Play-off Mundial 2017: Portugal perde na Islândia mas deixa tudo em aberto para o Dragão Caixa

PUB

O Pavilhão LaugardalshölL completamente lotado aplaudiu a equipa da casa, que marcou o primeiro golo da partida, aos dois minutos de jogo. Rolando Freitas colocou, no sete inicial de Portugal, Rui Silva (a trocar, na defesa, com Daymaro Salina), Tiago Rocha, Pedro Portela, Gilberto Duarte, Pedro Solha, João Ferraz e, na baliza, Alfredo Quintana.

Pedro Portela fez um 1-1, na marcação do primeiro livre de sete metros para Portugal. Portela e Tiago Rocha não conseguiram concretizar os dois livres de sete metros seguintes, ambos defendidos pelo guarda-redes islândes, Gustavsson, que se revelou uma das maiores dificuldades para a formação lusa, durante todo o jogo. Gilberto Duarte fez o empate (2-2) aos sete minutos, desfeito de imediato pela Islândia (4-2). Golos de João Ferraz e Daymaro Salina repuseram o empate (4-4) e, aos 11 minutos, foi a fez de Alfredo Quintana defender um livre de sete metros e, no ataque seguinte, Rui Silva deu a primeira vantagem para Portugal (4-5). João Ferraz sofreu a primeira exclusão do jogo, aos 13 minutos e a Islândia não desperdiçou e deu a volta ao marcador (6-5). Portugal ficou novamente em inferioridade numérica aos 16 minutos, com a exclusão de Tiago Rocha e Alfredo Quintana defendeu mais um livre de sete metros; Cláudio Pedroso, que entrou para o lugar de João Ferraz, fez o 6-6 mas a Islândia marcou duas vezes seguidas. Tiago Rocha voltou a reduzir (8-7) e o treinador da Islândia pediu o primeiro “time-out” do jogo, aos 23 minutos. A quatro minutos do descanso, os islandeses conseguiram a primeira vantagem de três golos (11-8), o que levou Rolando Freitas a pedir um “time-out”. Até ao intervalo, Portugal não conseguiu anular a diferença e, no final da primeira parte, perdia por 13-10.

O recomeço da partida não foi favorável a Portugal, que sofreu dois golos consecutivos e não conseguiu marcar – Cláudio Pedroso atirou à trave – mesmo em superioridade numérica. Já com a equipa adversária completa, Portugal fez um parcial de 0-3 e reduziu para 15-13; a Islândia voltou a pressionar e voltou a dilatar a diferença: 19-15 aos 40 minutos. Os comandados de Rolando Freitas reagiram bem e, nove minutos depois, o marcador mostrava 20-19 e, entretanto, os islandeses já tinham pedido novo “time-out”. A Islândia, com um parcial de 3-0, voltou a sair na frente (23-19), o que levou Rolando Freitas a parar o tempo. Golos de Cláudio Pedroso e Tiago Pereira deixaram Portugal a perder por 23-21, quando faltavam cinco minutos para o final do jogo. Dois golos islandeses aumentaram a diferença entre as duas selecções (25-21) e o técnico português aproveitou para pedir o último “time-out”, a pouco mais de minuto e meio para o fim. Até ao final, mais um golo para a Islândia e dois para Portugal fixaram o marcador em 26-23, num resultado que deixa tudo em aberto para o jogo da segunda mão do play-off de acesso ao Campeonato do Mundo Seniores Masculinos França 2017.

Tiago Rocha e António Areia foram os melhores marcadores de Portugal, com cinco golos cada um. O boletim de jogo pode ser consultado aqui, em anexo.

No final do jogo, Rolando Freitas fez uma breve análise deste primeiro jogo do play-off: “Não é uma situação óptima, mas é interessante e é uma das melhores situações em que já estivemos, nos últimos apuramentos em play-off. Fizemos um bom jogo, mas há que reconhecer que a Islândia também fez. Tivemos alguma ineficácia na finalização e acabamos por falhar em algumas situações que habitualmente não falhamos. Foi, como esperávamos, um jogo muito intenso e um bom jogo de Portugal e no final conseguimos recuperar de uma diferença maior”.

O guarda-redes islandês travou, em vários momentos, o ímpeto de Portugal, “mas mesmo com a boa exibição do Gustavsson, podíamos ter sido mais felizes na finalização”, acredita o seleccionador. “O que fica claro é que Portugal veio à Islândia para lutar pela vitória e tudo fez para o conseguir. Agora, esperemos que o público português compareça no Dragão Caixa, que nos venha dar o seu apoio e que acredite que nós vamos conseguir, porque nós acreditamos”, garante Rolando Freitas.

DA ISLÂNDIA PARA O PORTO

A comitiva nacional regressa a Portugal amanhã, segunda-feira e ruma ao Porto, onde se vai instalar para preparar o jogo da próxima quinta-feira, dia em que Portugal e Islândia voltam a jogar, desta feita no Dragão Caixa, no segundo e decisivo jogo do play-off.

O jogo tem início marcado para as 21h00 e os bilhetes já estão à venda. O jogo terá, também, transmissão em directo no Porto Canal.

Calendário de jogos – play-off de acesso ao Campeonato do Mundo Seniores Masculinos França 2017

12.06.16, 18h00 – Reiquejavique – Islândia : Portugal, 26-23 (13-10)
16.06.16, 21h00 – Dragão Caixa – Portugal : Islândia – Porto Canal

Todas as informações sobre as competições europeias podem ser encontradas em www.eurohandball.com.

Patrocinadores Institucionais