) e Portugal foi-se distanciando, chegando ao 24-15 que ‘obrigou’ o técnico eslovaco a pedir um time-out aos 41 minutos. A meio do segundo tempo a partida já estava praticamente decidida quando Pedro Solha e Pedro Portela regressaram ao jogo (26-18). Daí até ao final, Rolando Freitas – que ainda solicitou um’ time-out’ à entrada dos cinco minutos finais – foi gerindo a utilização dos jogadores, sempre com atenção ao evoluir do marcador.

Vitória clara e esclarecida da turma portuguesa (33-23) sobre uma equipa que defende de uma forma dura e que perdeu velocidade com o decorrer dos minutos.

Rolando Freitas, selecionador nacional
«Tornamos a vitória mais fácil com o nosso trabalho»

No final do jogo Rolando Freitas começou por referir que se a vitória foi clara e, se pareceu simples, isso deveu-se ao bom trabalho da equipa.

«Foi uma vitória conquistada com uma margem maior em função da qualidade do trabalho que nós fizemos.Não estivemos muito bem no principio do jogo no aspeto defensivo, julgo que fruto de um compasso de espera que se verificou antes do jogo. Mas nunca perdemos a cabeça, não ficamos ansiosos, encontramos as melhores soluções, corrigimos os erros, adaptámo-nos e melhoramos muito defensivamente», referiu Rolando Freitas.

«No final da primeira parte conseguimos uma vantagem interessante, que no princípio da segunda parte consolidamos e depois o jogo tornou-se aparentemente mais tranquilo».

Num balanço à semana de trabalho, e pese as condicionantes com que a equipa técnica se deparou antes e até durante o estágio, o seleccionador nacional tem uma apreciação positiva.

«Só posso avaliar esta semana como muito positiva. Tivemos muito boas condições de trabalho e os jogadores estiveram sempre bastante bem.Não fossem essas condicionantes físicas e ainda poderíamos ter aproveitado melhor o trabalho antes dos jogos. Nunca nos deixamos afetar por esse tipo de situações, sabemos que temos um grupo que tem mais jogadores que estão neste momento fora desta convocatória de 16 jogadores, e fomos chamando alguns jogadores que estiveram bastante bem e deram um contributo qualitativo grande para o trabalho da equipa, o que se viu nos jogos, onde mostramos um andebol agradável, interessante e moderno, conseguindo também associar a tudo isso vitória que também foram claras»

Calendário de jogos

Jogo particular

07.04.16, 15h00 – Portugal : Holanda, 31-25 (16-14)

Torneio Internacional Terras do Demo

08.04.16, 19h30 – Portugal : Holanda, 36-24 (17-13) – Porto Canal/ Andebol|TV
09.04.16, 21h00 – Holanda : Eslováquia, 28-24 (16-11)
10.04.16, 17h00 – Portugal : Eslováquia, 33-23 (17-11) – Porto Canal/ Andebol|TV

CLASSIFICAÇÃO

1.º Portugal, 4 pts.
2.º Holanda, 2 pts
3.º Eslováquia, 0 pts

O boletim de jogo podem ser consultado aqui, em anexo.

Patrocinadores Institucionais