Portugal repete vitória e abre «Torneio Terras do Demo» com novo triunfo sobre a Holanda

PUB

Portugal venceu esta noite a Holanda por 36-24, em jogo da primeira jornada do Torneio Internacional Terras do Demo que esta sexta-feira arrancou em Moimenta da Beira (ver calendário abaixo) com a presença das seleções nacionais seniores masculinas da Eslováquia, Holanda e Portugal.

Vinte e quatro horas depois do primeiro confronto entre as duas formações, em jogo particular realizado na quinta-feira, os pupilos de Rolando Freitas voltaram a impôr-se à Holanda que, tal como Portugal, está em fase de preparação para o ‘play-off’ de acesso ao Campeonato do Mundo – França 2017, em que vai medir forças com a Polónia, sétima classificada do último Europeu.

Portugal iniciou o jogo com Telmo Ferreira, Pedro Solha, António Areia, Fábio Magalhães, Bosko Bjelanovic, Gilberto Duarte e Tiago Rocha. Nas ações atacantes, Tiago Pereira e Pedro Spínola entravam para os lugares de Bosko Bjelanovic e Gilberto Duarte.

Os primeiros minutos de jogo aconteceram com diversas alternâncias no marcador, empates sucessivos com Portugal a passar na frente aos 10 minutos (6-5).

A primeira vantagem de dois golos favoreceu Portugal, aos 11 minutos (7-5), o que indiciava tempos de maior domínio da equipa de Rolando Freitas, comprovados com o 11-7 a meio da primeira parte. Aos 20 minutos, e a vencer por 12-7, Portugal procedeu às primeiras alterações com as entradas dos pontas Pedro Portela e João Pais e, pouco depois, João Ferraz, nas ações defensivas. A vantagem lusa foi-se ampliando mas uma reação holandesa levou as equipas para o intervalo separadas por quatro golos (17-13).

MAIS UMA BOA ENTRADA

Para o segundo tempo, Portugal entrou com um sete distinto, tal como tinha acontecido no jogo particular de véspera: Ricardo Candeias na baliza, António Areia e Pedro Solha, Rui Silva, Gilberto Duarte, João Ferraz e Bruno Moreira. Nas ações defensivas entravam Tiago Rocha e Bosko Bjelanovic, para os lugares de Rui Silva e Bruno Moreira. Portugal reiniciou bem, com um parcial de 4-1. A perder por 25-17 à passagem do minuto 43, o técnico holandês solicitou um ‘time-out’, numa altura em que o domínio de Portugal começava a evidenciar-se, com repercussão no marcador.

A maior vantagem surgiu aos 47 minutos (28-19) para, pouco depois, Rolando Freitas voltar a proceder a várias alterações na equipa. Da velocidade imprimida ao jogo decorreram alguns erros, de uma e outra equipa, mas o resultado manteve-se sempre desnivelado, com Portugal claramente por cima à entrada dos cinco minutos finais (32-22). Vitoria final que cedo se começou a desenhar, por números bem confortáveis para a equipa portuguesa (36-24).

Frente ao mesmo adversário da véspera, Portugal deu uma excelente resposta, e o marcador espelha essa melhoria, como reconhece o seleccionador nacional.

«Queríamos fazer melhor que ontem. Tínhamos o objetivo de ganhar de novo e queríamos fazer melhor. A entrada em jogo foi ligeiramente hesitante mas rapidamente apanhámos o ritmo», reconhece Rolando Freitas.

«Penso que também defendemos melhor durante mais tempo, os jogadores estão muito focados no trabalho, denotam muita vontade, têm-se empenhado no trabalho e isso acaba por se refletir no resultado. Marcámos mais golos do que no jogo da véspera, sofremos menos e um jogo tranquilo pela qualidade do nosso trabalho».

Por tudo isto, Rolando Freitas está satisfeito. «Sim, satisfeito. Estamos num processo de trabalho com dois jogos internacionais, mais um jogo no domingo e estamos muito contentes com esta oportunidade e crescermos dentro dos jogos»

Este sábado Portugal descansa, para domingo defrontar a Eslováquia.

Calendário de jogos

Jogo particular

07.04.16, 15h00 – Portugal : Holanda, 31-25 (16-14)

Torneio Internacional Terras do Demo

08.04.16, 19h30 – Portugal : Holanda, 36-24 (17-13) – Porto Canal/ Andebol|TV
09.04.16, 21h00 – Holanda : Eslováquia
10.04.16, 17h00 – Portugal : Eslováquia – Porto Canal/ Andebol|TV

A lista de convocados que se encontram concentrados em Moimenta da Beira, bem como uma cópia do boletim de jogo podem ser consultados aqui, em anexo.

Patrocinadores Institucionais