Torneio Internacional de Andebol Viseu 2016 – S.L. Benfica e Sporting na final deste domingo

PUB

S.L. Benfica e Sporting Clube de Portugal garantiram esta tarde a presença na XVIII edição do torneio Internacional de Andebol – Viseu 2016, ao derrotarem, respetivamente, o Checkovski Medvedi (34-27) e o F.C. Porto (27-24)

O jogo que colocou frente a frente as duas formações lusas foi o mais interessante, correspondendo às expetativas que passavam essencialmente por ver os dois novos planteis de ambas as formações.

Começou melhor o Sporting CP que, com grande facilidade, chegou ao 5-1, à passagem do minutos 7, forçando Ricardo Costa a solicitar o primeiro ‘time-out’ da partida. a formação do Porto não reagiu de imediato e o Sporting foi cavalgando para uma vantagem que passou para cinco golos (10-5), aos 17 minutos. Nessa altura o FC Porto reagiu e, em 11 minutos, fez um parcial de 2-7 que o levou ao empate a a 12 a dois minutos do fim. Situação de igualdade que os leões desfizeram até ao intervalo, indo para o descanso a vencer por 14-12.

No segundo tempo assistiu-se a uma melhor entrada do Sporting, que ampliou para 18-14 (41 m.) e o F.C. Porto que, como salientou o seu treinador no final da partida, vem de uma sequência intensa de jogos, mostrou dificuldades em responder à maior intensidade imposta pelo Sporting e teve de correr sempre atrás do resultado. Ricardo Costa ainda solicitou um ‘time-out’ aos 48 minutos, quando a sua equipa perdia por 20-16, mas até final, apenas encurtou a desvantagem em um golo, perdendo por 27-24.

No final do jogo, Zupo Esquisoain começou por fazer uma apreciação à partida, dizendo que «está tudo bem quando ganhas…». Mais a sério, lá foi recordando que «esta é a quarta semana de treinos , a equipa está em construção e há naturais desajustes no ataque. Mas a nível de intensidade, de luta, de coração estamos muito bem, no máximo. Há muito potencial e agora há que coordenar esse potencial.». Zupo terminou dizendo que «foi uma vitória importante, contra um rival direto, como é o FC Porto e estes jogos, mesmo que sejam amistosos, há que ganhá-los. Estou contento mas temos de melhorar muitíssimo».

Por seu turno, Ricardo Costa, treinador do F.C. Porto, começou por recordar que «este é o quinto jogo da semana, é notório que os nossos atletas estão saturados, estão cansados. Entrámos no jogo um pouco apáticos, o Sporting muito mais metido no jogo que nós, retificamos algumas coisas e conseguimos igualar a 12, depois voltamos a cometer uma ou outra falha e na segunda parte andámos sempre com uma diferença de quatro golos» recordou o técnico portista.«Foi um bom jogo de preparação, vamos continuar a focar-nos naquilo que é importante para começar bem a época. Foi um bom jogo de preparação das duas equipas.»

O boletim de jogo pode ser consultado em anexo.

S.L. BENFICA ULTRAPASSA RUSSOS

No primeiro jogo da tarde, o SL Benfica não teve especiais dificuldades em ultrapassar os russos do Checkovski Medvedi, numa partid aque os encarnados dominaram desde os minutos iniciais. Cedo os portugueses conseguiram uma vantagem confortável, passando aos 18 minutos com quatro golos de vantagem (11-7). Ao intervalo, a vantagem lusa era de seis golos (20-14), o que permitiu a que Mariano Ortega gerir muito bem todo o plantel durante o segundo tempo, dando tempo de jogo a todos os jogadores disponíveis. Triunfo natural (34-27) da equipa que mostrou mais argumentos durante os 60 minutos.

Belone Moreira, Stefan Terzic e Uelington da Silva foram os melhores marcadores do SL Benfica, com cinco golos cada.

O boletim de jogo pode ser consultado em anexo.

No final do jogo, Mariano Ortega, técnico do SL Benfica, considerou que «é um bom torneio, com boas equipas, um bom teste, já que não há muito tempo para a disputa da primeira competição oficial, a Supertaça. Há aspetos ofensivos e defensivos que precisamos de melhorar mas isso vai acontecer com o ritmo competitivo que vamos adquirindo», considerou o técnico benfiquista.

Calendário do Torneio Internacional Cidade de Viseu – 2016:

– Sábado, dia 20:

15.30 h. – SL Benfica : Chechovski Medvedi, 34-27 (20-14)
15.30 h. – Sporting CP : FC Porto, 27-24(14-12)

– Domingo, dia 21:

15.00 h. – S.L. Benfica : Sporting CP
17.00 h. – F.C. Porto :Chechovski Medvedi,
18.30 h. – Cerimónia de Encerramento

Patrocinadores Institucionais