S.L. Benfica inicia campeonato em Braga onde apadrinha estreia do Arsenal da Devesa

PUB

O Auditório do Centro Cultural Casapiano, em Lisboa, acolheu esta tarde os sorteios de três competições para a temporada de 2016/2017 – a prova de apuramento para o Campeonato Andebol 1; o Campeonato Andebol 1 e o Campeonato Nacional de Seniores femininos da 1.ª divisão.

A cerimónia contou com a presença de representantes de vários clubes; do presidente da Federação de Andebol de Portugal (FAP), Miguel Laranjeiro; da vice-presidente, Juliana Sousa; do diretor executivo, Miguel Fernandes, e foi conduzida por Luís Pacheco.

Depois de agradecer à Casa Pia que disponibilizou as instalaçoes, bem como à Comunicação Social presente, o presidente da FAP lembrou que «este é um momento importante, que marca o arranque dos campeonatos. Mantivemos reuniões em Estarreja para ouvir os clubes e organizar as competições.».

Depois teve palavras de apreço para com os clubes participantes. «Sei do esforço que muitos clubes fazem para ‘puxar’ pelo andebol, para o desenvolver e dinamizar, num esforço que reconheço. Desejo-vos as maiores felicidades para a época que se avizinha e que este campeonato venha ao encontro das vossas expectativas», finalizou Miguel Laranjeiro.

TRÊS PARA DOIS LUGARES

Na prova de apuramento para o Andebol 1, que vai ser disputada por Andebol Clube de Fafe, AC Sismaria e Académica de São Mamede, vão ser apuradas duas equipas num torneio que se disputa em regime de concentração, em Avanca, com jogos nos dias 19, 20 e 21 de Agosto.

S.L. BENFICA APADRINHA ESTREIA DO ARSENAL DA DEVESA

No Campeonato Andebol 1, que na próxima época vai ser disputado por 14 equipas, em duas fases, a primeira jornada (dia 3 de Setembro) fica marcada pela deslocação do SL Benfica a Braga, onde vai apadrinhar a estreia do Arsenal na divisão maior do andebol português. O FC Porto recebe o C.F. Belenenses e o Águas Santas Milaneza viaja até Lisboa para defrontar o Sporting CP.

O campeão nacional em título, ABC Braga/UMinho recebe o Boa Hora/Roff.

F.C. Porto e S.L. Benfica encontram-se à terceira jornada, no Dragão Caixa, e ABC/UMinho e S.L. Benfica, os finalistas da edição anterior, têm um primeiro encontro marcado para a Luz, na na 11.ª jornada (12 de Novembro).

A presença de várias equipas, masculinas e femininas, nas competições europeias de clubes vai determinar os necessários ajustamentos nos calendários.

1.ª DIVISÃO FEMININA ARRANCA COM DERBI NA MADEIRA

No Campeonato da 1.ª divisão feminina, a primeira jornada,a disputar em 24 de Setembro, arranca com o derbi da Madeira, entre o Madeira SAD e o CS Madeira, que vão reeditar o duelo da Supertaça, onde as duas equipas vão encontrar-se, em Setúbal, no dia 28 de Agosto. O Colégio de Gaia tem viagem curta até ao Académico FC, enquanto o Maiastars recebe o Santa Joana.O Alavarium abre o campeonato defrontando, em casa, o Juve Lis.

Os calendários das competições que foram hoje a sorteio já podem ser consultados no Portal da FAP, em Competições – Competições Nacionais.

MARCAÇÃO DE CAMPOS E HORAS

Como habitualmente, chama-se a atenção dos clubes que devem proceder, no Sistema Informático, à marcação de campos e hora dos jogos.

Assim, e no que se refere ao Campeonato Andebol 1, os 12 clubes já apurados devem fazer a marcação até ao dia 5 de Agosto. Os dois clubes que venham a ser apurados fazem a marcação até ao dia 22 de Agosto.

Quanto ao Campeonato de Seniores Femininos da 1.ª divisão, a marcação deve ser realizada até ao dia 12 de Agosto.

Patrocinadores Institucionais