S.L. Benfica vence ABC de Braga e conquista primeiro troféu oficial da temporada

PUB

O S.L. Benfica venceu hoje o ABC de Braga/UMinho por tangencial 25-24, na final da Supertaça Masculina que decorreu no pavilhão Antoine Velge, em Setúbal. Os bracarenses, que foram para o intervalo a ganhar por 15-13, entraram nos seis minutos finais a vencer por quatro, mas permitiram um parcial de 5-0 que deu ao S.L. Benfica o primeiro troféu da temporada.

Foi um nítido jogo de início da época. Muita velocidade, bastantes erros não forçados e primeiros minutos com domínio do marcador por parte do Benfica. Apenas aos oito minutos, e já com José Costa, o ABC de Braga passou pela primeira vez para a frente do marcador (6-5) situação que viria a ser recorrente até à entrada no minuto final do jogo. A partida foi decorrendo sempre de forma equilibrada, com os treinadores a rodarem muito os plantéis à sua disposição e com empates sucessivos até ao 10-10. Aos 26 minutos, e com 13-11 no marcador, Nuno Grilo – que até essa ocasião tinha apontado cinco dos 13 golos dos bracarenses – foi sancionado com um cartão vermelho direto, revés importante para a equipa de Carlos Resende. Mesmo assim, e passados os instantes de contestação bracarense à decisão da dupla de arbitragem, o ABC de Braga voltou a concentrar-se e chegou ao intervalo a ganhar por 15-13.

Os instantes iniciais do segundo tempo voltaram a mostrar a equipa de Braga semrpe por cima do marcador, com Pedro Seabra a ampliar a vantagem até aos três golos (19-16), na concretização de um contra-ataque. A perder por 21-18, Mariano Ortega solicita um ‘time-out’ que, no imediato, não teve repercussão, pelo menos ma marcha do marcador. É que, aos 50 minutos, o regressado Dario Andrade ampliaria para quatro (23-19) a vantagem dos bracarenses. Do lado do SL Benfica, Hugo Figueira tudo fazia para que o mala não atingisse outras proporções, arrancando uma exibição muito interessantes. Mas, viria a história do jogo a mostrar, que foi aí o canto do cisne do ABC que, nos últimos 10 minutos, apenas marcou um golo. Carlos Resende ainda solicitou um ‘time-out’ aos 54 minutos (24-20), mas o tal parcial de 5-0, coroado por um golo de Belone Moreira a menos de 30 segundos do final, acabou por alterar aquilo que, minutos antes, parecia ser o desfecho final favorável aos bracarenses, com o S.L. Benfica a acreditar até ao fim e garantir o triunfo na primeira competição da temporada.

HUMBERTO GOMES
«Dou os parabéns ao SL Benfica, que lutou até ao fim»

No final do jogo, e no decorrer da conferência de imprensa, Humberto Gomes não escondeu algum desalento.

“Estou mais triste do que das outras vezes, como é lógico. Mas acho que é preciso saber ganhar e perder”, referiu o capitão e guarda-redes do ABC de Braga. “Dou os parabéns à equipa do Benfica, que lutou até ao fim. Acho que foi um bom jogo, um espectáculo muito emocionante até ao fim”.Triste, mas não frustrado, assim se sentia Humberto Gomes.

“Eu tentei contribuir com o meu trabalho, o meu trabalho é defender as bolas mas de resto não me sinto frustrado, tenho a perfeita noção de que os meus colegas fizeram o melhor que sabiam e podiam, na altura. Eu também fiz o melhor que pude, infelizmente não chegou para vencer mas acho que estamos no bom caminho.”

CARLOS RESENDE
«Alguma perda de lucidez no ataque»

Carlos Resende, técnico do ABC de Braga é de opinião que “a chave do jogo esteve no momento em que sofremos uma exclusão e sofremos um parcial de 3-0, porque nós estivemos a ganhar 24-20 a cinco minutos de terminar o jogo e não é normal terminarmos com 24 golos”. Resende reconhece que “houve, de facto, alguma perda de lucidez no ataque – até porque com as exclusões, nós atacámos em igualdade numérica e aí devíamos ter sido um bocadinho mais esclarecidos no sentido de, pelo menos, marcar um golo ou dois e isso faria toda a diferença.”

BELONE MOREIRA
«Estava no sítio certo, na hora certa»

Bélone Moreira, jogador que apontou o derradeiro jogo do S.L. Benfica, recordou que “recuperámos de um parcial de desvantagem grande e esse golo foi mais um golo do jogo. Foi fruto do trabalho de muitos jogadores e coube-me a mim. Felizmente estava no sítio certo na hora certa, mas fiz o mais fácil. O resto da equipa fez o mais difícil e ainda bem que sorrimos no final.”

MARIANO ORTEGA
«Estivemos tranquilos na fase final»

O treinador do S.L. Benfica reconheceu que “o grupo esteve muito bem durante todo o jogo e no ataque estamos numa fase de bom jogo. No final conseguimos fazer duas ou três defesas e sair para o contra ataque”. Além disso, diz Ortega, “estivemos tranquilos na fase final. Vamos continuar a trabalhar igual e acreditar nas nossas possibilidades e a acreditar nas nossas possibilidades, ganhando ou perdendo.”

FESTA E ALGUM DESALENTO

Na cerimónia de entrega de prémios foi latente a alegria dos adeptos e staff benfiquista, contrastando com o desalento da equipa de Braga.

Joaquim Queiroga (Presidente AA Setúbal), Carlos Silva (AndGerações) e Pedro Pina (Vereador CM Setúbal) entregaram as medalhas ao finalista vencido. A Taça foi entregue a Humberto Gomes, capitão do ABC Braga/UMinho, por Ricardo Andorinho, vice-presidente da FAP.

Ao vencedor da Supertaça, as medalhas foram entregues por Maria das Dores Meira, presidente da CM Setúbal e Miguel Laranjeiro, presidente da FAP. A Taça foi entregue ao SL Benfica, por Miguel Laranjeiro.

Patrocinadores Institucionais