SL Benfica vence Taça de Portugal Fidelidade Seniores Masculinos

PUB

Foi com lotação completamente esgotada, no Complexo Municipal dos Desportos que se disputou a final da Taça de Portugal Fidelidade Seniores Masculinos. A festa começou com uma cerimónia protocolar de entrega de medalhas a toda a equipa de arbitragem que participou nesta Final4, realizada em Almada.

As duas equipas entraram em campo a toda a velocidade, apostando num jogo rápido e, como se esperava, muitíssimo equilibrado e com alguma ineficácia ofensiva, fruto, certamente, de alguns nervos – com dez minutos jogados, 4-4 no marcador. A primeira equipa a conseguir uma vantagem no marcador foi o SL Benfica, que aos 14 minutos ganhava por 4-6; quatro minutos mais e Zupo pediu o primeiro “time-out” para o Sporting. O Benfica, mais certeiro, dilatou a vantagem até aos 7-11 (23m), aproveitando os erros e perdas de bola do adversário. O Sporting reagiu da melhor forma e com um parcial de 3-0, reduziu para 10-11, a quatro minutos do intervalo. Nas bancadas, as claques não se cansavam de apoiar as suas equipas e os “leões” refizeram a igualdade a dois minutos do descanso, mas foi o Benfica que saiu para o intervalo a ganhar 12-13.

Retomada a partida após o descanso, entrou a marcar a formação benfiquista. O jogo mantinha-se intenso e os adeptos das duas formações não se cansavam de entoar cânticos de apoio às equipas. Com cinco minutos jogados, o Sporting encontrava-se novamente em desvantagem (14-16) e o Benfica – que fez entrar Hugo Figueira para o lugar de Mitrevski – ia segurando a vantagem. Mas em cima do minuto 12, com um grande golo, Fábio Magalhães voltou a empatar: 19-19. A reviravolta no marcador deu-se a meio da segunda parte, quando dois golos seguidos de Fábio Magalhães e Pedro Solha puseram os “leões” a ganhar por 22-20. Aos 18 minutos, a perder 23-22, Mariano Ortega fez parar o tempo e, no retomar do jogo, Ales Silva voltou a empatar (23-23), quando faltavam dez minutos para o apito final. As duas formações afinaram a pontaria e não desperdiçaram os dois ataques seguintes (25-25). Aos 22 minutos, Bosko Bjelanovic foi para o balneário mais cedo por acumulação de exclusões; mais um golo em cada lado e o Sporting ficou novamente em inferioridade numérica, por exclusão de Frankis Carol – mas, ainda assim, conseguiu marcar duas vezes seguidas (28-26), a cinco minutos do fim. Numa jogada rápida, Davide Carvalho voltou a deixar o final em aberto, com o empate a 28 golos e, na jogada seguinte, Elledy Semedo voltou a dar vantagem ao Benfica (28-29) a pouco mais de 3 minutos. Borragan ampliou para 28-30, mas o Sporting afinou agulhas e encontrou o melhor caminho até ao empate (30-30), que levou o jogo para prolongamento.

TAÇA DISCUTIDA ATÉ AOS ÚLTIMOS SEGUNDOS DO PROLONGAMENTO

As duas equipas entraram para o prolongamento ao mesmo ritmo, muito intenso e os empates sucederam-se no marcador. Já na segunda parte do tempo extra, Frankis Carol (SCP) foi desqualificado, Uelington Silva falhou um livre de sete metros, defendido por Daniel Svensson e Pedro Solha também viu o cartão vermelho. Nos últimos segundos de jogo, Elledy Semedo não falhou e marcou o golo que deu ao Benfica a 5ª Taça de Portugal.

ULISSES PEREIRA ENTREGOU A TAÇA AO SL BENFICA

No final do jogo, em ambiente de grande festa, o Vereador da CM Almada, António Matos e o Presidente das Juntas de Freguesia de Feijó e Laranjeiro, Luís Palma, entregaram as medalhas à equipa vencedora.

A Taça de Portugal foi entregue ao SL Benfica pelo Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Ulisses Pereira.

No final do jogo, Zupo Equisoain fez uma breve análise ao jogo: “Foi um jogo muito equilibrado. Mas é muito difícil jogar os últimos cinco minutos com quatro jogadores. Perder desta maneira, não há dúvida que é doloroso e podia ter sido outro o resultado”, referiu o técnico sportinguista.

Mariano Ortega conquistou, em Almada, o seu primeiro título enquanto treinador profissional. O treinador do Benfica referiu “todos aqueles que fazem com que isto seja possível, desde o corpo técnico que trabalha todos os dias em todas as áreas, as pessoas que estão no dia a dia no pavilhão, os jogadores que fazem um trabalho imenso como estão a demonstrar, os adeptos que acreditam no nosso trabalho, jogo após jogo e que nos estão a animar nos jogos mais equilibrados que precisam dos adeptos, desde o presidente até ao último benfiquista. Somos muitos benfiquistas a trabalhar muito e a lutar por esta taça que finalmente temos e que merecemos. Eu sou mais um benfiquista muito contente por ter conseguido esta taça.”

O boletim de jogo pode ser consultado no Portal, em Competições Nacionais e a estatística está disponível no Match Center, também no Portal.

Final4 Taça de Portugal Fidelidade Seniores Masculinos

Meias-finais – sábado, 02.04.16

– 15h00 – AM Madeira A. Sad : Sporting CP, 25-32 (13-15)
– 17h00 – SL Benfica : FC Porto, 26-25 (11-8) – após prolongamento

Final – domingo, 03.04.16

17h00 – Sporting CP : SL Benfica, 35-36 após prolongamento (30-30; 12-13) – após prolongamento

Patrocinadores Institucionais