Qualificação Sub20 masculinos: Portugal impõe nova derrota à Roménia

PUB

Portugal venceu a Roménia por 30-22, este sábado, no jogo que fechou a segunda jornada do Grupo 8 de qualificação para o Campeonato da Europa de Sub20 Masculinos. Assim, Portugal e Eslovénia chegam à terceira e última jornada com duas vitórias cada e vão, no domingo, disputar a única vaga do Grupo 8 que garante presença na fase final do Europeu, na Dinamarca. Roménia e Estónia estão de fora da qualificação.

Num jogo arbitrado pela dupla suíça Arthur Brunner/ Morad Salah, Luís Monteiro fez alinhar, no sete inicial de Portugal, Francisco Tavares, André Gomes, Alexandre Cavalcanti, Miguel Martins, Luís Frade, Rui Ferreira e, na baliza, Gustavo Capdeville. E foi Portugal quem marcou primeiro, por Luís Frade; a Roménia empatou, mas aos seis minutos, eram os Sub20 de Portugal que seguiam em vantagem (5-1), o que levou o treinador da Roménia a pedir o primeiro “time-out”. A Roménia procurava a recuperação mas Portugal seguia na frente do marcador, num jogo com bastantes falhas técnicas. A meio da primeira parte, Portugal ganhava por 11-5. Aos 17 minutos, Portugal ficou a jogar em inferioridade numérica, com a exclusão de Francisco Tavares, mas a Roménia não conseguiu tirar partido da vantagem e foram os lusos que conseguiram marcar. Luís Monteiro pediu um “time-out” aos 19 minutos, com 13-05 no marcador. Depois de três contra-ataques falhados, Portugal sofreu um parcial de 4-0 e Luís Monteiro voltou a mandar parar o tempo, a seis minutos do intervalo, com 13-09 no marcador. Depois do segundo “time-out”, o conjunto luso voltou a afinar a pontaria e saiu para intervalo a ganhar por 17-11.

No retomar da partida, a Roménia alterou o sistema defensivo e ficou a jogar com menos um, logo no primeiro minuto de jogo. Portugal aproveitou da melhor forma e, com três minutos de jogo, já somava mais três golos e apenas um sofrido. Com dez minutos jogados, os Sub20 lusos continuavam a segurar a vantagem (23-15), tirando o melhor proveito das – muitas – recuperações de bola e saídas rápidas para o contra-ataque. A defesa lusa foi um problema para os romenos, que não encontravam soluções para chegar à baliza de Portugal; os comandados de Luís Monteiro mostraram bastante eficácia ofensiva e a diferença no marcador foi aumentando – a dez minutos do apito final, Portugal ganhava por 29-18. Nos dez minutos finais, o ritmo de jogo abrandou mas Portugal já não deixou escapar a vitória, por 30-22.

“Voltámos a entrar muito bem no jogo”, começou por dizer Luís Monteiro. “Defrontámos hoje uma equipa mais forte que a Estónia, ontem, uma equipa que há dois anos esteve no Campeonato da Europa, uma equipa mais dura, fisicamente, mas temos revelado uma postura e uma maturidade muito interessantes. Tão interessantes que, às vezes quando precipitamos um ataque em cinco ou dez segundos ou perdemos um pouco da concentração defensiva, eu estranho, porque se torna atípico fazerem isso, os jogadores da selecção nacional. Estou muito satisfeito com o trabalho desenvolvido até agora, conseguimos cumprir os objectivos a que nos tínhamos proposto até ao dia de hoje – ganhar os dois jogos, hoje com mais desgaste mas mesmo assim conseguindo refrescar a equipa e penso que amanhã podemos estar a 100% para defrontar a Eslovénia”, afirma o seleccionador nacional. “Temos de sentir pressão, sabemos que é um jogo decisivo. Hoje também era decisivo, se perdessemos, perdíamos completamente a possibilidade de estar no Europeu e demos uma resposta com o nível que toda a gente viu”, concluiu.

Miguel Martins foi o melhor marcador de Portugal, com seis golos. O boletim de jogo pode ser consultado aqui, em anexo.

Portugal, Roménia, Estónia e Eslovénia estão a disputar a qualificação para o Campeonato Europeu Sub20 Masculinos nos dias 8, 9 e 10 de Abril, no Pavilhão Multiusos de Fafe. A entrada é livre.

Calendário de jogos – Grupo 8 – qualificação para o Campeonato Europeu Sub20 Masculinos

1ª jornada – sexta-feira, 08.04.16

– 17h00 – Estónia : Portugal, 21-37 (8-21)
– 19h00 – Roménia : Eslovénia, 17-31 (11-14)

2ª jornada – sábado, 09.04.16

– 16h00 – Eslovénia : Estónia, 37-18 (16-8)
– 18h00 – Portugal : Roménia – 30-22 (17-11)

3ª jornada – 10.04.16

– 15h00 – Roménia : Estónia
– 17h00 – Eslovénia : Portugal – em diferido no Porto Canal/ Andebol|TV às 21h00

Classificação Geral – Grupo 8
1º – Eslovénia, 4 pontos
2º – Portugal, 4 pontos
3º – Roménia, 0 pontos
4º – Estónia, 0 pontos

Todas as informações sobre as competições europeias podem ser encontradas em www.eurohandball.com.

Patrocinadores Institucionais