Ricardo Vasconcelos é o novo selecionador de seniores masculinos da Grã-Bretanha

PUB

Foi por influência do pai, que formou o Núcleo de Andebol de Penedono, que Ricardo Vasconcelos começou a jogar andebol: “o Núcleo de Andebol de Penedono foi o clube que representei durante toda a minha carreira de jogador, excetuando uma época em que representei os Juniores do Sporting Clube de Portugal. Depois, fui treinador no Núcleo de Andebol de Penedono, desde a época 2002/03, até à época 2013/14, tendo tido algumas passagens pelas Seleções Regionais da Associação de Andebol de Viseu”, conta o próprio.

Em 2014, candidatou-se ao cargo de Handball Development Officer na British Handball Association e foi aceite. Mudou de país e abraçou um novo desafio: “Vim especificamente para trabalhar exclusivamente ligado ao Andebol”, explica, fazendo uma retrospetiva do seu trabalho desde então: “Na Grã-Bretanha, treino desde 2014 os Seniores do Nottingham Handball Club. Fui Selecionador Nacional de Sub19, Sub21 e, agora, Selecionador Nacional Sénior”.

Ricardo Vasconcelos deparou-se com uma realidade diferente, sobretudo no que diz respeito ao nível do investimento na modalidade, que ainda é um desporto com poucos praticantes, naquele país. Comparativamente com o que acontece em Portugal, a maior diferença passa pelo “perfil da modalidade em si uma vez que, ao contrário do que acontece em Portugal, o Andebol ainda não entra no lote dos desportos mais praticados. Esse perfil secundário define um menor investimento na modalidade que tem impacto óbvio e evidente no desenvolvimento da modalidade em si, quer ao nível da quantidade, quer ao nível da qualidade. Esta realidade tem, no entanto, vindo a ser massivamente alterada denotando um potencial tremendo a médio/ longo prazo”, esclarece o treinador.

O trabalho desenvolvido no Nottingham Handball Club, onde já venceu uma Taça, há três épocas e garantiu a subida de divisão, há duas, chamou a atenção dos responsáveis da British Handball Association, que convidaram o técnico português para orientar a Seleção Nacional de Sub19: “A evolução da equipa foi satisfatória e fui convidado para liderar os Sub21 com o intuito de participar no IHF Trophy onde, pela primeira vez, conseguimos ficar nos 4 primeiros lugares. A saída do Selecionador Nacional Sénior (um Dinamarquês) a 6 meses do 2017 Emerging Nations Championship na Bulgária, em Junho, levou a que me fosse oferecida a possibilidade de liderar a equipa interinamente”.

Terminada a competição, a British Handball Association abriu candidaturas para o cargo de Selecionador Nacional. Ricardo Vasconcelos foi o eleito: “42 treinadores, das mais variadas partes do mundo, concorreram e, após um processo de shortlisting e entrevista, foi-me oferecido o cargo até 2021”, refere, com orgulho.

O técnico português aceitou o cargo de selecionador nacional, que acumula com o comando da equipa sénior do Nottingham Handball Club, clube onde também é coordenador da formação. À frente da Seleção Nacional, tem como objetivos “criar uma estrutura de desenvolvimento sólida que influencie e impacte positivamente todos os grupos de trabalho das Seleções Nacionais da GB que nos permita entrar em fases de qualificação para as grandes competições mais regularmente a longo prazo. No curto prazo, tentar aproximar os 4 primeiros classificados nos próximos dois Campeonatos para Nações Emergentes (2019 e 2021).”

Patrocinadores Institucionais