Portugal perde com a Suécia e termina em segundo lugar no Torneio Scandibérico

PUB

Os Juniores B de Portugal não conseguiram repetir o triunfo nos dois primeiros jogos do Scandibérico e perderam, com a Suécia, por 35-26.

A formação nórdica acabou por ser mais forte ao longo do encontro da terceira e última jornada do Scandibérico, que hoje terminou, em Burgos, Espanha e, ao intervalo, a formação lusa estava em desvantagem (18-14), numa diferença que não conseguiu anular, no segundo tempo.

André Gomes, com seis golos, e Diogo Silva, com cinco, foram os melhores marcadores da equipa de Portugal.

O boletim de jogo pode ser consultado em anexo.

Assim, Portugal termina no segundo lugar e a Suécia venceu o Torneio Scandibérico.

Na abordagem à partida desta manhã, Nuno Santos começou por referir que«foi um bom jogo, com um início igual aos outros. Ou seja, começámos bem, e estivemos na frente até cerca dos 12 minutos», recordou o selecionador nacional.

«Depois, ‘acabaram as pilhas’ e como que ficámos sem fôlego. Mas esta era uma situação que previsivelmente sabíamos podia acontecer porque nunca deixamos de treinar, de dar a carga aos atletas. O objetivo da participação no Scandibérico não era exatamente ganhar, era treinar e preparar-nos para o Europeu. Em termos ofensivos tivemos algumas dificuldades na finalização».

Uma situação com que Nuno Santos, que conhecia bem o adversário, já contava. «Estávamos prevenidos porque sabíamos que esse era o ponto forte do adversário. Uma boa defesa que proporcionava rápidos e objetivos contra-ataques.A Suécia foi cavando um fosso no resultado e essa foi a tendência até meio da segunda parte. Nessa ocasião pedimos um ‘time-out’, falámos com os jogadores e fizemos os últimos 15 minutos com boa gestão dos atletas, utilizando-os todos, de uma maneira muito interessante».

Em jeito de balanço geral sobre a participação neste Scandibérico, Nuno Santos mostra-se satisfeito.

«Quando se chega ao último jogo a poder disputar o torneio, o balanço tem de ser positivo. Ficamos tristes com o resultado de hoje, embora soubéssemos que isso poderia acontecer. O torneio foi fantástico, tivemos comportamento muito interessante nos dois primeiros jogos. Estavam aqui quatro boas equipas que vão estar presentes no Europeu. E foi com o espírito de preparar essa competição, que vai decorrer em Agosto na Croácia, com que encarámos o Scandibérico».

A comitiva portuguesa regressou de imediato entrando em estágio em Guimarães, de quarta a sábado próximos.

CALENDÁRIO DO TORNEIO SCANDIBÉRICO MASCULINO

– Dia 29, sexta-feira:

17h00 – Portugal : Noruega, 24-20 (11-10)
19h00 – Espanha : Suécia, 28-28

– Dia 30, sábado:

17h00 – Noruega : Suécia, 23-31
19h00 – Espanha : Portugal, 26-30 (12-16)

– Dia 31, domingo:

10h00 – Suécia : Portugal, 35-26 (18-14)
12h00 – Espanha : Noruega, 19-19

CLASSIFICAÇÃO

1.º Suécia 5 pontos
2.º Portugal, 4
3.º Espanha, 2
4.º Noruega, 1

NOTA – Horas locais (menos uma em Portugal Continental)

Patrocinadores Institucionais