Portugal perde com Itália e falha qualificação para o play-off

PUB

Portugal não conseguiu vencer a Itália, no jogo que decidia o apuramento para o play-off de acesso ao Mundial de Seniores Femininos, a ter lugar na Alemanha, em 2017.

Mónica Soares inaugurou o marcador, no Palasport “Concetto Lo Bello”, em Siracusa e, apesar das falhas técnicas por parte da equipa italiana, Portugal não conseguiu aumentar a vantagem – muito graças às boas intervenções da guarda-redes Monika Pruenster. Com cinco minutos jogados, a Itália passou para a frente (3-1), o que levou Ulisses Miguel a fazer alterações no sistema defensivo. Com três golos sem resposta, Portugal deu a volta ao marcador (3-4), em cima do minuto 12; dois minutos depois, as italianas voltaram à liderança (5-4). Mariana Lopes repôs a igualdade (5-5) e o jogo prosseguiu, com grande equilíbrio e golos nas duas balizas. Aos 19 minutos, a Itália conseguiu, novamente, dois golos à maior (8-6); a cinco minutos do descanso, o treinador da equipa italiana pediu o primeiro “time-out”, com 9-8 no marcador. Aos 27 minutos, dois golos seguidos de Érica Tavares igualaram, novamente, a partida (10-10); no último minuto da primeira parte, Portugal ficou a jogar em inferioridade numérica (exclusão de Érica Tavares), Ulisses Miguel pediu o primeiro “time-out” e as lusas recuperaram, novamente, de uma desvantagem de dois golos, indo para o descanso com um empate a 12 golos.

O jogo retomou ao mesmo ritmo e, com cinco minutos jogados, a Itália voltou a sair na frente e conseguiu, pela primeira vez no jogo, três golos de vantagem (16-13). Portugal reagiu e aproximou-se (16-15), mas as italianas, a jogar rápido e bem apoiadas pela guarda-redes, distanciaram-se novamente, o que levou o técnico português a pedir um “time-out” aos 42 minutos. As lusas responderam e reduziram (18-16), mas a formação italiana não desperdiçava oportunidades e, a meio do segundo tempo, vencia por 20-16. Ulisses Miguel voltou a fazer alterações na defesa lusa e, já depois de um “time-out” pedido pela equipa da casa, Portugal ficou, uma vez mais, a jogar em inferioridade numérica. A cinco minutos do fim, a Itália seguia na frente (23-20), numa altura em que as lusas ficaram, novamente, a jogar com menos um. Com três minutos para jogar (24-20), Ulisses Miguel voltou a fazer parar o tempo de jogo, mas, até ao final da partida, Portugal já não conseguiu voltar a marcar e perdeu por 25-20.

No final do jogo, Ulisses Miguel não escondeu a frustração: “Sabíamos que este ia ser um jogo muito difícil, jogar estas qualificações fora de casa é sempre complicado e a verdade é que fizemos um mau jogo. Depois de um jogo excelente, ontem e esta selecção tem vindo a fazer um percurso interessante, a ganhar à Turquia e a bater-se com algumas das melhores selecções do mundo, hoje, com cerca de 35% de eficácia e com tantas falhas técnicas, era impossível ganhar um jogo equilibrado”, analisou o treinador. “Estamos todos frustrados, porque acreditámos que íamos conseguir e sabíamos que tínhamos aqui uma boa oportunidade de conseguir levar o apuramento para casa. Vamos encarar isto como mais um passo no nosso caminho, este é um grupo muito jovem e temos de acreditar que este grupo, nos próximos anos, estará cada vez mais forte”, refere Ulisses Miguel.

Mónica Soares foi a melhor marcadora de Portugal, com 6 golos. O boletim de jogo pode ser consultado aqui, em anexo.

Calendário de jogos – Grupo 4 – qualificação para o play-off de acesso ao Campeonato do Mundo Seniores Femininos Alemanha 2017 (hora em Portugal Continental)

25.11.2016, 17:00 – Israel : Itália, 26-26 (12-12)
26.11.2016, 19:00 – Portugal : Israel, 35-18 (19-10)
27.11.2016, 15:30 – Itália : Portugal, 25-20 (12-12)

Classificação Geral – Grupo 4
1º – Itália, 3 pontos
2º – Portugal, 2 pontos
3º – Israel, 1 ponto

Todas as informações sobre as competições europeias podem ser encontradas em www.eurohandball.com.

Patrocinadores Institucionais