Sub17 Femininos: Portugal não passa no primeiro jogo particular com a Espanha

PUB

As Juniores B Femininas de Portugal, que iniciaram em Pinhel o último estágio antes do Campeonato da Europa de Sub17 Femininos 2ª Divisão, viajou este fim-de-semana até às Astúrias, em Espanha, para disputar dois jogos particulares com a seleção espanhola, nos dias 5 e 6 de Agosto.

As comandadas de Carlos Pires entraram muito bem no jogo, com muita organização e estivemos muito bem em campo ao longo de toda a primeira parte, o que fez com que Portugal fosse para intervalo a vencer 15-13 à Espanha. As Sub17 Femininas de Portugal conseguiram manter-se por cima no retomar da partida, mas com dez minutos jogados, a Espanha aproveitou um período em que Portugal cometeu mais falhas técnicas e perdeu algumas bolas e, no contra-ataque, deu a volta ao resultado. As lusas ainda reduziram a diferença, que chegou a ser de cinco golos, mas já não conseguiram evitar a derrota, por 32-30.

No final do jogo, Carlos Pires começou por esclarecer que “o objectivo principal passava por dar tempo de jogo a todas as atletas, observar várias opções e aproveitar para, durante o jogo, fazer algumas avaliações. Houve ali um período de cinco, dez minutos, em que estivemos menos bem e também tivemos mais exclusões do que o adversário, mas estou contente com o que fizemos hoje. Com estes jogos, pretendemos aferir o que temos feito e ver onde podemos corrigir e melhorar. Amanhã, vamos jogar novamente e aproveitar para tomar diferentes opções, mas queremos também lutar pelo resultado, claro”, afirma o seleccionador nacional.

Beatriz Sousa foi a melhor marcadora de Portugal, com 8 golos. O boletim de jogo pode aqui ser consultado, em anexo.

O segundo jogo amigável entre Portugal e Espanha está agendado para as 11h30 portuguesas de domingo, no mesmo local. Após o segundo amigável, a Seleção Nacional regressa a Pinhel, para completar o estágio, que termina a 10 de Agosto.

O Campeonato da Europa de Sub17 Femininos Divisão B realiza-se de 14 a 20 de Agosto de 2017 e Portugal integra o Grupo A, com a Bielorrússia, Turquia, Itália e Georgia.

O Grupo B é composto por Ucrânia, Finlândia, Letónia, Grã-Bretanha e a anfitriã, Lituânia.

Recorde-se que a nova forma de disputa dos Campeonatos da Europa nos escalões jovens foi aprovado no 12º Congresso da EHF, realizado em Dublin em Setembro de 2014. Para as seleções jovens femininas, o novo modelo entrará em vigor em 2017, sendo o Campeonato da Europa Sub17 Femininos a primeira prova a disputar-se no novo modelo.

A convocatória e o calendário de jogos do Campeonato da Europa de Sub-17 Femininos Divisão B podem ser consultados aqui, em anexo.

Jogos Particulares com Espanha (horas em Portugal continental) – Pabellón Municipal Sandra Aguilar (Astúrias)

05.08.17, 18h00 – Espanha : Portugal, 32-30 (13-15)
06.08.17, 11h30 – Espanha : Portugal

Patrocinadores Institucionais