Portugal ganha ao vice-campeão do mundo Qatar no primeiro de dois amigáveis

PUB

Setúbal, Cidade Europeia do Desporto 2016, recebeu esta noite o primeiro dos dois particulares entre Portugal e o vice-campeão do mundo, Qatar – jogos que se realizam no âmbito da preparação lusa para os dois jogos do play-off de apuramento para o Mundial de 2017. Momentos antes do início do jogo, no Pavilhão das Manteigadas, Pedro Solha foi reconhecido pela 100ª internacionalização com a camisola de Portugal e recebeu uma placa e medalha comemorativa.

Rolando Freitas fez alinhar, no sete inicial, Pedro Portela, Gilberto Duarte, Pedro Solha, Cláudio Pedroso, Rui Silva, Tiago Rocha e, na baliza, Quintana, num jogo dirigido pela dupla internacional Daniel Martins/ Roberto Martins e que marcou, também a estreia de Daymaro Salina ao serviço da selecção portuguesa e a de Alexandre Cavalcanti, que fez a sua estreia na selecção A.

O Qatar marcou primeiro e Gilberto Duarte empatou, naquele que foi o primeiro golo para Portugal; os primeiros minutos foram bastante equilibrados, com o guarda-redes Alfredo Quintana com excelentes intervenções. Aos seis minutos, Portugal passou pela primeira vez para a frente do marcador (3-2); a partida seguiu equilibrada, com a formação lusa a procurar as melhores soluções para contornar a defesa adversária, composta por jogadores bastante altos. A meio da primeira parte, as duas selecções estavam empatadas a 6 golos mas, com jogadas rápidas, Portugal conseguiu três golos de vantagem (10-7) aos 19 minutos, já depois de Rolando Freitas ter feito alterações no sete inicial. O treinador do Qatar, Valero Rivera, pediu entretanto um time-out e Portugal manteve-se no comando do marcador. A ganhar por 14-10, Portugal ficou, pela primeira vez, a jogar em inferioridade numérica, com a exclusão de Alexandre Cavalcanti; o Qatar reduziu (14-11) e, a trinta segundos do fim, o técnico português ainda pediu um time-out. Até ao intervalo, Portugal ainda marcou por duas vezes e não sofreu, indo para o descanso a ganhar por 16-11.

No regresso para a segunda parte, Ricardo Candeias, na baliza portuguesa, entrou muito bem no jogo e Portugal voltou a somar três golos seguidos, aumentando a diferença para 19-11. O jogo rápido de Portugal, aliado a uma boa eficácia ofensiva, mantinha o conjunto luso no comando do marcador, mas pouco a pouco, o Qatar conseguiu reduzir a diferença. A meio do segundo tempo, Rolando Freitas fez entrar Fábio Vidrago e Portugal, que continuou a jogar em velocidade, voltou a aumentar a diferença para oito golos (28-20), aos 17 minutos. A dez minutos do fim, Portugal ficou em superioridade numérica, mas uma exclusão para Alexandre Cavalcanti colocou, novamente, a igualdade em campo, numa altura em que Nuno Roque já tinha entrado no jogo. A cinco minutos do fim, Portugal ficou novamente em inferioridade numérica – exclusão de Nuno Roque – mas os comandados de Rolando Freitas seguraram a vantagem até ao apito final. Vitória lusa sobre os vice-campeões do mundo, por 34-28, no primeiro de dois amigáveis.

No final do jogo, Rolando Freitas mostrou-se satisfeito com a vitória de Portugal: “Estou satisfeito por ganhar, fizemos um bom jogo e mostramos bom andebol. Os jogadores mostraram que estão empenhados e muito focados no nosso objectivo e estou satisfeito com aquilo que fizemos bem”, reconhece o seleccionador nacional, que já pensa no próximo jogo: “Sinto que a equipa está muito concentrada e muito focada e isso é muito importante. O próximo jogo será completamente diferente e o Qatar, vice-campeão do mundo, presença nos Jogos Olímpicos deste verão e campeão asiático, não vai querer sair daqui com duas derrotas. Por isso, não podemos esperar facilidades. Hoje foi um excelente jogo de Portugal, os jogadores estiveram fantásticos, mas já foi e agora vamos voltar ao trabalho com a mesma qualidade para poder continuar a fazer bons jogos”, garante o técnico português.

O boletim de jogo pode ser consultado aqui, em anexo.

Na quarta-feira, o Pavilhão das Manteigadas volta a receber as selecções de Portugal e do Qatar, pelas 20h30, no segundo e último jogo amigável. A entrada é livre, no Pavilhão e a partida tem transmissão em directo no Porto Canal / Andebol TV.

Calendário de jogos particulares com o Qatar – Pavilhão das Manteigadas

– 06.06.2016, 20h30 – Portugal : Qatar, 34-28 (16-11)

– 08.06.2016, 20h30 – Portugal : Qatar – Porto Canal/ Andebol|TV

Patrocinadores Institucionais