Sporting CP sagra-se Campeão Nacional 2016/2017

PUB

A partida começou equilibrada, esta noite, no Multiusos de Odivelas, com Janko Bozovic a abrir as contas no marcador mas rapidamente a turma de Mariano Ortega chega ao empate. De seguida o Sporting conquista parciais importantes mas não sem levar réplica do seu adversário lisboeta, que empatou a partida a 5:5 ao cair dos 10 minutos. Após os primeiros 15 minutos, o Sporting começa a ganhar vantagens sucessivas, altura em que Mariano Ortega pede o primeiro time-out, quando se encontra a perder por 10:7. À saída para o intervalo, a equipa orientada por Hugo Canela já levava seis golos de vantagem, em 14:8.
No segundo tempo, o Sporting entra determinado em vencer a partida, com uma postura bastante calma nos instantes iniciais, onde aos 13 minutos ainda vencia por oito golos de diferença, mas a formação encarnada, acaba por reduzir, quatro minutos mais tarde, para três golos de diferença, com o Sporting a estar seis minutos sem marcar golos. As águias ainda voltam a reduzir, com uma prestação irrepreensível no segundo tempo, para 23:22. Com dois minutos a faltarem para o final da partida, Carlos Ruesga estabelece novamente dois golos de vantagem, mas Belone Moreira, através da conversão de um livre de 7 metros, volta a estabelecer um golo de diferença. Porém Carlos Ruesga e Cudic foram as estrelas dos instantes finais, com um golo e uma grande defesa, que deram ao Sporting a segurança aos 29 minutos e estabelecendo o 25:23 final. Janko Bozovic, da formação leonina e Belone Moreira, da turma encarnada foram os melhores marcadores, com 7 golos cada. Hugo Canela, treinador da equipa do Sporting CP, relembrou época 2000/2001, “voltar a dar uma alegria destas aos adeptos do sporting é fantástico. Foi tudo muito difícil, mas esta equipa lutou e nós conseguimo-nos levantar!”. O Sporting sagrou-se assim Campeão Nacional 2016/2017.

O FC Porto, que deixou escapar o título ao perder alguns encontros da 2ª Fase do Campeonato Andebol 1, venceu o Águas Santas Milaneza, na esperança que o destino lhe sorrisse. Com casa semi-cheia no Dragão Caixa, a formação orientada por Ricardo Costa, bateu-se forte com a turma de Paulo Faria, mas não chegou para alcançar a conquista maior do andebol português, título que foge aos dragões há duas épocas. O FC Porto iniciou a partida com a conquista de um parcial de 3:0, que deu alguma margem à equipa da casa, mas o Águas Santas acabou por se aproximar a 6:5, mas foi a única altura do jogo em que esteve perto da igualdade. Os dragões voltam a pôr o pé no acelerador e começam a dilatar a vantagem, que chegou a 16:9, com a saída para o descanso. Os restantes 30 minutos contam a história da superioridade azul e branca, frente a um Águas Santas com poucos argumentos para alterar o marcador, com 29:17, aos 20 minutos. Os dragões acabam por fechar as contas a 32:17, com Yoel Morales a figurar como melhor marcador da partida, com 7 golos.

Foi um jogo diferente no Pavilhão Flávio Sá Leite, com duas equipas muito equilibradas, com o ABC UMinho a encontrar o Madeira SAD, de Paulo Fidalgo. As igualdades foram sucessivas durante todo o primeiro tempo, mostrando a qualidade de ambas as equipas, tanto a nível defensivo como ofensivo. A formação de Carlos Resende, conseguiu sair para o intervalo, a vencer por 19:18. Com o segundo tempo reentra o equilíbrio, com novas igualdades sucessivas em Braga, mas aos 25 minutos a turma de Paulo Fidalgo vencia por 30:31. Mas rapidamente a formação bracarense chega a novo empate, e o jogo acaba por terminar a 33:33. Pedro Spínola, para a equipa da casa, e Fábio Magalhães, para a turma insular, foram os melhores marcadores da partida, com 7 golos cada.

Com as contas fechadas, o Sporting CP fica no 1º lugar, segue-se FC Porto, em terceiro o SL Benfica, de seguida Madeira SAD, ABC UMinho na 5ª posição e por último Águas Santas Milaneza.

ENTREGA DE PRÉMIOS EM ARTICULAÇÃO COM O VENCEDOR

De acordo com o Comunicado Oficial emitido hoje, a FAP informa que a entrega de prémios (taça e medalhas) ao clube vencedor do Campeonato Andebol 1 Seniores Masculinos, será efectuada após a homologação da prova e em articulação com o clube vencedor.

Campeonato Andebol 1 – Fase Final – Grupo A – 10ª jornada

Sporting CP : SL Benfica 25:23 (14:8)

FC Porto : Águas Santas Milaneza 32:17 (16:9)

ABC/UMinho: AM Madeira A. Sad 33:33 (19:18)

Acompanha-nos através do Facebook oficial da Federação de Andebol de Portugal

Patrocinadores Institucionais