ABC/UMinho junta-se a SL Benfica para uma final inédita da Challenge Cup

PUB

O ABC Braga/UMinho venceu, em Praga, o Dukla Praha por 33-29 e vai, pelo segundo ano seguido, disputar a final da Challenge Cup. Uma coisa é certa: a Taça vai, garantidamente, ficar em Portugal.

Pela primeira vez na história desta competição europeia, a final da Challenge Cup 2015/2016 escreve-se em português, com SL Benfica e ABC/UMinho a garantirem a presença na final desta, após afastarem os noruegueses do FyllingenBergen e os checos do Dukla Praha, respectivamente, nas meias-finais.

Esta será a segunda final da Challenge Cup para o SL Benfica – em 2010/11, o Benfica perdeu a final frente ao C. Koper – e a terceira final para o ABC/UMinho, depois das finais de 2004/05 (com o Wacker Thun) e 2014/15 (com o Odorhei).

VITÓRIA EM PRAGA

Carlos Martins inaugurou o marcador na Arena Sparta, vantagem reforçada por Pedro Spínola, num bom início de partida para o ABC/UMinho. Na baliza bracarense, Humberto Gomes também entrou ao melhor nível. A primeira igualdade surgiu aos seis minutos (3-3) e a primeira vantagem para a equipa checa surgiu logo a seguir (4-3). Aos 10 minutos, o ABC/UMinho ficou a jogar em superioridade numérica, mas o guarda-redes Tomas Petrzala negava o golo ao ABC/UMinho; aos 16 minutos, a formação bracarense conseguiu voltar a empatar (7-7). A equipa de Carlos Resende corrigiu algumas falhas e colocou mais pressão à equipa adversária, que se traduziu numa vantagem de cinco golos (8-13). Depois de um “time-out” da equipa checa, com um parcial de 3-0 o Dukla Praha recuperou para 11-13 e foi a vez de Carlos Resende pedir um minuto de desconto. O ABC/UMinho voltou a estar ao melhor nível nos minutos finais da primeira parte e saiu para o intervalo a ganhar 11-16.

Na segunda parte, os comandados de Carlos Resende voltaram a entrar bem no jogo e, sem permitir a recuperação do Dukla Praha, o ABC/UMinho geriu da melhor forma a vantagem no marcador até ao final do jogo. A equipa chega ainda conseguiu reduzir até aos três golos de diferença, mas nunca conseguiu ameaçar a segunda vitória da equipa de Braga. Depois de uma segunda parte muito bem conseguida, com muita concentração, o ABC/UMinho venceu por 29-33 e carimbou a presença na final da Challenge Cup.

O boletim de jogo pode ser consultado aqui, em anexo.

FINAL JOGA-SE A 14/15 E 21/22 MAIO

O sorteio da final da Challenge Cup realiza-se esta segunda-feira, na sede da EHF. A final disputa-se a 14/ 15 de Maio (1ª mão) e a 21/22 Maio (2º mão).

Todas as informações sobre as competições europeias podem ser encontradas em www.eurohandball.com.

Patrocinadores Institucionais