Braga eleita Cidade Europeia do Desporto 2018

PUB

A Cidade de Braga foi, esta terça-feira, eleita Cidade Europeia do Desporto para 2018, uma decisão anunciada pela Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto (ACES Europe).

A candidatura do Município teve o apoio da Federação de Andebol de Portugal (FAP), que reconhece a cidade de Braga como grande dinamizadora não só do Andebol, mas também “um exemplo de boas práticas desportivas e de promoção de hábitos de vida saudáveis, necessários ao bem estar de todos”, conforme refere o Presidente da FAP, Miguel Laranjeiro.

No caso específico do Andebol, a cidade de Braga tem três clubes que promovem a modalidade. Destacam-se, nos escalões de topo, o ABC de Braga/UMinho, atual campeão nacional do Campeonato Andebol 1, que colocou a cidade de Braga na rota da maior competição europeia, a EHF Velux Champions League, o Arsenal/ LXS Group, estreante na divisão máxima do andebol masculino e ainda o Manabola – Clube Lusitanos de Braga.

Depois de, em Maio de 2016, o ABC/UMinho ter conquistado a Taça Challenge, no mês de Junho, Braga festejou o Campeonato Nacional Andebol 1, título que o ABC/UMinho também não deixou escapar; duas semanas depois, a cidade de Braga foi, durante quatro dias, a capital do Andebol, ao acolher 24 equipas de Infantis Femininos e 32 equipas de Infantis Masculinos, durante quatro dias de prova, no Encontro Nacional de Infantis 2016.

Em 2018, o Andebol continuará na primeira linha da Cidade Europeia do Desporto, assim como está em Gondomar 2017.

O título de Cidade Europeia do Desporto em 2018 será entregue durante a gala do ACES Europe, a 15 de Novembro, no Parlamento Europeu, em Bruxelas.

O vídeo da candidatura de Braga a Cidade Europeia do Desporto 2018 pode ser recordado aqui.

Patrocinadores Institucionais