Europeu de Andebol de Praia Sub16: Portugal com um pé nos 1/4 final nos femininos e masculinos

PUB

Não podia ter sido mais auspicioso o primeiro dia do Campeonato da Europa de Andebol de Praia Sub16, com as Selecção Nacional Feminina e a Selecção Nacional Masculina a alcançarem duas vitórias nos dois jogos realizados esta sexta-feira.

A honra de inaugurar o campo principal do grandioso recinto do Europeu de Andebol de Praia Sub16, na Praia da Nazaré, coube à Selecção Nacional de Sub16 Feminina. O primeiro jogo, com as croatas como adversárias, foi bastante equilibrado, mas as lusas acabaram por ser mais eficazes e venceram por 2-0 (14-16; 12-16). À tarde, Portugal levou de vencida a Roménia, a quem venceu por claros 15-12 e 21-16.

No masculino, Portugal venceu a Grécia, na estreia, por 2-1 (21-18; 18-19; 8-2); no jogo da tarde, a vitória foi mais folgada e tranquila, desta vez em jogo com a Eslováquia: 2-0 (20-14; 16-4).

Assim, Portugal, tanto nos femininos como nos masculinos, está muito perto de assegurar a passagem aos 1/4 final.

MUITOS JOGOS E EMOÇÃO NO PRIMEIRO DIA

No primeiro dia do Europeu de Andebol de Praia Sub16 Masculinos e Femininos disputaram-se os dois primeiros jogos de cada grupo. No Grupo B dos masculinos, a Suíça e a Rússia já garantiram a passagem aos 1/4 final, assim como a Alemanha e a Itália no Grupo D.

Nos femininos, está ainda tudo em aberto.

O dia ficou, ainda, marcado pela cerimónia de abertura do evento, que decorreu no areal da praia da Nazaré, pelas 13h00 e que contou com a presença de representantes de todas as equipas, árbitros e oficiais, entre outros. Na cerimónia de abertura, os discursos oficiais estiveram a cargo de Ole Jorstad, Chairman da Comissão de Andebol de Praia da EHF, Walter Chicharro, Presidente do Município da Nazaré e Pedro Sequeira, vice-presidente da FAP.

Todos os resultados e o calendário completo podem ser consultados no site oficial da prova, em http://nazarebeachhandball.com/.

Os quatro primeiros classificados do Europeu de Andebol de Praia Sub16 Masculinos e Femininos vão qualificar-se para o Campeonato do Mundo de Andebol de Praia Sub17, que se realizará em 2017 num local a indicar pela IHF.

Os três primeiros classificados do Campeonato do Mundo de Andebol de Praia Sub17 apuram-se para os Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires, na Argentina, em 2018, naquela que será a estreia do Andebol de Praia nos Jogos Olímpicos.

GRANDE COBERTURA DO EVENTO

Todos os jogos de Portugal do Campeonato da Europa de Andebol de Praia Sub16 Masculino e Feminino vão ser transmitidos em directo pelo Porto Canal, assim como os jogos dos 1/4 final, meias-finais e finais.

Para além da transmissão televisiva, grande parte dos jogos que vão realizar-se no recinto na Praia da Nazaré vão ter transmissão online através da Andebol|TV.

Todas as informações sobre o Campeonato da Europa de Sub16 Masculino e Feminino podem ser encontradas em http://nazarebeachhandball.com/ e no Facebook.

Patrocinadores Institucionais