Lisboa e Setúbal fizeram história no Andebol para Cidadãos Privados de Liberdade

PUB

Num acontecimento inédito no nosso País, realizou-se, esta terça-feira, no Pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa, um jogo entre Cidadãos Privados de Liberdade.

Esta iniciativa insere-se no Sub-projeto do Andebol 4 All, Andebol para Cidadãos Privados de Liberdade, numa parceria com a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP). O jogo desta tarde marcou o arranque deste sub-projecto, com o apoio do IPDJ.

Em campo, entraram duas equipas de Cidadãos Privados de Liberdade – EP Lisboa e EP Setúbal. Num jogo em que o resultado foi, claramente, o menos importante, fica para a história o resultado final: vitória de Lisboa sobre Setúbal por 14-4.

O jogo entre EP Lisboa e EP Setúbal decorreu perante bastantes jovens de escolas locais. Espectadores atentos foram, também, Tiago Pereira e João Pais, presentes através da Fundação Benfica, que fez ofertas aos participantes.

Para Miguel Laranjeiro, “esta iniciativa é o resultado de um trabalho continuado da Federação com diversos parceiros. Queremos ser um fator de integração e o Andebol tem essa capacidade de unir, de juntar, de partilhar. É com este espírito que vamos continuar a ter programas de alargamento da modalidade para todos, seja no andebol adaptado, na deficiência intelectual ou para cidadãos privados de liberdade”, garante o Presidente da FAP.

Joaquim Escada referiu que este é o primeiro passo de um projecto para continuar: “É extremamente importante para o desporto português a acção que a FAP realizou hoje. Brevemente, numa reunião ao mais alto nível, entre a FAP e a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, este projecto vai ser alargado”, dá a conhecer o coordenador do Andebol 4 All. “Este jogo foi uma iniciativa espectacular, que traduz bem a importância do desporto – e do andebol em particular – na reinserção e reabilitação social. Foi muito bem recebido pelos participantes e decorreu de forma muito animada, com vários momentos altos. O andebol está de parabéns por esta iniciativa”, afirma Joaquim Escada, satisfeito com o sucesso do encontro.

Semana Europeia do Desporto, de 24 a 30 de Setembro

Pelo segundo ano consecutivo está a decorrer a Semana Europeia do Desporto, de 24 a 30 de Setembro, numa iniciativa da Comissão Europeia. A Federação de Andebol de Portugal volta a associar-se a esta iniciativa e contará com inúmeras actividades nacionais, regionais e locais, para além do decurso normal dos Campeonatos Nacionais – entre elas, a realização do jogo entre Cidadãos Privados de Liberdade.

A Federação de Andebol promoverá um concurso para as 10 melhores fotografias da Semana Europeia, relacionadas com o Andebol, que serão premiadas com 10 entradas duplas para o jogo de apuramento para o Europeu de 2018, de Seniores Masculinos, entre Portugal e Eslovénia, no dia 6 de Novembro, no Pavilhão da Luz 2, em Lisboa.

Para isso basta os interessados publicarem as fotografias através das plataformas do Instagram ou Facebook com os hashtags #BeActive #Handball #AndebolPortugal, entre 24 e 30 de Setembro.

Patrocinadores Institucionais