ABC/UMinho vence Sporting CP e vai discutir com o S.L. Benfica o título nacional

PUB

O ABC/UMinho venceu esta noite o Sporting Clube de Portugal por 29-28, após dois prolongamentos, no quinto jogo da meia-final do «play-off» de atribuição do título nacional que vai agora discutir com o outro finalista, o Sport Lisboa e Benfica.

Foi um jogo intenso, equilibrado e vibrante aquele a que os cerca de 2.300 espetadores que lotaram o pavilhão Flávio Sá Leite – mais os que presenciaram a partida pela transmissão televisiva da Bola Tv e ANDEBOL|tv – puderam assistir durante mais de duas horas e meia.

Os primeiros minutos da partida mostraram a formação da casa a comandar o marcador e a conseguir a primeira vantagem de três golos (5-2) aos 11 minutos, o que motivou o primeiro «time-out» da partida, solicitado pelo técnico dos leões. Reagiu muito bem a equipa leonina que com um parcial de 0-4, passa pela primeira vez para a frente do marcador (6-7) aos 18 minutos. Com muito acerto, o Sporting CP consegue inverter o rumo do marcador e é a equipa leonina que aparece com três golos de vantagem (8-11 e 9-12) pouco antes do intervalo. Quando as duas equipas recolhem às cabinas, o Sporting mantinha essa vantagem de três golos (10-13).

Os primeiros minutos da segunda parte pertenceram ao Sporting – que chegou a ter vantagens de quatro golos – e que apenas permitiu a aproximação do ABC/UMinho aos 43 minutos, quando Nuno Grilo fez o 16-17. Igualdades aos 18 e 19 confirmavam o equilíbrio e o ABC apenas regressou ao comando do marcador aos 54 minutos (20-19). André Gomes ampliou para 21-19 mas, em menos de três minutos, o Sporting CP faz regressar tudo à estaca zero, empatando a 21, primeiro, e 22, a pouco menos de dois minutos do final do tempo regulamentar. À entrada do minuto final Cudic pára um livre de sete metros e leva o jogo para o prolongamento. O ABC até parece entrar melhor mas os leões, com dois golos de Pedro Portela, terminam a primeira parte do primeiro prolongamento na frente do marcador (23-24), para regressarem com força e ampliarem a vantagem para dois golos (23-25). Golo cá, golo lá, e novo empate, a 25 golos. Mais um tento para cada equipa ditou o empate a 26 golos no final do primeiro prolongamento e a necessidade de partir para novo tempo extra de 10 minutos.

Aí, a formação da casa acabou por ser mais eficaz (nunca esteve em desvantagem), e fez o 29-28 final a menos de dois minutos daquele que viria a ser o apito final.

Realce para a capacidade concretizadora de Hugo Rocha (12 golos) e Pedro Portela (10), muito bem secundados por Nuno Grilo e Frankis Marzo, ambos com seis golos.

FINAL E JOGOS DE TERCEIRO/QUARTO ARRANCAM ESTE FIM-DE-SEMANA

Entretanto, e definidos os finalistas, já pode ser consultado no nosso Portal o calendário dos jogos não só da final, entre ABC/UMinho e S.L. Benfica, como do «play-off» de atribuição dos terceiro e quarto lugares, entre F.C. Porto e Sporting Clube de Portugal.

No que à final diz respeito, a disputar à melhor de cinco jogos, a primeiro partida entre ABC/UMinho e S.L. Benfica realiza-se este domingo, dia 8 de Maio, a partir das 18 horas, no pavilhão Flávio Sá Leite, em Braga.

Quanto ao «play-off» de atribuição dos 3.º e 4.º lugares, a disputar à melhor de três jogos, tem o primeiro jogo entre Sporting Clube de Portugal e Futebol Clube do Porto marcado igualmente para domingo, dia 8 de Maio, a partir das 21 horas, no pavilhão do Ginásio do Sul.

O calendário da primeira jornada da final e do 3º e 4º lugar do play-off Campeonato Fidelidade Andebol 1, bem como todos os resultados e classificação, podem ser consultados no Portal, em Competições Nacionais.

Acompanha-nos através do Facebook oficial da Federação de Andebol de Portugal

Acompanha-nos também no instagram Andebol_Portugal e partilha as tuas fotos através dos #FidelidadeAndebol1 e #MulticareAndebolFeminino.

Patrocinadores Institucionais