Taça de Portugal Fidelidade Seniores Masculinos: Sporting CP vence Madeira Sad e está na final

PUB

Foi com as bancadas do Complexo Municipal dos Desportos bastante cheias que Madeira Sad e Sporting CP entraram em campo, acompanhados por jovens andebolistas de equipas do concelho de Almada, para disputar a primeira das duas meias-finais da Taça de Portugal Fidelidade Seniores Masculinos, a decorrer este sábado, em Almada.

Depois de ter desperdiçado o primeiro livre de sete metros do jogo, Nelson Pina assinou o primeiro golo da equipa madeirense. Pedro Solha abriu a contagem para os “leões”; o jogo seguiu tal como uma meia-final da Taça de Portugal assim o pede, muito equilibrado, com os comandados de Paulo Fidalgo a manterem-se na frente, mas nunca por mais de dois golos (6-4), até ao minuto 17, altura em que Pedro Solha empatou o jogo (8-8). Apesar de Daniel Svensson estar em grande plano na baliza sportinguista, foi novamente o Madeira Sad a sair na frente e, aos vinte minutos, ganhava por 10-8. O Sporting reagiu e, com um parcial de 5-0, passou para a frente do marcador, pela primeira vez (aos 23m), na maior diferença entre as duas formações até então: 10-13. O Sporting assumiu o comando até ao intervalo e saiu a vencer por 13-15.

A segunda parte decorreu sob maior controlo do Sporting. Foi novamente a equipa madeirense que entrou a marcar, por Elias António, mas o Sporting foi segurando a liderança do marcador (16-18 aos 35m); a formação madeirense reduziu até à diferença mínima (17-18) mas não chegou ao empate e o Sporting voltou a dilatar a vantagem (17-21) com oito minutos jogados, o que levou Paulo Fidalgo a pedir um “time-out”. Até ao final do jogo, o Madeira Sad já não encontrou melhores soluções para contrariar a defesa verde e branca e o Sporting não desperdiçou as oportunidades e, nos dez minutos finais, dilatou a diferença no marcador até ao apito final. 25-32 foi o resultado final.

Pedro Portela, do Sporting CP, foi o melhor marcador do jogo, com 11 golos marcados.
O boletim de jogo pode ser consultado no Portal, em Competições Nacionais e a estatística do jogo está disponível no Match Center, também no Portal.

No conferência de imprensa após o final do jogo, Nuno Silva (AM Madeira A. Sad) começou por dizer que “sabíamos que ia ser um jogo muito complicado, entrámos bem no jogo e equilibrámos e depois no final tentámos, mas não conseguimos e o resultado começou a avolumar-se, devido a querermos ganhar.

“Até ao 24-22, penso que o Madeira Sad fez um jogo muito aceitável contra o Sporting”, disse Paulo Fidalgo. “Nós sabemos que o Sporting, nestes momentos de decisão tem outra postura em campo. São jogadores com rótulos de campeões e esta equipa luta claramente pelo título e sabemos que nos jogos decisivos que todo o seu potencial vem ao de cima. Nós sabíamos que isto não era um jogo do campeonato, que era um jogo da Taça e tivemos o melhor Sporting, na minha opinião. Também é um facto que não tivemos o melhor Madeira Sad até ao final do jogo, eu diria que tivemos um Madeira Sad muito interessante até ao 24-22”, afirmou o treinador, acrescentando ainda que “o Madeira Sad honrou esta final”.

Da parte do Sporting CP, Pedro Portela disse que “a partir do momento em que começámos a falhar menos no ataque e a defender melhor, o resultado foi diferente e fizémos o que tínhamos planeado, por isso o resultado foi-nos favorável.”

O técnico sportinguista fez uma breve análise do jogo: “Na primeira parte, o Madeira Sad jogou muito bem, com disciplina e nós não tivemos a devida paciência na defesa e nos últimos minutos do jogo adiantámo-nos e fomos para o descanso a ganhar 15-13. Um dos objectivos era tentar desgastar a primeira linha do Madeira Sad, com contacto contínuo e penso que nos últimos minutos do jogo o Madeira acusou o cansaço. Daí a diferença de sete golos. O objectivo era ganhar e chegar à final”, concluiu Javier Zupo Equisoain.

Calendário de jogos – Final4 Taça de Portugal Fidelidade Seniores Masculinos

Meias-finais – sábado, 02.04.16

– 15h00 – AM Madeira A. Sad : Sporting CP, 25-32 (13-15)
– 17h00 – SL Benfica : FC Porto, 26-25 (11-8) – após prolongamento

Final – domingo, 03.04.16

17h00 – Sporting CP : SL Benfica – A Bola TV / Andebol|TV

Patrocinadores Institucionais