Final da Challenge Cup: ABC Braga/UMinho vence na Luz na primeira mão

PUB

No primeiro dos dois jogos de uma final inédita da Challenge Cup, o ABC Braga/UMinho venceu, na Luz, por 22-28 e regressa a casa com uma vantagem de seis golos para o jogo da segunda mão, que se realiza no próximo sábado.

Na noite deste sábado, com o pavilhão perto da lotação esgotada, entrou melhor em campo a equipa de Carlos Resende (1-3), mas o Benfica respondeu e, aos dez minutos, Elledy Semedo fez o empate (3-3). As duas formações não estavam ao seu melhor nível, em termos de eficácia ofensiva e, aos onze minutos, o ABC Braga/UMinho ficou, pela primeira vez, em inferioridade numérica, com Pedro Seabra a ser excluído. O Benfica manteve o resultado equilibrado até ao 5-5, mas foi o ABC que voltou a adiantar-se no marcador – vantagem que já não voltaria a perder até ao final do jogo. Já depois do primeiro “time-out” solicitado pelo técnico benfiquista, aos 13 minutos, o Benfica perdia por 6-8 a meio da primeira parte e, até ao intervalo, os comandados de Mariano Ortega – que entretanto trocou Hugo Figueira por Nikola Mitrevski – tiveram muitas dificuldades não só em passar pela consistente defesa bracarense como em concretizar de forma eficaz os ataques. Ao intervalo, vantagem para o ABC/UMinho, 10-13.

O jogo retomou ao mesmo ritmo do final da primeira parte. O Benfica aproveitou a superioridade numérica em campo e reduziu para 13-15, mas o ABC/UMinho tirava o melhor proveito das recuperações de bola, apostava no jogo rápido e mantinha-se na frente do marcador. Por sua vez, o SL Benfica não conseguia ultrapassar as dificuldades em chegar à baliza adversária – muito bem defendida por Humberto Gomes. Com quinze minutos para jogar, o Benfica perdia por 16-20 e, nos dez minutos finais, o ABC Braga/UMinho não desperdiçou a oportunidade de aumentar a vantagem, que o SL Benfica já não conseguiu reduzir até ao apito final.

O boletim de jogo pode ser consultado aqui, em anexo.

A finalíssima está marcada para o próximo sábado, dia 21, a partir das 18h00, no Pavilhão Flávio Sá Leite, em Braga, e também com transmissão em directo na Sport TV.

Todas as informações sobre as competições europeias podem ser encontradas em www.eurohandball.com.

Patrocinadores Institucionais