Portugal empata com a Macedónia na qualificação para o Mundial de Sub21 Masculinos

PUB

Portugal empatou com a selecção anfitriã desta qualificação, a Macedónia, a 21 golos, em jogo da segunda jornada do Grupo 3 de qualificação para o Mundial de Sub21 Masculinos. Portugal tem de vencer a Polónia, na terceira e última jornada da qualificação e, ainda assim, o vencedor do Grupo 3 só será encontrado após o último jogo, entre Macedónia e Turquia. Em caso de vitórias de Portugal e Macedónia, as duas selecções ficam em igualdade pontual e o vencedor será determinado pelo “goal-average” do Grupo 3.

Com um início de jogo menos conseguido, Portugal entrou a perder frente à Macedónia (4-2), que segurou a vantagem nos primeiros quinze minutos de jogo. Depois de chegar ao empate, Portugal deu a volta ao marcador no minuto 17 (6-7), o que levou o treinador da Macedónia a pedir o primeiro “time-out” do jogo. Mas os lusos assumiram o comando do jogo e, até ao intervalo – mesmo em desvantagem numérica em mais do que uma ocasião – Portugal aumentou a diferença e saiu para o descanso a ganhar por 9-14.

Portugal retomou o jogo sob grande pressão da selecção da casa e foi segurando a vantagem, mas, pouco a pouco, a Macedónia foi reduzindo a diferença – aos sete minutos, Nuno Santos pediu o primeiro “time-out” da segunda parte, com Portugal a ganhar 14-16; dois minutos mais e a Macedónia chegou à diferença mínima (15-16), mas os comandados lusos mostraram maior eficácia e voltaram a dilatar a diferença (16-19). No entanto, a Macedónia voltou a pressionar e, com um parcial de 4-0, repôs a igualdade a 19 golos, com 10 minutos para jogar. O marcador não mexeu nos quatro minutos seguintes, até que a Macedónia marcou e passou para a frente (20-19). À entrada dos 4 minutos finais, a perder 21-19, Nuno Santos voltou a parar o tempo; a pouco mais de um minuto para o final, Portugal conseguiu chegar ao empate. A poucos segundos do fim, Portugal não conseguiu concretizar um remate e o jogo terminou com uma igualdade a 21 golos.

“FORAM GUERREIROS E DERAM O QUE TINHAM E O QUE NÃO TINHAM”

No final do jogo, Nuno Santos não escondia algum desalento, mas enalteceu o empenho e a entrega dos atletas. “Fizemos um grande jogo e, depois de alguns acertos defensivos e algumas modificações ao nível ofensivo e de estratégia, conseguimos ir para o intervalo a ganhar por cinco”, começou por dizer o treinador. “Na segunda parte, continuamos a fazer um jogo fantástico, mas não conseguimos ganhar e acabamos por não ver compensado todo o esforço, toda a entrega e luta ao longo de todo o jogo. Eles foram uns verdadeiros guerreiros, fizeram o possível e o impossível dentro de campo e estamos todos muito tristes, porque merecíamos ter ganho”, afirma Nuno Santos.

“Amanhã, vamos ter um jogo muito duro com a Polónia e vamos fazer tudo para conseguir sair daqui com o apuramento. Mas sabemos que não será fácil”, constata o seleccionador nacional.

O boletim de jogo pode aqui ser consultado, em anexo.

No primeiro jogo do dia, a Polónia venceu a Turquia, por 31-22.

No Grupo 3, apenas o 1º lugar dá acesso à fase final do Mundial de Sub21, terá lugar na Argélia, de 17 a 30 de Julho de 2017.

A França, enquanto campeã do mundo e a Espanha, Alemanha, Croácia e Noruega, enquanto 1º, 2º, 4º e 5º classificados do Europeu de Sub20 Masculinos 2016 já estão directamente apurados para a fase final.

Todos os jogos têm transmissão online AQUI.

Calendário de jogos – Grupo 3 de qualificação para o Campeonato do Mundo de Sub21 Masculinos

1ª jornada – 04.01.17

– 14h00 – Portugal : Turquia, 40-27 (18-11)
– 16h45 – Polónia : Macedónia, 22-30 (8-16)

2ª jornada – 05.01.17

– 14h00 – Turquia : Polónia, 22-31 (9-12)
– 16h45 – Macedónia : Portugal, 21-21 (9-14)

2ª jornada – 06.01.17

– 11h00 – Polónia : Portugal
– 13h30 – Macedónia : Turquia

Classificação Geral – Grupo 3
1º – Portugal, 3 pontos
2º – Macedónia, 3 pontos
3º – Polónia, 2 pontos
4º – Turquia, 0 pontos

Nota: horas em Portugal Continental.

Acompanha-nos através do Facebook oficial da Federação de Andebol de Portugal

Patrocinadores Institucionais