Portugal terá Seleção Feminina e Masculina no 1º Mundial de Andebol Praia Sub17 nas Ilhas Maurícias

PUB

Portugal é um dos países que já tem presença confirmada no 1º Campeonato do Mundo de Andebol de Praia Sub17, a realizar de 11 a 16 de Julho deste ano, na praia de Flic en flac, nas Ilhas Maurícias.

A Medalha de Prata, nos masculinos e Medalha de Bronze, nos femininos, conquistadas no Campeonato da Europa de Andebol Praia Sub16, que decorreu na Nazaré, em Julho de 2016, carimbou a passagem das duas equipas para o Mundial de 2017. Aliás, foi precisamente deste Europeu na Nazaré que se apuraram as primeiras seleções europeias para o Mundial de 2017: Espanha, Portugal, Itália e Rússia, 1º, 2º, 3º e 4º lugar, respetivamente, nos masculinos e Holanda (1º), Espanha (2º), Portugal (3º) e Noruega (4º) nos femininos.

A terceira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude terá lugar de 1 a 12 de Outubro de 2018, em Buenos Aires, na Argentina. Pela primeira vez, o Andebol de Praia integra o programa olímpico e, deste modo, a Federação Internacional de Andebol (IHF) organiza o 1º Campeonato do Mundo de Andebol de Praia Sub17 para apurar as equipas que participarão nos Jogos Olímpicos da Juventude 2018.

Para o Mundial de Andebol de Praia Sub17, já estão apuradas as seguintes seleções:

Masculinos Sub17: Ilhas Maurícias (MRI), Tailândia (THA), Taipé (TPE), Paquistão (PAK), Espanha (ESP), Portugal (POR), Itália (ITA), Rússia (RUS)

Femininos Sub17: Ilhas Maurícias (MRI), China (CHN), Tailândia (THA), Taipé (TPE), Holanda (NED), Espanha (ESP), Portugal (POR), Noruega (NOR)

Os países da Europa e da Ásia qualificaram-se nos respectivos Campeonatos da Europa em 2016; os Pan-Americanos (4 países de cada género), da Oceania (2 países de cada género) e de África (2 países de cada género) ainda serão conhecidos, este ano.

Patrocinadores Institucionais