Campeonato Andebol 1: SL Benfica vence no Funchal

PUB

Esta quinta-feira, feriado, disputou-se na íntegra a 15ª jornada do Campeonato Andebol 1.

No Funchal, o SL Benfica venceu o AM Madeira Sad, num jogo que teve uma primeira parte muito equilibrada e com alternância na frente do marcador – os comandados de Mariano Ortega saíram na frente, nos primeiros dez minutos, mas os madeirenses deram a volta ao marcador e lideraram nos vinte minutos seguintes, indo para o intervalo a ganhar por 15-14. No segundo tempo, o jogo manteve-se muito disputado durante os primeiros quinze minutos, mas, com treze minutos para jogar, o SL Benfica passou para a frente do marcador e segurou a vantagem até ao apito final, vencendo por 30-27.

O FC Porto teve de suar para conseguir a vitória sobre o ADA Maia-Ismai, numa partida em que os maiatos colocaram muitas dificuldades aos portistas. No Dragão Caixa, a equipa da casa entrou a ganhar vantagem (8-4), mas os visitantes, a quatro minutos do descanso, chegaram ao empate (11-11) e saíram para o intervalo a ganhar por 12-13. Na segunda parte, o jogo decorreu muito equilibrado e só a quinze minutos do fim o FC Porto conseguiu, novamente, uma vantagem de três golos (22-19). O Maia-Ismai não desistiu de equilibrar as contas e ainda reduziu até à diferença mínima (25-24), mas o FC Porto ainda marcou o 26º golo e já não sofreu mais nenhum, mantendo-se assim invicto no Campeonato Andebol 1.

O Águas Santas Milaneza venceu na deslocação ao recinto do AA São Mamede. Até entrou melhor em campo a equipa da casa, que esteve na frente do marcador nos minutos iniciais, mas a partir dos dez minutos, a turma de Paulo Faria assumiu o comando do jogo e do marcador – ao intervalo, já ganhava por 14-12. Na segunda parte, o AA São Mamede conseguiu recuperar e empatar, em várias ocasiões e o jogo decorreu com grande equilíbrio. Só à entrada dos dez minutos finais é que o Águas Santas Milaneza ganhou nova vantagem que conseguiu segurar até ao final do jogo e venceu por 30-28.

O Sporting CP confirmou o favoritismo no jogo em casa com o Boa Hora FC/ROFF e venceu por 38-26. A equipa de Zupo Equisoain impôs o ritmo de jogo desde os primeiros minutos de jogo, que o adversário não conseguiu acompanhar e, ao intervalo, o Sporting CP já ganhava por 20-11.

O ABC/UMinho também confirmou o favoritismo na recepção ao AC Fafe, mas o resultado final não espelha a disputa ao longo do jogo. Na primeira parte, depois do equilíbrio inicial, foi a equipa da casa que se adiantou no marcador, mas o Fafe recuperou e levou o jogo empatado (13-13) para o intervalo. Na segunda parte, a equipa de José António Silva esteve bastante tempo na frente do marcador e chegou a ter uma vantagem de três golos (20-23) e só à entrada dos dez minutos finais é que a equipa de Carlos Resende pôs o pé no acelerador e dilatou a diferença até ao final do jogo, que venceu por 34-28.

O Delta Belenenses venceu na deslocação à Horta. Depois do equilíbrio nos primeiros quinze minutos da partida, a equipa do Restelo adiantou-se no marcador e saiu para o intervalo a ganhar por 9-15. O Sporting da Horta já não conseguiu voltar a equilibrar o resultado, no decorrer da segunda parte e o Delta Belenenses manteve-se na liderança do marcador até ao final do jogo e ganhou por 19-24.

A encerrar a 15ª jornada, Arsenal/ LXS Group e AA Avanca dividiram os pontos com um empate a 23 golos. As duas equipas foram protagonistas de um jogo em que o equilíbrio foi a nota dominante – jogaram sempre ao mesmo ritmo e, ao intervalo, o Avanca ganhava por 11-12. A segunda parte não trouxe nada de diferente e, com as duas formações a jogarem de igual para igual, até ao final do jogo que terminou com uma igualdade a 23 golos.

Campeonato Andebol 1 – 15ª jornada – quinta-feira, 08.12.16:

– AM Madeira And. Sad : SL Benfica, 27-30 (15-14)
– AA São Mamede : Águas Santas Milaneza, 28-30 (12-14)
– FC Porto : ADA Maia/ ISMAI, 26-24 (12-13)
– Sporting CP : Boa Hora FC/ROFF, 38-26 (20-11)
– ABC/UMinho : AC Fafe, 34-28 (13-13)
– SC Horta : Delta/Belenenses, 19-24 (9-15)
– Arsenal/ LXS Group : AA Avanca, 23-23 (11-12)

O calendário completo do Campeonato Andebol 1, bem como todos os resultados e classificação, podem ser consultados no Portal, em Competições Nacionais.

Acompanha-nos através do Facebook oficial da Federação de Andebol de Portugal

Patrocinadores Institucionais