Não Manipules! Joga pelo Respeito

PUB

A manipulação de competições desportivas é uma ameaça global à integridade do desporto, nomeadamente para a sua credibilidade e salvaguarda dos seus valores sociais, educativos e culturais em relação à qual o Movimento Olímpico e Desportivo tem vindo a implementar uma política de Tolerância Zero.

“A Manipulação de Competições Desportivas é um acordo, ato ou omissão intencional, que vise uma alteração irregular do resultado ou do desenrolar de uma competição desportiva, a fim de eliminar, no todo ou em parte, a natureza imprevisível da referida competição desportiva, com vista à obtenção de vantagens indevidas para si ou para outrem”

A manipulação de competições desportivas é punível pelos regulamentos desportivos e pela legislação em vigor em Portugal.

Deste programa faz parte um Código de Conduta a implementar pelas Federações Desportivas Nacionais e membros do COP que assinaram a Declaração de Compromisso para a sua implementação nas organizações e modalidades desportivas, tendo em vista uma ação firme e concertada neste domínio de acordo as principais orientações internacionais e o ordenamento jurídico nacional neste âmbito.

A Federação de Andebol de Portugal é uma das entidades aderentes ao Programa de Integridade e Prevenção de Manipulação de Competições Desportivas.

Todas as informações sobre o Programa de Integridade e Prevenção de Manipulação de Competições Desportivas pode ser consultado em http://comiteolimpicoportugal.pt/integridade/.

Patrocinadores Institucionais