Comité Olímpico de Portugal galardoou Fátima Monge da Silva com Medalha de Mérito

PUB

O Comité Olímpico de Portugal (COP) atribuiu esta quarta-feira, durante a Celebração Olímpica realizada em Lisboa, os Prémios e Galardões 2017 a Jorge Miguel (Ordem Olímpica Nacional), Inês Henriques e Fernando Pimenta (Medalha de Excelência Desportiva), Fátima Monge da Silva (Medalha de Mérito), Carlos Gonçalves (Prémio Ética Desportiva), Etson Barros (Prémio Juventude) e Cristiano Ronaldo (Prémio Prestígio COP).

Fátima Monge da Silva recebeu a Medalha de Mérito, que se destina a galardoar desportistas que tenham prestado serviços relevantes ao Desporto Nacional ou ao Olimpismo.

Fátima Monge da Silva, 68 anos, foi a precursora do desenvolvimento do andebol feminino em Portugal, conquistando inúmeros títulos em alguns dos principais clubes da modalidade. Profissional de Educação Física, Treinadora e Selecionadora Nacional de Andebol, (1978-1989) teve um papel incontornável na valorização e desenvolvimento do desporto feminino reconhecido em diversos prémios de carreira, bem como na promoção do desporto na comunidade escolar através do Programa de Apoio à Apoio à Educação Física no 1º Ciclo Ensino Básico, da Câmara Municipal de Lisboa.

O Presidente da Federação de Andebol de Portugal refere a Medalha de Mérito atribuída a Fátima Monge da Silva é motivo de grande orgulho para a modalidade:
” “É sempre com orgulho que vemos homenagear pessoas do Andebol. No caso particular da Professora Fátima Monge da Silva esse sentimento é redobrado , pelo papel fundamental que teve ao longo dos anos no desenvolvimento da modalidade, muito em especial no feminino. Uma vida dedicada ao ensino, ao andebol, ao desporto, seguindo princípios éticos que marcaram a diferença. Por isso, a atribuição da Medalha de Mérito pelo COP é mais do que justa”, considera Miguel Laranjeiro.

O presidente do COP, José Manuel Constantino, destacou na ocasião o papel desempenhado pelos agentes desportivos, que têm dado “um contributo tantas vezes reconhecido no discurso, mas omisso e moroso na sua tradução em medidas que galvanizem e qualifiquem o labor de atletas, de técnicos, de dirigentes, de voluntários, de árbitros, de juízes e demais agentes que, enquadrados pelas organizações desportivas, de clubes a federações, erigiram do livre associativismo o desporto que hoje celebramos.”

Presente na Celebração Olímpica, o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, invocou os valores olímpicos, Excelência, Amizade e Respeito. “Trabalhamos juntos para conseguir condições para os nossos atletas”, disse Tiago Brandão Rodrigues. “Todos somos precisos neste esforço. Portugal conta com cada um de vós.”

Patrocinadores Institucionais