Campeonato Andebol 1: vitória difícil no Restelo mantém FC Porto na liderança

PUB

O FC Porto venceu, no Restelo, pela diferença mínima (23-24), numa partida onde o Delta Belenenses colocou muitas dificuldades à equipa de Ricardo Costa. Com cinco minutos jogados, os comandados de João Florêncio adiantavam-se no marcador (5-1) e só a meio do primeiro tempo é que o Porto conseguiu chegar ao empate (9-9). Depois de alguns minutos de sucessivos empates, o Delta Belenenses conseguiu, novamente, sair na frente (13-11), mas o FC Porto voltou a recuperar e, com um parcial de 0-3 nos minutos finais do primeiro tempo, saiu para intervalo a ganhar por 15-16. A segunda parte foi, novamente, bastante equilibrada – só à entrada dos dez minutos finais é que a turma portista conseguiu, pela primeira vez, uma vantagem de três golos (19-22), diferença que o Delta Belenenses ainda conseguiu reduzir mas já não foi suficiente para evitar a derrota.

Na Luz, o SL Benfica confirmou o favoritismo na recepção ao Arsenal / LXS Group. Os comandados de Mariano Ortega entraram muito bem no jogo e, aos cinco minutos, já ganhavam por 5-1. A formação bracarense não conseguiu acompanhar o rápido ritmo de jogo que o Benfica impunha e, ao intervalo, a equipa da casa já vencia por 20-11. O segundo tempo acabou por ser um pouco mais equilibrado, mas o Arsenal / LXS Group já não conseguiu recuperar da diferença e o SL Benfica geriu, da melhor forma, a vantagem até ao final do jogo, vencendo por 36-23.

O ADA Maia/Ismai recebeu e venceu o AM Madeira And. Sad, num jogo que sofreu alteração de local. Entrou melhor a formação maiata, que, aos cinco minutos, já se adiantava no marcador (6-1) e, apesar da equipa madeirense ter reduzido a diferença, a equipa da casa acabou por se manter no comando ao longo de toda a primeira parte e foi para intervalo a ganhar por 19-16. A história do jogo repetiu-se ao longo da segunda parte, em que o ADA Maia/Ismai, com mais soluções defensivas e maior eficácia, colocou grandes dificuldades – as quais os comandados de Paulo Fidalgo não conseguiram ultrapassar e, assim, o ADA Maia/Ismai segurou a vantagem até ao final do jogo e venceu por 36-33.

O Sporting CP não deixou escapar a vitória na deslocação a Águas Santas, onde ganhou por 25-30. O Sporting entrou no jogo a marcar três golos sem resposta e os comandados de Paulo Faria acabaram por andar sempre atrás do resultado, ao longo de toda a primeira parte, marcada por largos minutos sem golos. Ao intervalo, o Sporting CP vencia por 11-14. No segundo tempo, a turma lisboeta manteve-se na frente e, a doze minutos do fim, a equipa de Paulo Faria chegou à diferença mínima (21-22), mas o Sporting não deixou escapar a vantagem, nem o triunfo em Águas Santas.

O ABC/UMinho impôs uma derrota ao Boa Hora FC / ROFF. Na partida disputada em Lisboa, a equipa orientada por Carlos Resende começou a adiantar-se logo nos minutos iniciais e a equipa lisboeta, que não conseguiu equilibrar a partida, já foi para intervalo a perder por 12-18. A segunda parte acabou por ser ligeiramente mais equilibrada, mas o Boa Hora FC / ROFF já não conseguiu recuperar e o ABC/UMinho regressa a Braga com uma vitória por 27-36.

O AC Fafe recebeu e venceu o Sporting da Horta. Depois de um primeiro tempo bastante equilibrado mas com curtas vantagens de dois, três golos para a equipa açoriana, as duas equipas foram para o descanso empatadas a 12 golos. Na segunda parte, inverteram-se os papéis e esteve melhor o AC Fafe, que passou para a frente no marcador com cinco minutos jogados e já não permitiu a recuperação ao Sp. Horta. O AC Fafe foi mantendo e até dilatando a vantagem no marcador e ganhou por 27-21.

O AA Avanca venceu o AA São Mamede por tangencial 21-20. O jogo decorreu debaixo de grande equilíbrio e, na primeira parte, o AA São Mamede chegou a assinalar uma vantagem de três golos (6-9) que, até ao intervalo, o Avanca conseguiu anular e as duas formações foram para intervalo empatadas a 11 golos. A segunda parte manteve-se muito disputada e com alternância na liderança do marcador e foi já no último minuto de jogo que o Avanca marcou o golo da vitória.

Campeonato Andebol 1 – 14ª jornada – sábado, 03.12.16:

-SL Benfica : Arsenal / LXS Group, , 36-23 (20-11)
– ADA Maia/Ismai : AM Madeira And. Sad, 36-33 (19-16)
– Águas Santas Milaneza : Sporting CP, 25-30 (11-14)
– Boa Hora FC / ROFF : ABC/UMinho, 27-36 (12-18)
– AC Fafe : SC Horta, 27-21 (12-12)
– AA Avanca : AA São Mamede, 21-20 (11-11)
– Delta Belenenses : FC Porto, 23-24 (15-16)

O calendário completo do Campeonato Andebol 1, bem como todos os resultados e classificação, podem ser consultados no Portal, em Competições Nacionais.

Acompanha-nos através do Facebook oficial da Federação de Andebol de Portugal

Patrocinadores Institucionais