Campeonato Andebol 1: Clássico pintado a azul e branco

PUB

O FC Porto orientado por Ricardo Costa enfrentou o Sporting CP de Hugo Canela, para a 3ª jornada, do Grupo A, da Fase Final, do Campeonato Andebol 1. A primeira parte foi bastante complicada para os dragões, que sofreram um parcial de 0:3 logo à entrada dos minutos iniciais, sofrendo consequentemente parciais que distanciavam os leões. A equipa de Alvalade esteve muito tranquila defensivamente nos 30 minutos iniciais, e o FC Porto demorou muito tempo a encontrar-se. No segundo tempo, a história não se repetiu, a defesa dos dragões conseguiu acertar o passo, e a equipa conseguiu encontrar-se, marcando parciais de 4:0 e 6:0, contando com uma grande eficácia defensiva. O jogo termina com 30:28 no placar, e com nota artística para Marko Matic, da formação azul e branca, que marcou 8 golos. O FC Porto segue assim na liderança, com 3 pontos de vantagem. Quanto a esta vitória, Ricardo Costa refere que “O segredo foi irmos buscar forças onde pensávamos que elas não existiam na segunda parte, estando muito inibidos no primeiro tempo”; quanto aos três pontos, o treinador do FC Porto desvaloriza “Os três pontos não são uma boa almofada.” Já Hugo Canela, treinador da formação leonina afirma que o Sporting “Não teve a calma que teve na primeira parte, precipitando os ataques.”

Também no Porto, o Águas Santas Milaneza de Paulo Faria recebeu o Madeira SAD de Paulo Fidalgo, numa partida bastante complicada para a formação da casa. Na primeira parte, a turma insular destacou-se na ofensiva, saindo para o intervalo a vencer por 11:16. No segundo tempo, a formação do Águas ainda tenta recuperar, mas foi insuficiente para desfazer a desvantagem que trazia dos 30 minutos iniciais, fechando a 24:30. Fábio Magalhães foi o artilheiro de serviço, com 7 golos marcados para o Madeira Sad.

O Pavilhão da Luz foi palco de uma partida entre SL Benfica e ABC UMinho, com Mariano Ortega e Carlos Resende a encontrarem-se novamente. Na ressaca da vitória com o FC Porto, esperava-se um grande jogo de andebol na Luz. A partida começou de feição para a formação encarnada, mas os minhotos vão empatando a partida, e o Benfica consegue liderar mas por diferenças mínimas, de um ou dois golos, mas saindo para o intervalo com 13:13 no contador. No segundo tempo, os pupilos de Mariano Ortega conseguem concretizar parciais com mais facilidade apartir do minuto 40, distanciando-se no marcador, com o ABC sem conseguir dar réplica. A partida termina com uma vitória para a formação encarnada, com 10 golos de diferença, em 33:23, com Belone Moreira, a ser o melhor marcador da partida, com 7 golos. O Benfica fica assim na terceira posição, com 40 pontos.

AVANCA COM VITÓRIA DIFÍCIL CONTRA O HORTA

A terceira jornada da Fase Final do Grupo B, começou com um encontro entre a AA Avanca orientada por Carlos Martingo e o SC Horta de Rui Santos. A equipa da casa até entrou a perder por 4:1 mas consegue empatar a partida, nos primeiros 10 minutos, começando a sua caminhada para a vitória, até que aos 27 minutos, os insulares voltam a empatar a partida a 11:11. As duas formações acabam por sair para o intervalo com empate a 12 golos, mas no segundo tempo, a turma da Artística consegue descolar no marcador aos 50 minutos, dando o tudo por tudo para vencer. Angel Noris foi o melhor marcador da partida, com 7 golos, para a equipa do Horta. O Avanca conquista assim mais pontos importantes para esta fase.

À mesma hora, o AC Fafe enfrentou o Delta Belenenses, em casa, o jogo começou de feição para a equipa visitante, mas a turma de Luís Silva soube correr atrás do resultado e chegou a empatar a partida por diversas vezes, mas, ao intervalo acaba por sair com 13:16 no placar. No segundo tempo, os pupilos de João Florêncio tentam manter o resultado positivo, mas a formação fafense esteve sempre a tentar recuperar, perdendo apenas por um golo em 27:28. Gonçalo Ribeiro, foi o artilheiro de serviço, com 12 golos para a equipa lisboeta.

De seguida o ADA Maia ISMAI recebeu o Boa Hora FC/ROFF para uma partida que foimuito disputada. Na primeira parte, a equipa de Rui Silva começa por liderar o marcador mas a formação de Luis Santana vai-se aproximando no marcador e acaba por chegar ao intervalo a vencer pela margem mínima em 13:14. No segundo tempo, o Boa Hora entra determinado em conquistar uma vitória mas o ISMAI acaba por se aproximar e virar as contas nos últimos minutos, vencendo por 30:28. Angel Zulueta (8) e Nuno Santos (8) foram os melhores marcadores para o ISMAI e Boa Hora, respetivamente. O ISMAI fica assim na segunda posição da tabela classificativa do Grupo B.

A partida entre AA São Mamede e Arsenal/ LXS Group foi adiada para 6 de Maio (21h).

Campeonato Andebol 1 – Fase Final – Grupo A – 3ª jornada

SL Benfica : ABC/UMinho 33:23 (13:13)
FC Porto : Sporting CP 30:28 (13:19)
Águas Santas Milaneza : AM Madeira A. Sad 24:30 (11:16)

Campeonato Andebol 1 – Fase Final – Grupo B – 3ª jornada

AA Avanca : SC Horta 29:24 (12:12)
AC Fafe : Delta Belenenses 27:28 (13:16)
ADA Maia-ISMAI : Boa Hora FC/ROFF 30:28 (13:14)

O calendário completo do Campeonato Andebol 1, bem como todos os resultados e classificação, podem ser consultados no Portal, em Competições Nacionais.

Acompanha-nos através do Facebook oficial da Federação de Andebol de Portugal

Patrocinadores Institucionais