Pinhel, Mêda e Figueira de Castelo Rodrigo recebem «VII Gala do Andebol» e Supertaças em 2017

PUB

A VII Gala de Andebol e as Supertaças masculina e feminina vão ser disputadas no próximo ano em Pinhel, Mêda e Figueira de Castelo Rodrigo. O anúncio aconteceu esta segunda-feira no decorrer de uma conferência de imprensa que teve como cenário o Salão Nobre da Câmara Municipal de Pinhel.

A cerimónia contou com a presença os presidentes dos três municípios, Rui Ventura (Pinhel); Anselmo Sousa (Mêda) e Paulo Langrouva (Figueira de Castelo Rodrigo); o presidente da Federação de Andebol de Portugal (FAP), Ulisses Pereira; o coordenador do Projeto de Desenvolvimento Regional, Joaquim Escada e o presidente da Associação de Andebol da Guarda, Miguel Fonseca, individualidades que constituíram a mesa.

No que à Gala do Andebol diz respeito, Pinhel torna-se assim a quinta cidade a acolher um dos mais importantes e mediáticos acontecimentos do andebol nacional, depois de Fafe (2011 e 2012), Viseu (2013 e 2014), Castelo Branco (2015) e Setúbal (no próximo mês de Agosto).

Joaquim Escada conduziu a cerimónia, começando por agradecer a presença de todos e historiando um pouco aquilo que tem sido o contributo dos três municípios para o desenvolvimento e divulgação da modalidade na região e no país.

Anselmo Sousa, presidente da Câmara Municipal da Mêda, expressou a sua satisfação por «estarmos aqui a reforçar a parceria que estabelecemos há três anos. Uma parceria que deu frutos em termos do desenvolvimento do andebol» e que se deveu muito, segundo o autarca, «à confiança depositada nos três municípios pela FAP, na pessoa do seu presidente, Ulisses Pereira, e do Prof. Joaquim Escada, como coordenador do projeto de desenvolvimento. Penso que não defraudámos as expetativas e hoje estamos aqui para receber uma prenda que significa o reconhecimento pelo que temos vindo a fazer».

Palavras finais dirigidas ao presidente da FAP que, a poucos dias de deixar o cargo, recebeu a certeza de que «estará sempre no nosso coração e será sempre bem recebido nos nossos municípios».

Paulo Langrouva, presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigues, assegurou que «é com grande regozijo que nos encontramos mais uma vez, para consolidar os laços que unem estes três municípios que desenvolveram esta parceria em prol do desenvolvimento de uma região e também em prol do desenvolvimento do andebol», começou por referir o autarca de Figueira de Castelo Rodrigo.

«Estamos a dar o testemunho de três municípios que dão o exemplo de como se pode prestar, em conjunto, um contributo para o desenvolvimento não só dos três municípios e da modalidade, como do próprio distrito da Guarda. Este é um exemplo que pode ser seguido por outros municípios que posteriormente se podem associar a nós».

Paulo Langrouva relevou depois «o entendimento profícuo que tem existido entre estes três municípios, que em articulação com a FAP, conseguimos fazer aqui um trabalho muito importante que tem permitido a realização de iniciativas de grande relevo», agradecendo a confiança depositada pelo presidente da FAP, a quem desejou os maiores sucessos no seu futuro próximo, confiando que «não seja uma saída mas apenas um ‘até já’».

ULISSES PEREIRA ANUNCIA GALA E SUPERTAÇAS PARA A REGIÃO

O momento mais alto da cerimónia aconteceu com a intervenção do presidente da Federação de Andebol de Portugal (FAP), Ulisses Pereira, que começou por saudar todos os presentes.

«Este é um dos meus últimos atos públicos como presidente da FAP. Estamos num momento muito intenso da nossa atividade, com as próximas eleições agendadas para 4 de Junho, mas estes protocolos que vão agora ser assinados já o são com a adesão e entusiasmo daqueles que tomarão conta dos destinos da modalidade».

Ulisses Pereira afirmou depois que «a federação tem de estar grata a estes três municípios» e por isso mesmo quis estar presente nesta cerimónia. «Conseguiram estabelecer o que, às vezes, não é natural, dada a existência de muitas rivalidades de vizinhança. Mas perceberam que, juntos, conseguimos fazer muito melhor. Foi muito simples para a federação trabalhar com os municípios de Pinhel, Mêda e Figueira Castelo Rodrigo, porque têm capacidade de organização.» Por tudo isto, «o andebol português está-vos muito grato».

Depois o anúncio e a confirmação esperadas.

«Em 2017 teremos nesta região três grandes eventos que, em princípio, decorrerão no final do mês de Agosto, podendo acontecer algum pequeno reajustamento, dependente do calendário da Federação Europeia», anunciou Ulisses Pereira, para depois precisar. «Vamos ter aqui a atribuição dos primeiros títulos da época de 2017/2018 e também a Gala do Andebol, um momento ímpar de partilha e reconhecimento dos melhores atletas e de homenagem por parte da modalidade a quem mais se distinguiu durante o ano».

Três momentos, três eventos, três municípios. «A Supertaça masculina decorrerá na Mêda; a feminina em Figueira de Castelo Rodrigo e a VII Gala do Andebol em Pinhel».

O presidente da FAP revelou depois que a entidade a que preside tudo fará para a Gala do Andebol venha a ter transmissão televisiva, sendo praticamente certo que as Supertaças também merecerão essa mesma transmissão.

Ulisses Pereira deixou a promessa que, mesmo depois de sair da presidência da instituição, será um visitante assíduo desta região, «que tão bem sabe receber, como testemunham todos os que, nacionais ou estrangeiros, por cá têm passado».

Depois da assinatura dos protocolos, seguiu-se no uso da palavra o anfitrião, o presidente da Câmara Municipal de Pinhel, que começou por realçar a facilidade com que «os três municípios metem ombros a várias iniciativas, chegando sempre a um consenso, sem nos preocuparmos demasiado na distribuição desses eventos entre nós». A visibilidade da região é que está em causa pelo que «espero que esta parceria se mantenha e que se alargue a outras áreas, como a cultura», referiu Rui Ventura.

Depois de agradecer a disponibilidade que sempre recebeu de Joaquim Escada e Miguel Fonseca, bem como dos técnicos dos diversos municípios envolvidos, o presidente da edilidade de Pinhel teve palavras de muito apreço para com Ulisses Pereira, «que tem uma visão muito diferente de outros que estão à frente de outras federações». Por isso mesmo, «é um orgulho tê-lo hoje entre nós, porque é o reconhecimento total daquilo que foi a nossa parceria de quatro anos. O senhor foi incansável para estes três municípios, para este território. Deu um sinal, e espero que outros o sigam, para a importância destes territórios, a importância de saber organizar e receber, e estar ao nível daqueles que muitas vezes acham que não estamos. Agradecemos a oportunidade, penso que respondemos bem – e por isso é que estamos aqui para assinar este protocolo. Em qualquer momento da sua vida, será sempre recebido de braços abertos nestes municípios. Porque nós sabemos muito bem reconhecer quem nos faz bem».

Depois, o expressar de um desejo. «Espero que quem continuar à frente do andebol tenha esta mesma visão, e que o senhor tenha conseguido transmitir esse seu modo de atuar». Terminou lembrando a necessidade de alargar este tipo de protocolos a outros municípios vizinhos, garantindo que «pela minha parte, tentarei sensibilizar os meus colegas presidentes para essa necessidade».

DISTINÇÕES PARA O PRESIDENTE DA FAP

A cerimónia encerrou com os três municípios, nas pessoas dos seus presidentes, a prestar uma distinção ao presidente da Federação de Andebol de Portugal, Ulisses Pereira, a quem foram entregues lembranças pessoais que marcam o apreço da região pelo presidente da FAP. Joaquim Escada, como coordenador do projeto de desenvolvimento regional, e Miguel Fonseca, como presidente da Associação de Andebol da Guarda, também se associaram à homenagem.

Patrocinadores Institucionais