Qualificação Sub20 masculinos: vitória esclarecedora de Portugal sobre a Estónia

PUB

Não podia ter sido mais auspiciosa a estreia de Portugal na qualificação para o Campeonato Europeu Sub20 Masculinos.

No Pavilhão Multiusos de Fafe, Portugal alinhou com Rui Ferreira, Alexandre Cavalcanti, Miguel Martins, André Gomes, Francisco Tavares, Luís Frade e Gustavo Capdeville na baliza. O conjunto luso entrou da melhor forma, a marcar dois golos ainda antes do primeiro minuto, por Alexandre Cavalcanti e Miguel Martins. Aos três minutos, Miguel Martins falhou o livre de sete metros, originado pelo lance que deixou Portugal, pela primeira vez, em superioridade numérica. A Estónia deparava-se com dificuldades em chegar à baliza de Portugal e os lusos conseguiam recuperar bolas e sair em contra-ataque. Aos 8 minutos, os Sub20 de Portugal venciam 7-2, o que levou o treinador da Estónia a pedir um “time-out”. O jogo decorria com controlo absoluto do jogo pelos comandados de Luís Monteiro, que se traduzia no marcador: 16-5 à passagem do minuto 20. Com pouco mais de oito minutos para jogar no primeiro tempo, Portugal ficou, pela primeira vez, em inferioridade numérica. Ao intervalo, Portugal saiu para o descanso a ganhar por 21-8.

“Fizemos uma primeira parte muitíssimo interessante, de muito bom nível, com um adversário que nós não conhecíamos bem. Sabia que tinham alguns jogadores que tinham jogado pela equipa senior em Israel contra Portugal, três jogadores. Entrámos muitíssimo concentrados, com boa intensidade defensiva e a trabalhar bem no ataque e as coisas correram-nos bastante bem. Os primeiros jogos, às vezes, têm essa nuance de entrarmos um pouco a ver e não nos correrem bem”, começou por dizer Luís Monteiro.

Na segunda parte, Portugal abrandou o ritmo de jogo, mas ainda assim a Estónia não conseguiu encontrar melhores soluções para tentar equilibrar a partida. Luís Monteiro fez rodar o banco em vários momentos e os lusos foram somando golos até ao apito final. Portugal alcançou o primeiro triunfo com números expressivos: 37-21.

“Na segunda parte já não entrámos bem. Entrámos pouco concentrados, fruto, normal, dos treze golos de vantagem. Também é um pouco normal, nestas idades, que isso aconteça, mas depois, refrescando a equipa – o que era um objectivo também – com os jogadores que voltaram ao campo nos segundos quinze minutos, voltámos a estar a um nível um pouco melhor, também com a colaboração do guarda-redes e acabámos por ganhar também a segunda parte e conseguir um bom resultado”, constatou o seleccionador nacional.

Amanhã, Portugal defronta a Roménia, pelas 18h00, em jogo da segunda jornada do grupo 8 de qualificação. “Amanhã, certamente será um jogo diferente, a Roménia é um adversário que nós conhecemos melhor, é uma equipa muito mais dura, mais forte fisicamente, com uma boa defesa, com muito boa colaboração entre a primeira linha e o pivot, no ataque. É um adversário que nos vai dar outro tipo de trabalho, mas estamos preparados”, garantiu o técnico de Portugal.

O boletim de jogo pode ser consultado aqui, em anexo.

Portugal, Roménia, Estónia e Eslovénia estão a disputar a qualificação para o Campeonato Europeu Sub20 Masculinos nos dias 8, 9 e 10 de Abril, no Pavilhão Multiusos de Fafe. A entrada é livre.

Calendário de jogos – Grupo 8 – qualificação para o Campeonato Europeu Sub20 Masculinos

1ª jornada – sexta-feira, 08.04.16

– 17h00 – Estónia : Portugal, 21-37 (8-21)
– 19h00 – Roménia : Eslovénia, 17-31 (11-14)

2ª jornada – sábado, 09.04.16

– 16h00 – Eslovénia : Estónia
– 18h00 – Portugal : Roménia – Porto Canal/ Andebol|TV

3ª jornada – 10.04.16

– 15h00 – Roménia : Estónia
– 17h00 – Eslovénia : Portugal – em diferido no Porto Canal/ Andebol|TV às 21h00

Classificação Geral – Grupo 8
1º – Portugal, 2 pontos
2º – Eslovénia, 2 pontos
3º – Roménia, 0 pontos
4º – Estónia, 0 pontos

Todas as informações sobre as competições europeias podem ser encontradas em www.eurohandball.com.

Patrocinadores Institucionais