Portugueses em grande no European Masters Championship 2017

PUB

O esperado dia das finais do European Masters Handball Championship inaugura com o grande jogo entre Odessa e Budapest Old Boys, na categoria +50 anos.

Apesar do dia começar cedo, as bancadas já se encontravam bastante compostas e as claques já se faziam sentir com gritos e cânticos entusiastas e animados de apoio. O ambiente que envolvia o jogo trazia aos jogadores energia para a segunda parte da disputa.
A primeira parte do jogo finaliza com um resultado pouco equilibrado, em que a equipa húngara se encontra com uma desvantagem de 5 golos em relação aos ucranianos (2:7).
Os últimos 20 minutos iniciam e o jogo sofre uma reviravolta. Os húngaros, depois de momentos de concentração, voltam a campo e conseguem recuperar marcando 9 golos. Infelizmente para a equipa húngara, os adversários conseguem, novamente, ter controlo do jogo o que lhes dá o passaporte de vitória e a medalha de ouro na categoria de Homens +50 anos.

Com um agradável ambiente a fazer-se notar desde manhã, o entusiasmo das bancadas repercutiu-se para o campo onde se disputou o 1º e 2º lugar na categoria +43 Feminino, entre Angyalok e SK Elite Nitra. De um lado, vestidas de azul escuro, a equipa húngara recebeu a equipa da Eslováquia, SK Elite Nitra num jogo que não foi novidade nesta competição tendo sido um reencontro de duas equipas que se cruzaram durante a primeira fase de qualificação, com a vitória do 1º jogo a pender para as húngaras num intenso 17-11.
Durante esta final, a história repetiu-se. A formação do Angyalok mostrou-se superior durante os 20 minutos de cada parte com o marcador a mostrar o 16-9 no final do jogo assegurando o 1º lugar neste Europeu em Gondomar. Um lugar e uma medalha de ouro que não lhes é estranha – no Europeu da Croácia em 2016, foram galardoados com o mesmo prémio.

A equipa húngara Budapest Old Boys e o RK Veterani 022 Ruma entram em campo para se decidir o campeão da categoria dos homens +45. O jogo começou de forma desequilibrada entre as duas equipas. Os húngaros, Budapest Old Boys, encontravam-se em desvantagem nos primeiros quatro minutos de jogo. Ambas as equipas estavam com defesas muito estáveis e com um ataque muito bem organizado, que prometeu dar espetáculo no Multiusos de Gondomar. Com o jogo ao intervalo empatado 6:6. Na segunda parte do jogo a equipa Veterani desapareceu por completo. No final do encontro, a equipa Budapest Old Boys reteve o título que já havia ganho em 2016 na Croácia, com um resultado de 21:8. Os húngaros ganham o 1º lugar.

Com as bancadas pintadas com as cores nacionais, o público ansiava para ver em campo a a equipa feminina portuguesa, representante da categoria +33, Gaia Masters que chega à final após derrotar as equipas Handbol Gava, Oppegard IL e, a também portuguesa, DAC – Douro Andebol. A entrada em campo das equipas é grandiosa para todos, estas entram acompanhadas de crianças que partilham esta paixão: o andebol. As formações entram em campo em grande e o público português vibra com a primeira parte do jogo que finaliza com um resultado de 7:11, em que as Húngaras saem perdedoras.
De regresso ao campo a equipa Angyalok consegue recuperar e mantém um empate. Este não foi muito duradouro, as jogadoras portuguesas conseguiram alcançar a pontuação no marcador e entram em vantagem finalizando o jogo com um resultado final 15:18.
A ala portuguesa do pavilhão não consegue conter a felicidade, esta claramente perceptível, com o tão esperado troféu que levam para casa.

Com o primeiro lugar assegurado em 2016 no campeonato da Croácia, a Rússia tenta, no Pavilhão Multiusos, repetir a proeza levando o ouro para Moscovo. Contudo, desta vez tem pela frente a bem preparada equipa Masters Porto preenchida com caras bem conhecidas do andebol português como é exemplo Carlos Resende. Com a maior audiência do torneio, o apoio dos portugueses faz-se sentir nas bancadas, onde famílias inteiras vêm torcer pela equipa que representa as ambições portuguesas. Com um empate a 7 golos a primeira parte foi de grande intensidade e disputada ao máximo com o público a vibrar com cada golo português e a ansiedade a crescer sempre que os russos agitavam as redes da baliza dos Masters Porto. Na segunda parte as bancadas agitaram-se ainda mais, com os golos a surgir de ambas as equipas sem que nenhuma das partes se distanciasse no marcador. Empate, vantagem para uma, vantagem para outra. Um jogo renhido onde a medalha de ouro poderia cair para qualquer dos lados. Até que a formação portuguesa descolou do empate usufruindo de alguma desconcentração da parte do adversário. Masters Porto seguem na liderança e o relógio dá, ainda, quatro minutos para o final do encontro. Aproveitando o ambiente favorável à equipa portuguesa, os Masters Porto pressionam ainda mais a equipa Russa, conseguindo furar a sua organização defensiva. Com um minuto restante a vitória parece entregue à equipa que veste de negro com cinco golos de avanço. O árbitro apita. O jogo termina. O público salta e grita por Portugal. Vitória por 13-18 a mostrar muita garra na equipa portuguesa que derrota os campeões em título e entra na história do Europeu de Masters de Andebol 2017.

Acompanhe o European Masters 2017 através da Página oficial do evento

Patrocinadores Institucionais