Colégio de Gaia/Toyota junta-se ao CS Madeira na final da Taça Portugal Multicare Seniores Femininos

PUB

A lotação continuou esgotada e o público sempre a fazer-se ouvir durante a segunda meia-final da Taça de Portugal Multicare Seniores Femininos, que o Colégio de Gaia/Toyota venceu – e destronou o Madeira Sad das 17 Taças de Portugal alcançadas consecutivamente.

No campo, o Colégio de Gaia/Toyota alinhou com Fernanda Carvalho, Bebiana Sabino, Vanessa Silva, Helena Soares, Nair Pinho, Patrícia Lima e Jessica Ferreira, na baliza; no meio campo oposto, o Madeira Sad contou com Anais Gouveia, Cláudia Aguiar, Márcia Abreu, Ana Andrade, Erica Tavares, Renata Tavares e Mónica Correia, na baliza, no sete inicial.

Os primeiros quinze minutos de jogo foram marcados pelo grande e esperado equilíbrio em campo – entrou a equipa de Gaia a ganhar (2-1), o Madeira Sad deu a volta ao resultado (3-4). Aos 13 minutos, o Colégio de Gaia/Toyota ficou a jogar em superioridade numérica, devido à exclusão de Renata Tavares e aproveitou a oportunidade para assumir novamente a marcha do marcador – com um parcial de 5-0, a equipa de Paula Marisa Castro alcançou a primeira vantagem de quatro golos no jogo (10-6). Jessica Ferreira fechou por completo a baliza do Colégio de Gaia/Toyota e o Madeira Sad deparou-se com muitas dificuldades em ultrapassar a defesa adversária e o Colégio de Gaia/Toyota foi para o descanso a ganhar por 12-9.

Foi ao mesmo ritmo que as comandadas de Paula Marisa Castro entraram para a segunda parte, a marcar quatro golos sem resposta (16-9); do lado madeirense, o primeiro golo da segunda parte só surgiu quando já se tinham passado 8 minutos de jogo. O Colégio de Gaia/Toyota mantinha o controlo do jogo e do marcador, mas o Madeira Sad começou, pouco a pouco, a recuperar. Aos 13 minutos, o Colégio de Gaia/Toyota ficou em inferioridade numérica, ao mesmo tempo que Paula Castro pedia um “time-out”. A pressão madeirense cada vez era mais forte, com o apoio do público a fazer-se sentir cada vez mais.

DEZ MINUTOS FINAIS LEVARAM PAVILHÃO AO RUBRO

Nos dez minutos finais o jogo foi intensamente disputado de parte a parte, o que se repercutiu no muito público que se mostrou incansável nas bancadas. Aos 24 minutos, o Madeira Sad reduziu até à diferença mínima (23-22), mas Jessica Ferreira – com um desempenho notável, durante todo o jogo – voltou a mostrar-se ao seu melhor nível, evitando a recuperação da formação madeirense. Até ao final do jogo, o Colégio de Gaia/Toyota voltou a aumentar a diferença e venceu por 26-22.

Assim, o Colégio de Gaia/Toyota junta-se ao CS Madeira na final da Taça de Portugal Multicare Seniores Femininos 2015/2016, que se disputa já amanhã, domingo, pelas 15h00, novamente no Pavilhão do Funchal.

Nair Pinho, com 8 golos e Renata Tavares, com 7, foram as melhores marcadoras do jogo. O boletim de jogo pode ser consultado online, no Portal, em Competições Nacionais.

Sandra Fernandes não escondeu o desalento: “Entrámos muito mal no jogo e depois andámos sempre atrás do prejuízo. Más finalizações, a guarda-redes adversária esteve muito bem. Ainda conseguimos recuperar sete bolas na segunda parte, ficamos a uma bola e não conseguimos dar a volta. E tem sido esta a nossa sina com o Colégio de Gaia este ano, estamos sempre perto e depois não conseguimos dar a volta. Parabéns ao Gaia, é um justo vencedor.”, disse a treinadora do Madeira Sad, acrescentando ainda que “gostava muito que o Sports Madeira ganhasse a Taça, porque a região merecia a conquista destes dois troféus”, numa alusão ao campeonato nacional recentemente alcançado pelo Madeira Sad.

No final do jogo, Paula Marisa Castro começou por dizer que foi um jogo “difícil, bastante difícil. Fomos felizes, aquilo que eu tinha dito na antevisão, que quem fosse mais feliz e concretizasse, provavelmente seria vencedor. Tivemos uma guarda-redes fantástica, a Jessica esteve muitíssimo bem e isso faz parte do jogo. Tivemos a sorte do nosso lado em momentos chave, elas aproximaram-se, com muito mérito quando nós quebrámos mas conseguimos ultrapassar todas essas dificuldades e vencer o jogo”.

Quanto à final frente ao CS Madeira, já amanhã, Paula Castro não espera facilidades: “vai ser outro jogo difícil. Estamos cansadas, o que é normal, depois de um jogo com muita intensidade; mas tudo faremos porque queremos muito esta Taça de Portugal, porque são 17 anos com Taça de Portugal para a Madeira e isto ficará na história, se isso for possível. Mas sabemos que temos do outro lado uma equipa que fará tudo por tudo para também conquistar a taça”, afirma a treinadora do Colégio de Gaia/Toyota.

Calendário de jogos – Final Four da Taça de Portugal Multicare Seniores Femininos

Meias-finais – sábado, 28.05.16

16h00 – CS Madeira : Juve Lis, 27-22 (12-9)
18h00 – Colégio de Gaia/Toyota : Madeira Sad, 26-22 (12-9)

Final – domingo, 29.05.16

15h00 – CS Madeira : Colégio de Gaia/Toyota

O calendário completo da Taça de Portugal Multicare Seniores Femininos, bem como todos os resultados e classificação podem ser consultados no Portal, em Competições Nacionais.

Acompanha-nos através do Facebook oficial da Federação de Andebol de Portugal

Acompanha-nos também no instagram Andebol_Portugal e partilha as tuas fotos através dos #FidelidadeAndebol1 e #MulticareAndebolFeminino.

Patrocinadores Institucionais