Campeonato Andebol 1: Sporting CP, Arsenal da Devesa e Maia ISMAI apresentam-se

PUB

Tal como tínhamos anunciado, iniciamos hoje a apresentação das 14 equipas participantes no Campeonato Andebol 1, que arranca já no próximo fim-de-semana.

E, no primeiro destes quatro capítulos, vamos dar voz a três clubes: Sporting Clube de Portugal; ADA Maia ISMAI e o primo divisionário Arsenal da Devesa/LXS Group.

Começamos pelo Sporting Clube de Portugal, formação que na época passada terminou a prova em quarto lugar e que contratou para a época que se avizinha um punhado de jogadores novos.

«O objetivo número um do Sporting esta época é ser campeão», diz sem rodeios Zupo Esquisoain. «É o objetivo do clube e de todos os jogadores». Sobre os atletas que chegaram ao clube, o técnico leonino não tem dúvidas que se trata de reforços. «São reforços, com ritmo competitivo, porque vêm de equipas que habitualmente participam na Champions League, e são jogadores de qualidade. Com trabalho, ainda vamos melhorar e espero que a equipa esteja à altura das expectativas que se criaram à sua volta», refere o treinador leonino..

Zupo sabe que o Sporting, tal como os seus adversários, não estará no pleno aquando do arranque do campeonato. «Nenhuma equipa está a cem por cento quando começa a época. Um ou dois meses…e mesmo assim… No caso do Sporting, temos de atender a que são seis ou sete jogadores novos e há um período de adaptação. Também é verdade que quanto maior qualidade têm os jogadores a integrar mais curto é o período de adaptação. Começaremos o campeonato não a cem por cento mas em boa condição», considera o treinador do Sporting Clube de Portugal.

ADA MAIA ISMAI QUER MELHORAR ÉPOCA PASSADA

Nono classificado na época anterior (primeiro do Grupo B) o ADA Maia ISMAI apresenta-se este ano com um pouco mais de ambição. O seu treinador, Rui Silva, embora prudente, não esconde que gostaria que a equipa tivesse um desempenho ligeiramente superior ao do ano passado.

«Este ano, a ADA Maia ISMAI pretende fazer melhor que na temporada passada», acentua com convição. Isto porque, «apesar de jovem, o nosso grupo tem muito potencial e acredito que com trabalho poderemos estar próximos dos lugares que darão acesso ao Grupo A».

A ESTREIA DO ARSENAL DA DEVESA

Segundo classificado no campeonato nacional da 2.ª divisão na época finda (logo atrás do Boa Hora), o Arsenal da Devesa/LXS Group encara com cautela esta sua estreia no patamar mais alto do andebol português. Vão nesse sentido as primeiras palavras do treinador, Gabriel Oliveira.

«Éa primeira vez que estamos no escalão maior do andebol português», recorda o técnico da formação bracarense, «e em termos de objetivos e expetativas passam claramente pela manutenção», refere Gabriel Oliveira. «Mantivemos quase a totalidade do grupo do ano passado, fomos buscar mais alguns reforços, os centrais Sérgio Caniço e Filipe Caniço; o Virgílio Pereira, que é um regresso; o Gonçalo Nunes (guarda-redes) e estamos a ultimar a vinda de um outro jogador».

Tudo isto foi feito sabendo que «este campeonato é bastante mais competitivo e exigente que a 2.ª divisão. Estamos confiantes, temos estado a trabalhar bem, apenas uma ou outra lesão, nada de preocupante, pelo que julgo que estamos no caminho certo para nos mantermos no escalão máximo do andebol português», afirma Gabriel Oliveira.

CAMPEONATO COM MAIS EQUIPAS E EM NOVOS MOLDES

O Campeonato Andebol 1 vai este ano disputar-se em moldes diferentes do da época anterior. As principais alterações passam pelo número de equipas, com a principal competição destinada ao escalão masculino a ser disputado por 14 equipas.

Além disso, não haverá «play-off» e as 14 equipas começarão por disputar a primeira fase, no sistema de todas contra todos. Segue-se uma segunda fase, com as equipas divididas por dois grupos, e onde entram com metade dos pontos alcançados na primeira fase (arredondamento para cima). As seis primeiras disputarão o Grupo A e as oito restantes disputarão o Grupo B.

A primeira fase do Campeonato Andebol 1 arranca no próximo sábado, com quatro jogos, e termina quando a Primavera estiver para chegar, em 11 de Março.

Patrocinadores Institucionais