Colégio de Gaia/Toyota conquista Taça de Portugal

PUB

O Colégio de Gaia/Toyota venceu, este domingo, em Fafe, a final da Taça de Portugal Seniores Femininos. A equipa liderada por Paula Marisa Castro fez história não só porque conquistou a 3ª Taça de Portugal, troféu que não ganhava desde 1997/98, como também porque, pela primeira vez, venceu o Campeonato Nacional e a Taça de Portugal na mesma época.

Na final da Taça de Portugal Seniores Femininos, o Madeira Sad alinhou com Anais Gouveia, Márcia Abreu, Filipa Correia, Erica Tavares, Soraia Lopes, Renata Tavares e Mónica Correia, na baliza; do lado do Colégio de Gaia/Toyota, Paula Castro colocou no sete inicial Carolina Monteiro, Sandra Santiago, Patrícia Lima, Ana Gante, Patrícia Resende, Helena Soares e Jessica Ferreira, na baliza.

Num início de jogo lento e com poucos golos, Patrícia Lima marcou o primeiro golo do jogo, já com três minutos e meio decorridos e só três minutos depois Renata Tavares abriu a contagem para o Madeira Sad. Até perto dos dez minutos, o marcador só mexeu mais uma fez para o lado das madeirenses, que entretanto puseram o pé no acelerador e distanciaram-se no marcador (5-2). Depois do “time-out” pedido por Paula Castro, o Colégio de Gaia/Toyota recuperou até à diferença mínima, mas as comandadas do Madeira Sad, a defender com muita segurança e eficácia, mantiveram a liderança na partida. A cinco minutos do fim, o conjunto madeirense ganhava por 9-6 e, até ao intervalo, o Colégio de Gaia/Toyota não conseguiu recuperar e foi para o descanso a perder por 11-8.

A equipa de Paula Marisa Castro “acertou agulhas” no intervalo e entrou mais forte para a segunda parte. Com seis minutos decorridos, chegou ao empate (13-13); dois minutos depois, assumiu o comando do marcador, com um golo de Nair Pinho. Depois de ter estado a perder por 22-17, as comandadas de Sandra Fernandes somaram quatro golos sem resposta e chegaram à diferença mínima, 22-21. Depois de mais um golo para cada lado, foram muitas as oportunidades desperdiçadas de parte a parte – o Madeira Sad não conseguiu chegar ao empate, nem as gaienses foram capazes de se distanciar. O marcador não voltou a mexer nos seis minutos finais e o Colégio de Gaia/Toyota conquistou a Taça de Portugal 2016/2017.

Érica Tavares (Madeira Sad), com 12 golos e Sandra Santiago (Colégio de Gaia/Toyota), com 10, foram as melhores marcadoras da partida.

Na conferência de imprensa, Paula Castro começou por dizer que “nós sabemos que jogar com o Madeira Sad é sempre muito difícil. Fizemos 3 jogos para o play-off, ganhamos os 3 mas sabíamos que a Taça de Portugal é sempre um jogo diferente. Foi mérito nosso, mérito também delas (Madeira Sad) porque retardaram a nossa vitória, mas desta vez ganhamos nós novamente”. A treinadora do Colégio de Gaia/Toyota não escondeu a satisfação: “É um momento histórico, nunca fizemos a “dobradinha”. Foi um final de época fantástico”, afirmou.

Sandra Fernandes começou por “dar os parabéns ao colégio de Gaia, que foi um justo vencedor. Faltou-nos a possibilidade de ter uma rotatividade maior de jogadoras. Nos minutos finais, jogamos mais com o coração do que com a cabeça”, constatou a treinadora da equipa madeirense.

No final do jogo, decorreu a cerimónia da entrega de prémios. António Marreiros, Presidente do CA da FAP, entregou medalhas de participação às equipas de arbitragem. Depois, Pompeu Martins, Vereador do Desporto da CM Fafe e Manuel Moreira, Presidente da AA Braga, entregaram as medalhas à equipa vencida. Pompeu Martins entregou, ainda, a Taça ao finalista vencido, Madeira Sad.

À equipa vencedora, as medalhas foram entregues por Augusto Silva, Vice Presidente da FAP e por Miguel Fernandes, Director Executivo da FAP. O Presidente da FAP, Miguel Laranjeiro, entregou a Taça de Portugal ao Colégio de Gaia/Toyota.

Taça de Portugal Seniores Femininos – Final4 – Pav. Multiusos de Fafe

Meias-Finais – sábado – 03.06.17

– 11h00 – Madeira Sad : Alavarium Love Tiles, 24-19 (12-9)
– 13h15 – Colégio de Gaia/Toyota : ASS Assomada, 31-27 (19-10)

Final – domingo – 04.06.17

– 14h30 – Madeira Sad : Colégio de Gaia/Toyota, 22-23 (11-08)

O calendário completo da Taça de Portugal Seniores Femininos, bem como todos os resultados e classificação podem ser consultados no Portal, em Competições Nacionais.

Acompanha-nos através do Facebook oficial da Federação de Andebol de Portugal

Patrocinadores Institucionais