Campeonato Fidelidade Andebol 1: fim-de-semana recheado de motivos de interesse

PUB

O Campeonato Fidelidade Andebol 1 regressa este fim de semana com um ramalhete de jogos de inegável interesse e previsível emoção e qualidade.Para além da realização do primeiro jogo do «play-off» da final, que definirá o campeão nacional, realiza-se também o primeiro jogo do «play-off»de atribuição dos terceiro e quarto lugares, bem como o de atribuição dos quinto e sexto classificados.

E, havendo já a certeza de que será uma equipa portuguesa – ABC/UMinho ou S.L. Benfica – a vencer a Challenge Cup, é seguro que o quinto lugar dará direito a mais uma equipa portuguesa nas competições da próxima temporada. Em 2016/17, Portugal vai ter um representante na Champions League; dois na EHF Cup e dois na Challenge Cup.

Já este sábado, são três os jogos agendados. O mais importante, precisamente porque está a Europa em jogo, é aquele que coloca frente a frente Águas Santas Milaneza e Madeira SAD. Num «play-off» à melhor de três, o primeiro jogo vai decorrer na Maia e o segundo, e eventual terceiro, na Madeira. Isto porque na fase regular, os madeirenses classificaram-se melhor (5.º) que os maiatos (6.º). Equilíbrio previsível, numa partida onde o fator casa pode dar uma pequena mas sempre importante ajuda à equipa de Paulo Faria.

Também arranda o «play-off» de atribuição dos sétimo e oitavo lugares, com a Artística de Avanca a receber o Passos Manuel.

Ainda no sábado, mas a contar para o grupo B, realizam-se dois jogos (ambos às 18h30, hora de Portugal Continental). O Maia ISMAI, já a salvo da descida de divisão, recebe o segundo classificado, o Delta Belenenses, enquanto o Sp. Horta recebe o A.C. Fafe (que já não foge ao último lugar) e vai tentar vencer os fafenses, na expectativa que a formação de Belém não ganhe ao Maia ISMAI.

ABC E S.L. BENFICA COMEÇAM MARATONA DE MAIO

No domingo, dois jogos muito interessantes. ABC/UMinho e S.L. Benfica começam uma maratona que pode durar quase todo o mês de Maio já que para além dos dois jogos obrigatórios da final da Challenge Cup (14 ou 15 de Maio, em Lisboa, e 21 de Maio, em Braga) as duas equipas vão encontrar-se no mínimo mais três vezes e, no máximo, mais cinco, para atribuição do título nacional. Na fase regular, uma vitória (caseira) para cada uma das equipas mas sabe-se que em jogos de «play-off» essa história não pode nem deve ser muito valorizada.As duas equipas estão muito moralizadas, pelo brilhante percurso na Challenge Cup, e tudo aponta para que o pavilhão Flávio Sá Leite volte a acolher um bom espetáculo, com três excelentes equipas: o ABC/UMinho, o Sport Lisboa e Benfica e a dupla de arbitragem, os internacional Daniel Martins e Roberto Martins, que viajam desde Leiria.

Finalmente, a partir das 21 horas, Sporting CP e FC Porto começam a luta pela disputa dos segundo e terceiro lugares. Mais um grande espetáculo em perspectiva, faltando saber como o FC Porto reage a uma paragem prolongada na competição.

Jogos e árbitros para este fim-de-semana:

Sábado, dia 7 de Maio:

– Apuramento 5.º/ 6.º lugares:

18h00 – Pav. Águas Santas – Águas Santas Milaneza-Madeira SAD – Nuno Marques/João Correia (Aveiro).

– Apuramento 7.º/8.º lugares:

18h00 – Pav. Adelino Costa – AA Avanca-Passos Manuel – Gonçalo Aveiro/Hugo Fernandes (Madeira)

– GRUPO B –

18h30 – Pavilhão Hora – Sp. Horta-AC Fafe – Rui Almeida/António Oliveira (Aveiro)
18h30 – Pav. Acácio Rosa – Delta Belenenses-Maia ISMAI – Eurico Nicolau/Ivan Caçador (Leiria)

Domingo, dia 8 de Maio:

– Play-off – Final:

18h00 – Pav. Flávio Sá Leite – ABC/UMinho -SL Benfica – Daniel Martins/Roberto Martins (Leiria) – A Bola Tv e ANDEBOL|tv

– Play-off – Apuramento 3.º/4.º lugares:

21h00 – Pav. Ginásio Sul – Sporting CP-FC Porto – Alberto Alves/Jorge Fernandes (Braga) – Sporting TV e ANDEBOL|tv

O calendário completo do Campeonato Fidelidade Andebol 1, bem como todos os resultados e classificação, podem ser consultados no Portal, em Competições Nacionais.

Acompanha-nos através do Facebook oficial da Federação de Andebol de Portugal

Acompanha-nos também no instagram Andebol_Portugal e partilha as tuas fotos através dos #FidelidadeAndebol1 e #MulticareAndebolFeminino.

Patrocinadores Institucionais