Campeonato Andebol 1: FC Porto perde liderança na Luz

PUB

O SL Benfica recebeu, no Pavilhão da Luz, o FC Porto, para a 9ª jornada do Campeonato Andebol 1, onde os portistas se viam obrigados pelo menos a empatar para assegurar a liderança do tabela classificativa, mas a formação de Mariano Ortega não deixou que isso acontecesse.

Durante a primeira parte, a formação de Ricardo Costa, não se conseguiu impôr na partida e as águias acabaram por estar quase sempre na frente do marcador, exceptuando nos instantes iniciais. A turma azul e branca ainda consegue chegar ao empate a 9 golos, mas o Benfica volta a forçar ofensivas com grande eficácia e sai para o intervalo a vencer por 16:14. No segundo tempo, a equipa portuense volta a tentar recuperar, chegando a obter empates sucessivos, a meio do tempo regulamentar e até ao final da partida, mas os encarnados, pelas mãos de Tiago Pereira, fazem o golo número 28 e agarram a vitória. O FC Porto passa então a depender de terceiros, se quiser ser Campeão Nacional. Tudo se decidirá na última jornada, com o Sporting CP a receber a turma da Luz e com o FC Porto a jogar em casa com o Águas Santas Milaneza.

No segundo jogo do dia, do Grupo A, o Águas Santas Milaneza, orientado por Paulo Faria recebeu o ABC UMinho de Carlos Resende. A partida revelou-se bastante complicada para formação visitante, que à saída para o intervalo perdia por dois golos, em 14:12. No segundo tempo, a linha do jogo manteve-se e a turma bracarense acaba por sair derrotada por 27:25. Pedro Cruz, da equipa maiata, foi o melhor marcador da partida, com 10 golos.

GRUPO B: BOA HORA VENCE EM FAFE

A formação lisboeta deslocou-se a casa do AC Fafe, para a nona jornada, do Grupo B, onde saiu com uma vitória, numa partida bastante equilibrada. A equipa de Luis Santana conseguiu dar ritmo na partida e cimentar a construção de uma vitória, saindo para o intervalo a vencer por um golo (16:17), no segundo tempo, a estória acabou por se repetir, com a equipa de Luis Silva a não conseguir dar resposta. A partida ficou fechada a 32:34. Luis Nunes, do Boa Hora, foi o melhor marcador do jogo, com 9 golos.

Já o ISMAI conquistou uma vitória frente ao SC Horta, com uma primeira parte folgada para a equipa da casa, que saiu para o descanso a vencer por 16:13, mas o segundo tempo já foi mais complicado, com a turma de Rui Silva a vencer com a margem mínima de um golo frente à formação orientada por Yuriy Kostetskyy. Noelvis Reve foi o melhor marcador da partida, com 12 golos para a turma insular.

A AA São Mamede foi derrotada, em casa, pelo Delta Belenenses, num jogo com reviravolta, em que a formação de Nuno Silva liderava o marcador à saída para o intervalo, mas os pupilos de João Florêncio conseguiram dar a volta e recuperar para 23:27. Gonçalo Ribeiro, com 8 golos, foi o melhor marcador da partida.

Por outro lado, o Avanca de Carlos Martingo sofreu uma derrota às mãos do Arsenal, formação orientada por Gabriel Oliveira. Uma partida que a Artística não conseguiu controlar, estando sempre em desvantagem a partir do 3:3, acabando por sair para o descanso quando o marcador apontava 12:16. O segundo tempo ainda acusa uma ligeira recuperação da equipa da casa, chegando a empatar a 23 golos, mas a turma do Arsenal não baixou os braços e levou os 3 pontos para casa. João Ferreira, dos arsenalistas, foi o melhor marcador, com 8 golos.

Campeonato Andebol 1 – Fase Final – Grupo A – 9ª jornada

SL Benfica : FC Porto 28:27 (16:14)
Águas Santas Milaneza : ABC/UMinho 27:25 (14:12)

Campeonato Andebol 1 – Fase Final – Grupo B – 9ª jornada

AC Fafe : Boa Hora FC/ROFF 32:34 (16:17)
ADA Maia-ISMAI : SC Horta (16:13) 27:26
AA São Mamede : Delta Belenenses 23:27 (15:13)
AA Avanca : Arsenal/ LXS Group 26:28 (12:16)

O calendário completo do Campeonato Andebol 1, bem como todos os resultados e classificação, podem ser consultados no Portal, em Competições Nacionais.

Acompanha-nos através do Facebook oficial da Federação de Andebol de Portugal

Patrocinadores Institucionais