ABC/UMinho vence S.L. Benfica e adianta-se na final do Campeonato Fidelidade Andebol 1.

PUB

O ABC/Uminho venceu esta tarde o S.L. Benfica por 40-38, após dois prolongamentos, no primeiro jogo do «play-off» da final do Campeonato Fidelidade Andebol 1. Em cinco dias, o pavilhão Flávio Sá Leite voltou a conhecer casa cheia, com 2.500 espectadores a vibrarem intensamente durante todo um jogo que se estendeu por mais de duas horas e um quarto. Um jogo equilibrado, disputado de forma exemplarmente correta (nove exclusões numa partida com 80 minutos e disputada de forma muito intensa) e onde os bracarenses acabaram por ser mais eficazes nos dois prolongamentos. No pensamento de todos os que assistiram ao jogo, quer em Braga quer através da transmissão televisiva, deve ter ficado a convição que o mês de Maio vai ser recheado de jogos entre estas duas equipas.

Como era de prever, equilíbrio nos primeiros minutos, com empates sucessivos e a primeira vantagem de dois golos a favorecer o ABC/UMinho aos 11 minutos (7-5). Os bracarenses não pararam e chegaram ao 9-5 (12 minutos), levando Mariano Ortega a solicitar um ‘time-out’. As indicações não resultaram no imediato e a formação da casa chegou aos seis golos de vantagem (12-6). Depois, o SL Benfica teve arte e engenho para contrariar o esquema defensivo do ABC e aproximou-se de tal forma (15-12) que foi a vez de Carlos Resende solicitar o ‘time-out’.

Até ao intervalo, manteve-se a vantagem de três golos a favor da equipa de Carlos Resende.

No segundo tempo, passado o primeiro quarto de hora em que se manteve o domínio da equipa da casa, refletido no marcador, João Pais empatou a partida a 25 golos aos 47 minutos. O SL Benfica passou mesmo para a frente pouco depois, só conseguindo distanciar-se no marcador quando, a três minutos do fim, Tiago Pereira – que jogou condicionado pelo falecimento de sua Avó e fez um excelente jogo – fez dois golos consecutivos (dos oito que apontou) e colocou o SL Benfica a vencer por 29-31. Faltavam três minutos para o final do tempo regulamentar mas Miguel Sarmento, para gáudio dos adeptos bracarenses, faturou por duas vezes e ajudou a levar o jogo para prolongamento (32-32).

O prolongamento foi disputado mais com o coração do que com a cabeça. Aí, os bracarenses puderam contar com um grande apoio do público que enchia o pavilhão, mas não conseguiram resolver a questão nos primeiros dez minutos (36-36). Seguiu-se o segundo prolongamento,e logo após o golo de Nuno Grilo que fez o 37-36, nunca mais o ABC esteve em desvantagem,terminando com uma vitória por 40-38.

No ar ficou a quase certeza de que o mês de Maio será mesmo recheado de confrontos entre estas duas equipas o que, a acontecer – e nos moldes que decorreu o jogo de hoje – será uma excelente divulgação para a modalidade. O próximo, é já está quarta feira.

Destaque para os 11 golos de Nuno Grilo (em 17 remates) e dos oito de Tiago Pereira (em 10).

F.C. PORTO FOI VENCER A LISBOA

No primeiro jogo do ‘play-off’ de atribuição dos terceiro e quarto lugares, e que vai disputar-se à melhor de três, o F.C. Porto foi vencer ao recinto do Sporting CP por tangencial 26-27. O jogo ficou marcado por algum equilíbrio, não tanto no primeiro tempo onde o F.C. Porto chegou a ter vantagens confortáveis que chegaram várias vezes aos quatro golos. O Sporting CP reagiu e foi para o intervalo a perder por 12-14.

O segundo tempo foi quase tirado a pepel químico do primeiro. A equipa de Ricardo Costa voltou a ter vantagens confortáveis de três, quatro e cinco golos e só na parte final da partida o Sporting ameaçou seriamente, quando Fábio Magalhães empatou a partida a 26 golos, a dois minutos do fim. Yoel Morales terminaria com a partida, ao apontar o golo que daria a vitória por 26-27, num jogo onde o Sporting nunca esteve à frente do marcador, como rezam as estatísticas.

Resultados dos jogos realizados este sábado:

– Apuramento 5.º/ 6.º lugares:

– Águas Santas Milaneza-Madeira SAD, 29-28 (após prolongamento)

– Apuramento 7.º/8.º lugares:

– AA Avanca-Passos Manuel, 28-26 (14-10)

– GRUPO B –

– Sp. Horta-AC Fafe, 28-22 (15-12)
– Delta Belenenses-Maia ISMAI, 31-23 (18-13)

Domingo, dia 8 de Maio:

– Play-off – Final:

– ABC/UMinho -SL Benfica, 40-38 (após 2 prolongamentos. 32-32 no final do tempo regulamentar; 36-36 no final do primeiro prolongamento)

– Play-off – Apuramento 3.º/4.º lugares:

– Sporting CP-FC Porto, 26-27 (12-14)

O calendário completo do Campeonato Fidelidade Andebol 1, bem como todos os resultados e classificação, podem ser consultados no Portal, em Competições Nacionais.

Acompanha-nos através do Facebook oficial da Federação de Andebol de Portugal

Acompanha-nos também no instagram Andebol_Portugal e partilha as tuas fotos através dos #FidelidadeAndebol1 e #MulticareAndebolFeminino.

Patrocinadores Institucionais