CS Madeira conquista Taça de Portugal Multicare Seniores Femininos 2015/ 2016

PUB

O CS Madeira venceu, este domingo, a Taça de Portugal Multicare Seniores Femininos 2015/ 2016. A equipa de Marco Freitas ganhou a final com o Colégio de Gaia/ Toyota, por 32-31 com um golo marcado nos últimos segundos de jogo, quando já tudo fazia prever o prolongamento.

No início da partida, Marco Freitas fez alinhar Mónica Gomes, Ana Castro, Sara Gonçalves, Ana Abreu, Cláudia Vieira, Jessica Gouveia e Nádia Nunes, na baliza, pelo CS Madeira; já Paula Castro colocou Fernanda Carvalho, Bebiana Sabino, Helena Soares, Ana Gante, Nair Pinho, Patrícia Lima e a guarda-redes Jessica Ferreira, no sete inicial do Colégio de Gaia/Toyota. O jogo, com o Pavilhão do Funchal novamente lotado e perante uma imensa plateia que esteve incansável no apoio até ao final do jogo, arrancou a um ritmo muito rápido, com as duas equipas a marcar sucessivamente. Aos cinco minutos, o marcador assinalava 4-5, resultado favorável ao Colégio de Gaia/Toyota. Aos oito minutos, o CS Madeira conseguiu, pela primeira vez, uma vantagem de dois golos (8-5), depois da equipa adversária ter desperdiçado duas oportunidades de aumentar a vantagem. Com o Colégio de Gaia/Toyota reduzido a seis jogadoras, o CS Madeira somou mais um golo, o que levou Paula Castro a pedir o primeiro “time-out” logo aos oito minutos. O CS Madeira, com a pontaria muito afinada, foi segurando uma curta vantagem e ganhava 10-8 a meio da primeira parte, enquanto do lado do Gaia cometiam-se maior número de falhas técnicas. Do lado madeirense, o “time-out” surgiu aos 23 minutos, com o CS Madeira na frente do marcador (14-13). O remate de Helena Soares bateu na trave e impediu o Colégio de Gaia/Toyota de chegar ao empate; na resposta, Sara Gonçalves voltou a marcar para o CS Madeira (15-13). Depois foi o poste a negar a Fernanda Carvalho mais um golo e a equipa madeirense ainda marcou de livre directo antes do intervalo e saiu para o descanso a ganhar por 17-15.

O tão procurado empate pelo Colégio de Gaia/Toyota chegou logo aos dois minutos de jogo da segunda parte (17-17), num bom recomeço da equipa comandada por Paula Castro. Dois minutos mais e o CS Madeira voltou a assumir a dianteira do jogo (19-18); mas a equipa de Gaia voltou a reagir e a inverter o andamento do marcador e conseguiu, pela primeira vez na partida, uma vantagem de três golos (21-24) aos nove minutos, o que levou o treinador Marco Freitas a pedir o primeiro “time-out” da segunda parte. Aos 13 minutos Jessica Ferreira voltou a estar em destaque na baliza do Colégio de Gaia/Toyota e evitou o empate para o CS Madeira, mas este surgiu a meio da segunda parte, seguido de nova vantagem para a equipa insular, com um golo de contra-ataque de Sara Gonçalves. Paulo Castro não hesitou em pedir um “time-out”, mas foi novamente o CS Madeira a marcar três vezes seguidas e a ampliar para 29-25, levando as bancadas lotadas do Pavilhão do Funchal ao rubro. A três minutos e meio do fim, o Colégio de Gaia/Toyota repôs a igualdade (30-30), abrindo caminho para uma recta final de grande intensidade – e, sobretudo, muito emocionante. Bebiana Sabino foi desqualificada e viu o resto do jogo na bancada; um remate à trave para cada lado e pouco mais de um minuto para jogar. Foi novamente Sara Gonçalves que colocou o CS Madeira em vantagem (31-30) e a equipa insular ficou a jogar em inferioridade numérica. Paula Castro pediu o segundo time-out e Fernanda Carvalho concretizou, ainda um livre de sete metros, marcado a pouco mais de 20 segundos do fim. No último ataque, Sara Gonçalves, em contra-ataque, a três segundos do fim, marcou o golo que deu a terceira Taça de Portugal ao CS Madeira.

A emoção sentia-se na voz de Sara Gonçalves, que marcou o golo da vitória do CS Madeira: “Eu estou tão contente que não há palavras. Naquele momento eu olhei para a Mónica e só pensava: olha para mim! E quando agarrei na bola, eu ia com a certeza, mas estava com medo quando fui para a baliza e só queria o golo. E quando a bola entrou, nem eu sabia que tinha sido golo, só quando olhei para o público e vi toda a gente de pé foi quando percebi que a bola estava lá dentro da baliza. Não há palavras. O Gaia esteve muito bem, mas nós nunca baixámos os braços e nós merecemos porque fizemos tudo por tudo, ainda para mais sendo uma equipa madeirense”, descreveu a jogadora do Sports Madeira.

“Sinto-me imensamente feliz”, começou por confessar Marco Freitas. “Não é todos os dias que se conquista um troféu destes, mas acima de tudo tenho de dar os parabéns às minhas jogadoras, que foram fabulosas, deram tudo e mais alguma coisa, foram verdadeiras guerreiras e tudo se deve a elas. Nós mostrámos o jogo todo que queríamos ganhar e conseguimos”, disse. Esta é a terceira Taça de Portugal conquistada por Marco Freitas, treinador que já estava à frente do CS Madeira, em 1995/96 e 1996/97, épocas em que a equipa madeirense já tinha vencido este troféu: “São sentimentos distintos. Naquela altura nós éramos a melhor equipa de Portugal, ganhávamos os campeonatos nacionais, ganhávamos as taças… nesta altura somos uma equipa normal, com muita juventude e é um troféu que tem um significado distinto”, afirmou o treinador do CS Madeira.

Paula Castro fez uma breve análise ao jogo: “Começámos bem, quebrámos a meio da segunda parte, o Sports Madeira passou para a frente. Fomos inconstantes, no ataque e na defesa. Na segunda parte melhorámos um pouco, defensivamente e até conseguimos dar a volta ao resultado, mas depois naquele período após o desconto fomos abaixo novamente, quebrámos fisicamente e andámos sempre atrás do resultado. Conseguimos empatar a sete segundos do fim e depois, foi uma desatenção. Faz parte. Parabéns ao Sports Madeira que acabou por ser um justo vencedor”, declarou a treinadora do Colégio de Gaia/Toyota.

VICE PRESIDENTE DA FAP E DIRECTOR REGIONAL DA JUVENTUDE E DESPORTO ENTREGARAM A TAÇA AO CS MADEIRA

Encontrado o vencedor da Taça de Portugal Multicare Seniores Femininos 2015/ 2016, houve lugar à cerimónia da entrega de prémios.

Em primeiro lugar, Emanuel Alves, Presidente da Associação de Andebol da Madeira, entregou um cheque no valor de 400 euros à Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Madeira, recebido pelo Senhor Tenente Coronel Rui Nunes.

Depois, foi a vez de Rui Coelho, Vice Presidente da Associação de Andebol da Madeira, entregar as medalhas às equipas de arbitragem presentes na Final Four da Taça de Portugal Multicare Seniores Femininos.

Seguiu-se a entrega de prémios à equipa finalista vencida. As medalhas foram entregues ao Colégio de Gaia/Toyota por Rafaela Fernandes, Vice Presidente da Associação de Andebol da Madeira e Miguel Gouveia, Vereador da Câmara Municipal do Funchal e a Taça foi-lhes entregue por Emanuel Alves, Presidente da Associação de Andebol da Madeira.

No momento mais aguardado, Helena Nunes, Vereadora da Câmara Municipal do Funchal e Emanuel Alves, Presidente da Associação Andebol da Madeira, fizeram a entrega das medalhas à equipa vencedora da Taça de Portugal Multicare Seniores Femininos, CS Madeira.

Por fim, Augusto Silva, Vice Presidente da Federação de Andebol de Portugal, David Gomes, Diretor Regional da Juventude e Desporto entregaram a Taça de Portugal ao CS Madeira.

Resultados dos jogos – Final Four da Taça de Portugal Multicare Seniores Femininos

Meias-finais – sábado, 28.05.16

16h00 – CS Madeira : Juve Lis, 27-22 (12-9)
18h00 – Colégio de Gaia/Toyota : Madeira Sad, 26-22 (12-9)

Final – domingo, 29.05.16

15h00 – CS Madeira : Colégio de Gaia/Toyota, 32-31 (17-15)

O calendário completo da Taça de Portugal Multicare Seniores Femininos, bem como todos os resultados e classificação podem ser consultados no Portal, em Competições Nacionais.

Acompanha-nos através do Facebook oficial da Federação de Andebol de Portugal

Acompanha-nos também no instagram Andebol_Portugal e partilha as tuas fotos através dos #FidelidadeAndebol1 e #MulticareAndebolFeminino.

Patrocinadores Institucionais