Conselho de Arbitragem promoveu mais um Curso Formação de Início Época

PUB

Durante o passado fim-de-semana, Viseu recebeu – para além do Torneio Internacional de Andebol Cidade de Viseu 2016, uma ação de formação destinada a todos os agentes da arbitragem. Foram mais de uma centena os quadros presentes, a que se juntaram, no último dia, alguns treinadores.

«Aconteceu em Viseu um dos quatro cursos de formação de início de época, que estavam previstos no âmbito do Conselho de Arbitragem. Já decorreram os dois primeiros, na Madeira e Açores, e agora este, o primeiro em território continental», explicou António Marreiros, presidente do Conselho de Arbitragem (CA) da Federação de Andebol de Portugal (FAP), recordando que o próximo terá lugar este fim de semana, em Setúbal. Realizado este último, teremos todos os quadros nacionais, delegados, observadores, tutores, árbitros e oficiais de mesa, com o enquadramento às alterações das novas regras e com as orientações técnicas ministradas para a época 2016/2017.

Este tipo de ações têm vindo a ser recorrentes nos inícios de temporada, mas esta época encerram uma importância especial em função das recentes alterações às regras.

«Sim, tem uma relevância muito especial. Houve algumas alterações a algumas regras de jogo, é preciso discutir amplamente os vários casos possíveis, é preciso dar orientações específicas sobre a generalidade destas alterações. Nem sempre é pacífico numa fase inicial e no momento zero encontrar uma orientação consensual. Claro que tudo isto é dinâmico e nós, Conselho de Arbitragem, em conjunto com os treinadores, os clubes, a federação e todas as organizações que pensam e respiram andebol, vamos encontrar orientações técnicas que definam claramente a zona de conforto de todas as partes, refere o presidente do Conselho de ARbitragem.

Em Viseu, no último dia da ação, estiveram presentes vários treinadores dos principais campeonatos portugueses.

«A sessão foi mista. Foi dirigida a todos os quadros de arbitragem, com a parceria dos treinadores das equipas que participaram no Torneio Internacional de Andebol Cidade de Viseu, que estiveram maioritariamente presentes. Atente-se que o Conselho de Arbitragem dirigiu convites aos treinadores de todos os clubes participantes no Campeonato Andebol 1; Campeonato Nacional de Seniores Femininos da 1.ª divisão e campeonato seniores masculinos da 2.ª divisão, para que estivessem presentes nesta ação de formação. Foi importante, a presença em sala foi muito interessante, com cerca de 120 pessoas, embora todos saibamos com um número tão elevado de presenças nem sempre é fácil o diálogo. Mas foi muito importante para percebermos quais são as zonas de preocupações dos treinadores e dos árbitros, e podermos trabalhar em conjunto para podermos encontrar o equilíbrio e a zona de conforto dos árbitros., acentuou António Marreiros.

ESTE FIM-DE-SEMANA HÁ NOVA AÇÃO, EM SETÚBAL

Entretanto, realiza-se no Hotel do Sado e Hotel Premium em Setúbal, nos dias 26, 27 e 28 de Agosto, mais uma ação de formação para Árbitros de nível IV e para árbitros dos restantes níveis e oficiais de mesa de AR a Sul de Coimbra (exclusive). Os Quadros dos Açores e Madeira participam nesta ação, em Setúbal.

Patrocinadores Institucionais