Campeonato Andebol 1: FC Porto vence SL Benfica no primeiro clássico da temporada

PUB

Este sábado disputaram-se cinco jogos da terceira jornada do Campeonato Andebol 1.

O Benfica entrou a desperdiçar um livre de sete metros, que Belone Moreira não conseguiu concretizar e o FC Porto começou melhor, com dois golos sem resposta. O Benfica começou o jogo com dificuldades ofensivas, mas Elledy Semedo abriu o marcador para a equipa de Mariano Ortega (2-1). O Porto, com muito apoio nas bancadas como é habitual no Dragão Caixa, seguiu na frente (5-1) e, aos sete minutos, o treinador benfiquista pediu o primeiro “time-out”. O Benfica continuou com dificuldades em equilibrar as contas e, a meio da primeira parte, depois de alguns minutos sem golos, foi a vez de Ricardo Costa pedir um time-out. Alexis Borges sofreu a primeira exclusão da partida, aos 20 minutos e o Benfica não perdeu a oportunidade de reduzir para a diferença mínima, 8-7. Mas o FC Porto voltou a aumentar a vantagem (11-8) e saiu para intervalo a ganhar por 12-9. A equipa portista voltou a entrar melhor que o adversário, para o segundo tempo e, ao fim de três minutos e três golos sofridos, sem resposta, Mariano Ortega voltou a mandar parar o tempo. Davide Carvalho marcou para o Benfica aos seis minutos, numa altura em que o FC Porto ficou em desvantagem numérica, com três jogadores excluídos ao mesmo tempo. Com dez minutos jogados, o FC Porto registou a maior vantagem até então, 20-11. Nos últimos vinte minutos, o Benfica, com muitas dificuldades principalmente no ataque, já não conseguiu alterar o rumo do encontro, que o FC Porto liderou, com confiança, até ao apito final e venceu por 26-18. Os benfiquistas Belone Moreira e Elledy Semedo, com cinco golos cada, foram os melhores marcadores desta partida.

No Pavilhão Flávio Sá Leite, o jogo entre Arsenal/ LXS Group e Águas Santas Milaneza teve uma primeira parte bastante equilibrada. A equipa da Maia entrou melhor no jogo, mas a equipa da casa não demorou a equilibrar o resultado. A seis minutos do intervalo, o Águas Santas Milaneza alcançou uma vantagem de quatro golos (11-15), a maior até então, mas, até ao descanso, o Arsenal/ LXS Group recuperou novamente até à diferença mínima e saiu para intervalo a perder 16-17. Na segunda parte, a equipa da casa manteve o jogo equilibrado e procurou, até ao fim, dar a volta ao marcador, mas o Águas Santas Milaneza já não cedeu a liderança do marcador. O Arsenal/ LXS Group ainda chegou à diferença mínima (21-22 aos 42 minutos), mas a formação de Paulo Faria voltou a dilatar o resultado e venceu por 28-30. Sérgio Caniço (Arsenal/ LXS Group) e Elias António (Águas Santas Milaneza) foram os melhores marcadores do jogo, com 8 golos cada.

A jogar em casa, o São Mamede entrou melhor no jogo e, aos cinco minutos, ganhava por 3-0. O Boa Hora começou, então, a recuperar e, três minutos depois, repunha a igualdade no marcador, com oito golos para cada lado. Depois de mais uns minutos equilibrados, a formação lisboeta deu a volta ao marcador, aos 13 minutos e seguiu na frente até ao intervalo, altura em que ganhava por 13-16. Na segunda parte, o Boa Hora consolidou a vantagem – com cinco minutos jogados, destacava-se no marcador, a ganhar por 14-21. O São Mamede conseguiu reduzir a diferença, mas já não conseguiu evitar a derrota, por 23-26, naquela que é a primeira vitória do Boa Hora, neste Campeonato Andebol 1. Nuno Santos (Boa Hora) foi o melhor marcador, com sete golos.

Quem esteve no Pavilhão Acácio Rosa, no Restelo, assistiu a um jogo que, como se esperava, foi bastante disputado. Melhor início de jogo para a equipa da casa, que vencia 4-1 aos cinco minutos; mais cinco e o Maia-Ismai repôs a igualdade (5-5). A primeira parte assinalou ligeiras vantagens para o Belenenses e sucessivos empates e, a um minuto do fim, o Maia-Ismai conseguiu passar para a frente do marcador, pela primeira vez (15-16), diferença que o Belenenses ainda desfez e, ao intervalo, as duas formações estavam empatadas a 16 golos. O jogo retomou ao mesmo compasso, com as duas formações a alternarem na frente do marcador, nos primeiros quinze minutos, durante os quais o Maia-Ismai chegou a ter três golos de vantagem (20-23). A dez minutos do fim, o Belenenses voltou a igualar as contas (26-26), para em seguida passar definitivamente para a frente do marcador e segurar a vantagem até ao final do jogo, que venceu por 30-27. Com oito golos marcados, Angel Zulueta, do Maia-Ismai, foi o melhor marcador.

Em Lisboa, o Sporting CP confirmou o favoritismo no jogo com o Fafe. Aos oito minutos, com 5-1 no marcador, o treinador do Fafe, José António Silva, pediu o primeiro time-out – o que surtiu efeito, já que nos minutos seguintes o Fafe reduziu até à desvantagem mínima, 5-4. A equipa de Zupo Equisoain voltou a distanciar-se, no marcador e geriu a vantagem da melhor forma, até ao intervalo: 17-10. Os “leões” voltaram a entrar bem e, com dez minutos jogados, ganhavam por 24-12. O Fafe não conseguiu encontrar as melhores opções para contrariar o adversário, que geriu a vantagem – e o plantel – até ao apito final e venceu por 34-22. Igor Zabic e João Pinto (Sporting) com seis golos cada, foram os melhores marcadores do jogo.

Recorde-se que o Madeira Sad venceu o Avanca (23-21) em jogo antecipado e o jogo SC Horta – ABC/UMinho foi adiado para a noite de 9 de Novembro.

A próxima jornada (4ª) está agendada para a próxima quarta-feira, 21 de Setembro.

– Resultados da 3ª jornada do Campeonato Andebol 1, este sábado:, 17 de Setembro

– Arsenal/ LXS Group : Águas Santas Milaneza, 28-30 (16-17)
– AA S. Mamede : Boa Hora FC/ROFF, 23-26 (13-16)
– Delta Belenenses : ADA Maia-Ismai, 30-27 (16-16)
– FC Porto : SL Benfica, 26-18 (12-9)
– Sporting CP : AC Fafe, 34-22 (17-10)

O calendário completo do Campeonato Andebol 1, bem como todos os resultados e classificação, podem ser consultados no Portal, em Competições Nacionais.

Acompanha-nos através do Facebook oficial da Federação de Andebol de Portugal

Patrocinadores Institucionais