Vitória com sabor amargo deixa Portugal de fora do Campeonato do Mundo de 2017

PUB

Portugal fez o apelo e o público aderiu – foi com o Dragão Caixa completamente lotado que a Selecção Nacional entrou em campo, com Fábio Vidrago, Gilberto Duarte, João Ferraz, Pedro Portela, Tiago Rocha, Rui Silva (a trocar na defesa com Daymaro Salina) e Alfredo Quintana, na baliza.

Portugal entrou muito bem no jogo, com dois golos de Rui Silva e Tiago Rocha; Alfredo Quintana começou a brilhar logo nos minutos iniciais, com excelentes defesas e foi adiando a recuperação islandesa. Portugal seguiu na frente (4-2) e aos 13 minutos, depois do sexto golo luso, marcado por Gilberto Duarte, o treinador da Islândia pediu o primeiro time-out do jogo (6-3). A Islândia marcou, no retomar da partida, mas Portugal mantinha-se na frente (7-4). Nos minutos que se seguiram, os guarda-redes de ambas as equipas estiveram ao melhor nível nas respectivas balizas e a evitar os golos com defesas notáveis; aos 21 minutos, José Costa fez mexer o marcador (8-4), depois de cinco minutos sem golos. O islandês Sigurdsson – que foi uma novidade neste jogo, já que não jogou na primeira mão – saiu lesionado aos 24 minutos (8-5). Com pouco menos de dois minutos para jogar, Rolando Freitas pediu o primeiro time-out luso, com 9-6 no marcador. Até ao intervalo, ainda houve um golo para cada lado e Portugal foi para o intervalo a ganhar por 10-7, mas reduzido a seis jogadores, com a exclusão de Daymaro Salina.

Mesmo em inferioridade numérica, Portugal reentrou a marcar (11-7), mas a Islândia também entrou bem, a reduzir para 11-9. Os comandados de Rolando Freitas reagiram muito bem e voltaram aos quatro golos de vantagem (13-9). Portugal sofreu duas exclusões seguidas – António Areia e Tiago Rocha – e a Islândia não desperdiçou a oportunidade de reduzir até à diferença mínima (15-14), numa altura em que Jorge Silva já estava em campo. O jogo seguiu muito equilibrado – Quintana, com mais uma excelente intervenção, evitou o empate – e Portugal ficou novamente com menos um em campo. A dez minutos do fim, a Islândia conseguiu empatar o jogo (17-17) e, dois minutos depois, o técnico português pediu novo time-out. António Areia desfez a igualdade num livre de sete metros e novamente Quintana, enorme, com duas defesas muito importantes a evitar novo empate da Islândia; Portugal reagiu e, a cinco minutos do fim, vencia por 20-17, abrindo caminho para uns cinco minutos de grande intensidade e nervosismo. A Islândia reduziu e Portugal ganhava por 20-19, com menos de um minuto para jogar; Rolando Freitas ainda pediu o último time-out. A Islândia igualou e Portugal ainda marcou o golo da vitória – com sabor amargo, já que o resultado não foi suficiente para Portugal garantir a qualificação para a fase final do Campeonato do Mundo França 2017.

“Faltaram dois golos. Pensávamos que podíamos ganhar por 3, mas infelizmente não conseguimos”, começou por dizer Rolando Freitas. “Mantivemos sempre um ritmo elevado no jogo, chegamos a uma vantagem de 3 golos no intervalo, só com 7 golos sofridos. Na segunda parte, não controlamos o tempo de ataque e não fomos tão eficazes em termos ofensivos. Voltou a falhar a finalização. Defendemos razoavelmente bem, 20 golos sofridos não é mau e ganhamos por não foi suficiente para atingir o nosso objectivo”, constatou. “Demonstramos que estamos prontos para jogar uma grande competição, mas não foi possível. Portugal provou que pode jogar olhos nos olhos e com determinação e há que dar os parabéns à Islândia, que acabou por conseguir passar este play-off”, concluiu o seleccionador nacional.

O boletim de jogo pode ser consultado aqui, em anexo.

Calendário de jogos – play-off de acesso ao Campeonato do Mundo Seniores Masculinos França 2017

12.06.16, 18h00 – Reiquejavique – Islândia : Portugal, 26-23 (13-10)
16.06.16, 21h00 – Dragão Caixa – Portugal : Islândia, 21-20 (10-7)

Todas as informações sobre as competições europeias podem ser encontradas em www.eurohandball.com.

Patrocinadores Institucionais