Torneio Scandibérico: Noruega vence e Portugal termina em quarto lugar

PUB

As Juniores B femininas de Portugal perderam, com a Noruega, na terceira ronda do Torneio Scandibérico.

No jogo que encerrou o Scandibérico, Portugal conseguiu manter o equilíbrio no jogo nos primeiros quinze minutos, mas a partir daí a Noruega marcou o ritmo de jogo e, até ao intervalo, distanciou-se no marcador e as Juniores B de Portugal foram para o descanso a perder 19-12.

Na segunda parte, o jogo retomou de igual forma, com as norueguesas a imprimir mais velocidade e eficácia à partida. A formação lusa não conseguiu encontrar outras soluções para contrariar a equipa adversária e tentou, durante o segundo tempo, recuperar, mas a Noruega não facilitou e seguiu no comando do marcador até ao final do encontro, que venceu por 31-24.

Assim, a Noruega venceu o Torneio, com três vitórias em tantos jogos e Portugal terminou no quarto lugar da classificação geral.

Terminada a partida, Carlos Pires começou por referir que “foi um jogo em que a Noruega foi mais forte que nós. De início ainda encontrámos algumas soluções, sobretudo a nível defensivo e conseguimos manter o jogo equilibrado, mas a partir do momento em que a Noruega passou para os 3, 4 golos de vantagem, o resultado começou a desnivelar-se e já não conseguimos recuperar, até ao final do jogo. Sempre que tivemos exclusões fomos muito penalizados, ofensivamente não encontrámos melhores soluções e depois na defesa fomos obrigados a recuar muito”, relatou.

Num curto balanço da participação lusa no Torneio Scandibérico, o seleccionador nacional recorda que esta foi a primeira experiência internacional para este grupo de trabalho. “No geral, tirando o quarto lugar, que não era o que nós queríamos e queremos ser competitivos nos jogos, o trabalho realizado com esta equipa foi muito positivo. Foi a primeira experiência com jogos internacionais para este grupo de trabalho, que esteve junto agora pela segunda vez. Portanto, se tivermos isso em conta, o trabalho que foi feito com elas foi muito bom”, afirma Carlos Pires.

Francisca Branquinho foi a melhor marcadora de Portugal, com 7 golos. O boletim de jogo pode ser consultado aqui, em anexo.

ESPANHA E SUÉCIA DIVIDEM PONTOS

No primeiro jogo da terceira e última jornada do Torneio Scandibérico, Espanha e Suécia empataram 23-23. Depois do equilíbrio nos primeiros quinze minutos, a Suécia passou para a frente do marcador e saiu para o intervalo a ganhar por 11-9. Na segunda parte, as suecas ainda seguraram a vantagem durante doze minutos, mas a Espanha conseguiu recuperar (13-13) e chegou mesmo a dar a volta ao marcador (15-14), mas a Suécia conseguiu equilibrar as contas e os últimos dez minutos foram disputados sob grande equilíbrio, que culminou com um empate.

Com este resultado, a Suécia ficou em segundo lugar e a Espanha, em terceiro.

CERIMÓNIA DE ENTREGA DE PRÉMIOS NO ENCERRAMENTO DO TORNEIO SCANDIBÉRICO

Terminada a competição, houve lugar à cerimónia de entrega de prémios, no Pavilhão Municipal de S. Pedro do Sul, onde decorreram os jogos.

A Noruega venceu, invicta, o Torneio Scandibérico e recebeu o troféu das mãos do vice-presidente da Federação de Andebol de Portugal (FAP), Augusto Silva e do vice-presidente da Câmara Municipal de S. Pedro do Sul, Pedro Mouro.

Ao segundo classificado, a Suécia, foi igualmente Pedro Mouro e Augusto Silva que procederam à entrega do troféu.

A Espanha, terceira classificada, recebeu o prémio entregue pelo presidente da Academia de Andebol de S. Pedro do Sul, José Pombal.

À Selecção Nacional de Juniores B Femininas, que ficou em quarto lugar, o troféu foi entregue pelo representante da direcção da Associação de Andebol de Viseu, Fernando Figueiredo.

Calendário e resultados dos jogos – Torneio Scandibérico

1ª jornada – sexta-feira, 25.11.16

15h00 – Portugal : Suécia, 21-26 (15-9)
17h00 – Noruega : Espanha, 23-19 (11-11)

2ª jornada – sábado, 26.11.16
15h00 – Suécia : Noruega, 19-25 (8-12)
17h00 – Portugal : Espanha, 26-28 (15-15)

3ª jornada – domingo, 27.11.16
15h00 – Espanha : Suécia, 23-23 (9-11)
17h00 – Portugal : Noruega, 24-31 (12-19)

Classificação geral
1º – Noruega, 6 pontos
2º – Suécia, 3 pontos
3º – Espanha, 3 pontos
4º – Portugal, 0 pontos

Patrocinadores Institucionais