Selecção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas apresentada em conferência de imprensa

PUB

A Selecção Nacional de ACR foi apresentada em conferência de imprensa, ao final da tarde deste sábado, em Setúbal, após o terceiro e último estágio da Selecção Nacional de ACR, que decorreu ao longo do dia, no Pavilhão dos Serviços da Acção Social do Instituto Politécnico de Setúbal.

A conferência de imprensa, que teve lugar no mesmo local, contou com a presença de Pedro Pina, vereador do desporto da Câmara Municipal de Setúbal, Jorge Carvalho, representante do IPDJ, Andreia Lopes, em representação do Instituto Politécnico de Setúbal, de António Cordeiro, representante do Comité Paralímpico de Portugal, Joaquim Queiróga, presidente da Associação de Andebol de Setúbal e, ainda, Miguel Laranjeiro, Presidente da FAP.

O Presidente da Federação, Miguel Laranjeiro, congratulou-se com o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Selecção Nacional de ACR: “A FAP considera muito importante o projecto Andebol 4 All, no qual esta selecção se enquadra. É nossa orientação a aposta na igualdade de oportunidades e todos devemos dar um contributo para que isso aconteça.” Confiança e ambição foram duas palavras utilizadas na intervenção de Laranjeiro, que aproveitou, ainda, a ocasião para desejar as maiores felicidades a todos os atletas e equipa técnica.

Na ocasião, foi feita a apresentação individual dos dez atletas convocados pelo seleccionador nacional, Danilo Ferreira, assim como da equipa técnica que os acompanhará até Sölvesborg, na Suécia, para participar no 2º Torneio Europeu de Andebol em Cadeira de Rodas.

“Os estágios correram muito bem, foram muito produtivos no sentido de passar aos atletas o mais importante para este torneio”, começou por relatar Danilo Ferreira, que ambiciona com o primeiro lugar na competição. “As expectativas nunca podem ser abaixo do que alcançámos no ano passado, o segundo lugar, portanto só podemos pensar em chegar ao primeiro. A Suécia e a Holanda, com quem já jogamos o ano passado, vão apresentar-se, de certeza, mais fortes, mas nós também estamos mais fortes. Vamos dar o nosso melhor, empenhar-nos em conseguir o primeiro lugar, mas sobretudo queremos honrar a nossa camisola”, garante o seleccionador nacional de ACR.

Joaquim Escada, coordenador nacional do Projecto Andebol 4 All, realçou “a importância da Selecção Nacional de ACR de Portugal ter integrado o primeiro grupo europeu de Andebol em Cadeira de Rodas, no ano passado e, este ano, continuar a fazer parte deste conjunto de países europeus que desenvolve o Andebol para todos, nomeadamente o Andebol em Cadeira de Rodas”.

O estágio e a conferência de imprensa decorrem com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e Associação de Andebol de Setúbal.

2º Torneio Europeu de Andebol em Cadeira de Rodas disputa-se a 7 e 8 de Dezembro

No dia 5 de Dezembro, segunda-feira, a comitiva nacional concentra-se no aeroporto de Lisboa às 14h00, para viajar para Sölvesborg, na Suécia, local onde terá lugar o Torneio, a 7 e 8 de Dezembro. Portugal vai jogar com a Itália, Holanda e Suécia.

A acompanhar a selecção nacional, estará o coordenador do projecto Andebol4All, Joaquim Escada, o selecionador nacional Danilo Ferreira, a fisioterapeuta Daniela Faria, o nutricionista Ivo Garcia. Leonor Mallozzi é a chefe da comitiva nacional.

Calendário de jogos do 2º Torneio Europeu de Andebol em Cadeira de Rodas (horas portuguesas):

Quarta-feira, 07.12.16
– 13h00 – Holanda : Suécia
– 14h00 – Portugal : Itália
– 16h00 – Itália : Holanda
– 17h00 – Suécia : Portugal

Quinta-feira, 08.12.16
– 09h00 – Holanda : Portugal
– 10h00 – Suécia : Itália
– 13h00 – 3º – 4º
– 14h00 – Final

Patrocinadores Institucionais