Campeonato Andebol 1: empate no dérbi na Luz

PUB

SL Benfica e Sporting CP empataram no dérbi desta noite, num jogo bastante disputado. O Sporting abriu a contagem no Pavilhão da Luz 2, com as bancadas muito compostas. Ainda antes dos dois minutos, o Benfica ficou a jogar em superioridade numérica e aproveitou para empatar. Aos seis minutos, com dois golos seguidos, o SL Benfica passou, pela primeira vez, para a frente do marcador (5-3), diferença que o Sporting não tardou a anular, para depois passar novamente para a liderança (6-7), quando estavam decorridos 12 minutos. Nova reviravolta dois minutos depois, com a equipa da casa a passar novamente para a frente (8-7) e a aproveitar nova vantagem numérica para aumentar a vantagem (10-8). Nos segundos quinze minutos, o SL Benfica conseguiu manter-se na frente do marcador e foi para intervalo a ganhar 14-12.

O Sporting CP reduziu até à diferença mínima, nos minutos iniciais da segunda parte (15-14) mas a formação benfiquista voltou a dilatar a diferença (17-14) que o Sporting, a meio da segunda parte, voltou a anular, chegando à igualdade (23-23). Depois de sucessivos empates, a equipa verde e branca voltou a assumir o comando do marcador à entrada dos dez minutos finais (25-26), com um golo de Cláudio Pedroso. Nos últimos dez minutos da partida, o resultado esteve sempre em aberto; a trinta segundos do fim, Belone Moreira deu a última vantagem ao Benfica, mas ainda houve tempo para Igor Zabic empatar a partida, já muito perto do apito final.

O FC Porto venceu na deslocação a Águas Santas, mas não foi um jogo fácil para a equipa de Ricardo Costa. O Águas Santas Milaneza entrou melhor em jogo e, com doze minutos jogados, vencia por 5-1; o FC Porto tentava recuperar, mas foi só a dois minutos do final da primeira parte que a formação portista chegou ao empate (11-11), com um golo de Daymaro Salina. Ainda assim, a equipa da casa foi para o intervalo a ganhar 12-11, vantagem que segurou nos primeiros minutos do segundo tempo. Aos 36 minutos, o FC Porto, conseguiu, pela primeira vez, passar para a frente do marcador (15-16) e manter a vantagem até aos 52 minutos, altura em que o Águas Santas Milaneza conseguiu igualar, novamente, as contas (21-21). Mas o FC Porto voltou a passar para a frente e a equipa de Paulo Faria, que viu Pedro Cruz levar o cartão vermelho a quatro minutos do fim, já não conseguiu evitar a derrota.

Recorde-se que, em jogo antecipado, o AM Madeira A. Sad recebeu e venceu o ABC/UMinho.

No que diz respeito ao Grupo B, estão agendados para este sábado três encontros relativos à 4ª jornada da Fase Final.

O Delta Belenenses recebeu e venceu o ADA Maia/Ismai por 31-29, num jogo que, como se previa, foi bastante equilibrado. Na primeira parte, esteve melhor a equipa maiata, que chegou a ter quatro golos de vantagem, mas a equipa do Restelo recuperou e foi para intervalo a ganhar 16-15. Os primeiros quinze minutos da segunda parte foram muito disputados e com alternância na frente do marcador, mas nos quinze minutos finais o Delta Belenenses passou definitivamente para a liderança e o ADA Maia/Ismai já não conseguiu recuperar.

O Arsenal/ LXS Group perdeu, em casa, frente ao AC Fafe, por tangencial 31-32. Depois do equilíbrio inicial, o Fafe adiantou-se no marcador (7-11) e a equipa da casa, que já não conseguiu recuperar, foi para intervalo a perder por 15-18. No entanto, no segundo tempo, o Arsenal/ LXS Group recuperou, chegou mesmo a estar na frente do marcador (27-26) e, depois de trinta minutos muito disputados, o AC Fafe chegou ao golo da vitória já no minuto final e a equipa bracarense já não conseguiu evitar a derrota.

O Boa Hora FC/ROFF confirmou o favoritismo na deslocação à Horta, onde venceu a equipa local por 25-29. O SC Horta até entrou melhor no jogo (9-6) e esteve na frente durante os primeiros quinze minutos, mas daí para a frente a equipa de Lisboa ganhou vantagem no marcador e foi para o intervalo a ganhar por 14-19. A segunda parte foi mais equilibrada, mas o SC Horta já não conseguiu recuperar e o Boa Hora FC/ROFF manteve-se na liderança até ao apito final.

A quarta jornada completa-se dia 19, com o Avanca a receber o São Mamede.

Campeonato Andebol 1 – Fase Final – Grupo A – sábado, 15.04.17 – 5ª jornada

– Águas Santas Milaneza : FC Porto, 24-26 (12-11)
– SL Benfica : Sporting CP, 29-29 (14-12)

Campeonato Andebol 1 – Fase Final – Grupo B – sábado, 15.04.17 – 4ª jornada

– Delta Belenenses : ADA Maia/Ismai, 31-29 (16-15)
– Arsenal/ LXS Group : AC Fafe, 31-32 (15-18)
– SC Horta : Boa Hora FC/ROFF, 25-29 (14-19)

O calendário completo do Campeonato Andebol 1, bem como todos os resultados e classificação, podem ser consultados no Portal, em Competições Nacionais.

Acompanha-nos através do Facebook oficial da Federação de Andebol de Portugal

Patrocinadores Institucionais