Campeonato Andebol 1: Sporting CP ganha ao FC Porto mas falha a liderança

PUB

Foi com um Multiusos de Odivelas praticamente lotado, em ambiente de grande festa, que Sporting CP e FC Porto entraram em campo, em jogo da 8ª e antepenúltima jornada do Campeonato Andebol 1. O primeiro golo surgiu quando já tinham decorrido três minutos de jogo, com Daymaro Salina a inaugurar o marcador. Aos cinco minutos, Cláudio Pedroso deu a primeira vantagem ao Sporting CP (3-2), que jogava em superioridade numérica; os minutos seguintes foram de grande equilíbrio, mas aos nove minutos a equipa de Hugo Canela conseguiu, pela primeira vez, dois golos de vantagem (6-4), diferença que a formação leonina dilatou, com o decorrer da partida (10-6). A meio da primeira parte, Ricardo Costa pediu o primeiro “time-out” e o FC Porto reagiu, aproximando-se até à diferença mínima (11-10), com 19 minutos decorridos; mas o Sporting ainda se manteve na frente até ao minuto 27, altura em que António Areia, com três golos seguidos, repôs a igualdade no marcador (14-14), mas o Sporting CP saiu mesmo a vencer para o descanso (15-14).

Com um excelente recomeço, o Sporting entrou a dilatar o resultado, para quatro golos (18-14), numa vantagem que foi mantendo ao longo do segundo tempo. O FC Porto tentava a recuperação, mas com uma defesa bastante fechada e a jogar em velocidade, a formação portista teve dificuldades em contrariar o adversário. A cinco minutos do fim, o Sporting, a vencer por 25-21 viu Bosko Bjelanovic ser excluído e o FC Porto tentou aproveitar para tentar dar a volta ao resultado. Numa recta final de nervos, o FC Porto reduziu para 26-24, já depois de um time-out solicitado por Hugo Canela. Mais dois golos de cada lado e, com apenas cinco segundos para jogar, Ricardo Costa pediu o último time-out. Mesmo em cima do apito final, Rui Silva ainda marcou para o FC Porto, que perdeu por 28-27. Com sete golos, António Areia (FCP) foi o melhor marcador do jogo.

Apesar do triunfo, o Sporting CP não conseguiu garantir o primeiro lugar da classificação geral, que continua a pertencer ao FC Porto.

No Funchal, o AM Madeira A. Sad venceu o Águas Santas Milaneza. Depois do equilíbrio inicial, os comandados de Paulo Fidalgo saíram na frente do marcador (6-2), aos seis minutos, vantagem que levou até aos vinte minutos, altura em que a equipa de Paulo Faria repôs a igualdade (10-10). Nos dez minutos finais, o jogo seguiu muito equilibrado mas o conjunto madeirense foi para o intervalo a ganhar por 16-14. Na segunda parte, o Águas Santas Milaneza já não conseguiu voltar a equilibrar o resultado e o AM Madeira A. Sad, que chegou a ter uma vantagem de nove golos (31-22), venceu por 32-26. Pedro Cruz (Águas Santas Milaneza), com 10 golos e Fábio Magalhães (AM Madeira A. Sad), com 9, foram os melhores marcadores da partida.

Em Braga, o SL Benfica entrou muito bem em campo (6-1), o que levou fez com que Carlos Resende pedisse o primeiro “time-out” aos oito minutos; com três golos sem resposta, o ABC/UMInho reduziu para 6-4. A equipa de Mariano Ortega esteve na frente do marcador até aos 21 minutos, momento em que Pedro Seabra empatou as contas (8-8). Até ao intervalo, o equilíbrio foi a nota dominante e foi a equipa da casa que saiu para o descanso em vantagem, 12-11. Por sua vez, no recomeço da partida, entrou melhor o ABC/UMinho, a dilatar o resultado – com sete minutos jogados, a vantagem bracarense era de seis golos (19-13). A dez minutos do final do jogo, o SL Benfica aproximou-se até à margem mínima, 22-21, diferença que anulou, a cinco minutos do fim (24-24). Os últimos minutos foram muito disputados e foi já muito perto do apito final que o ABC/UMinho, através de Miguel Sarmento, marcou o golo da vitória.

AC FAFE GANHA NA MAIA

Nas contas do Grupo B, o Boa Hora FC/ROFF confirmou o favoritismo no jogo em casa com o AA São Mamede. Depois de uma primeira parte muito equilibrada, as duas equipas foram para o intervalo empatadas a 12 golos; na segunda parte, o Boa Hora FC/ROFF impôs o ritmo de jogo e foi ganhando vantagem no marcador; o São Mamede já não conseguiu acompanhar e perdeu por 32-25.

No Municipal da Maia, o AC Fafe alcançou uma vitória muito importante para a manutenção na 1ª Divisão. Num jogo muito disputado, o Fafe foi a primeira equipa a adiantar-se no marcador, mas o ADA Maia-Ismai e foi mesmo para o intervalo a ganhar por 14-13. A equipa da casa ainda segurou a vantagem durante os primeiros onze minutos da segunda parte, altura em que o AC Fafe chegou ao empate (20-20). O jogo seguiu muito equilibrado até ao final e foi já no último minuto que o Fafe marcou o golo que garantiu os três pontos da jornada.

O jogo desta noite, entre o SC Horta e o Arsenal/ LXS Group, que teria lugar na Horta, não se realizará por dificuldades nas ligações aéreas com a equipa do continente. Será disputado este domingo, dia 14, às 18 horas.

Antes, também na tarde de domingo, no Restelo, o Delta Belenenses tem um jogo difícil com o Avanca, que lidera, isolado, o Grupo B. Para ver em direto na Andebol|TV.

Campeonato Andebol 1 – Fase Final – Grupo A – 8ª jornada – 13.05.17

– AM Madeira A. Sad : Águas Santas Milaneza, 32-26 (16-14)
– ABC/UMInho : SL Benfica, 27-26 (12-11)
– Sporting CP : FC Porto, 28-27 (15-14)

Campeonato Andebol 1 – Fase Final – Grupo B – 8ª jornada

– Boa Hora FC/ROFF : AA São Mamede, 32-25 (12-12)
– ADA Maia-Ismai : AC Fafe, 28-29 (14-13)
– 14.05.17, 18h00, Mun. Horta – SC Horta : Arsenal/ LXS Group – Ruben Maia/ André Nunes (AA Aveiro)
– 14.05.17, 14h00, Pav. Acácio Rosa – Delta Belenenses : AA Avanca – Duarte Santos/ Ricardo Fonseca (AA Madeira) – Andebol|TV

O calendário completo do Campeonato Andebol 1, bem como todos os resultados e classificação, podem ser consultados no Portal, em Competições Nacionais.

Acompanha-nos através do Facebook oficial da Federação de Andebol de Portugal

Patrocinadores Institucionais