Campeonato Andebol 1: FC Porto triunfa na visita ao ABC/UMinho

PUB

O FC Porto saiu vitorioso da visita ao ABC/UMinho, no jogo mais aguardado da 14ª jornada do Campeonato Andebol 1. No Pavilhão Flávio Sá Leite, os primeiros dez minutos jogaram-se com grande equilíbrio (4-4), mas depois a equipa portista acelerou, impôs o ritmo de jogo, saiu na frente do marcador e, ao intervalo, ganhava por 13-18. O FC Porto retomou a partida a segurar a liderança (15-20), mas o ABC/UMinho, com seis golos sem resposta a meio do segundo tempo, deu a volta ao resultado (21-20), já depois de um time-out pedido por Lars Walther. Ao equilíbrio dos minutos seguintes, seguiu-se nova vantagem para o FC Porto e, nos dez minutos finais, a equipa da casa já não conseguiu recuperar da curta desvantagem que a turma portista manteve até ao apito final, vencendo por 23-26. Miguel Martins (FCP) destacou-se, com 9 golos marcados. Com este resultado, o FC Porto segura o 3º lugar da classificação geral.

O SL Benfica conseguiu vencer no Funchal, mas o AM Madeira A. Sad discutiu os pontos da jornada até ao final do encontro. Na primeira parte, destaque para o grande equilíbrio em campo – entrou melhor a formação orientada por Carlos Resende (1-3), mas depois foram os comandados de Paulo Fidalgo que seguiram com ligeira vantagem até aos 24 minutos. Apesar do Benfica ter chegado ao empate em vários momentos, só nos seis minutos finais comandou o marcador novamente, mas a equipa da casa anulou a diferença e, ao intervalo, o resultado era 14-14. No segundo tempo, estiveram melhor os encarnados, quase sempre na frente do marcador. A equipa da casa foi recuperando, igualou as contas (21-21) e manteve o resultado na diferença mínima a meio do segundo tempo, mas nos dez minutos finais o SL Benfica consolidou a vantagem e ganhou por 28-32. Com 8 golos, João Pinto (Mad. Sad) foi o melhor marcador, no Funchal.

No dérbi lisboeta, o Boa Hora FC/ROFF venceu no Restelo pela vantagem mínima, 22-23, num jogo onde o vencedor só foi encontrado no último minuto. Num início de jogo com poucos golos, os comandados de Luís Santana entraram a marcar (0-3), e, apesar da equipa da casa ter anulado a diferença, o Boa Hora FC/ROFF seguiu na frente do marcador (6-10) até ao intervalo e foi para o descanso a ganhar por 10-12. Foi já com doze minutos decorridos na segunda parte que os comandados de João Florêncio conseguiram dar a volta ao resultado (16-15) e assumiram, pela primeira vez, a liderança do marcador; com um parcial de 0-4, o Boa Hora FC/ ROFF recuperou o comando (19-20), com oito minutos para jogar. O Belenenses saiu novamente na frente (22-20) mas o adversário voltou a equilibrar as contas e foi já no último minuto que Uros Markovic marcou o golo que deu a vitória ao Boa Hora FC/ROFF. João Ferreira (CFB) foi o mais eficaz, com 8 golos marcados.

Num jogo muito disputado e que também só se decidiu no minuto final, o AA Avanca ganhou ao ADA Maia-Ismai por tangencial 21-20. Entrou melhor a equipa de Rui Silva, que a meio da primeira parte ganhava por 3-8, mas, paulatinamente, os comandados de Carlos Martingo foram recuperando e, ao intervalo, as duas equipas estavam empatadas a 10 golos. No segundo tempo, o ritmo de jogo manteve-se de parte a parte; a equipa da casa entrou a assumir o comando do marcador, pela primeira vez na partida e manteve-se na frente até meio da segunda parte, altura em que o Maia-Ismai recuperou a liderança (14-15) por breves instantes, para depois o Avanca recuperar a dianteira. Os maiatos ainda empataram (20-20) a dois minutos do fim, mas já no último minuto Nuno Carvalho fechou as contas, assegurando a vitória para o AA Avanca. Com seis golos cada, Reinier Dranquet e Diogo Oliveira (AAA) foram os melhores marcadores do jogo.

O CD S. Bernardo começou a segunda volta do Campeonato da melhor forma, ao alcançar, esta noite, a primeira vitória, frente ao CD Xico Andebol, por 26-27. Depois do equilíbrio inicial (4-4), a formação vimaranense saiu na frente do marcador e, ao intervalo, ganhava por 14-10; entrou melhor, na segunda parte, o S. Bernardo, que, pouco a pouco foi reduzindo a diferença. À entrada dos quinze minutos finais, a equipa aveirense conseguiu repor a igualdade e, até ao final do jogo, as duas equipas partilharam o comando do marcador. No último minuto da partida, Tiago Sousa desfez a igualdade e garantiu ao CD S. Bernardo a vitória, em Guimarães. Com 10 golos marcados, Cláudio Mota (CD Xico Andebol) foi o melhor marcador.

O Águas Santas Milaneza venceu o Arsenal C. Devesa por expressivo 34-14, num jogo em que, ao intervalo, a equipa de Rolando Freitas já ganhava por 17-10. Com 7 golos, Pedro Cruz (Águas Santas Milaneza) foi o melhor marcador da noite.

A fechar a ronda, o Sporting CP confirmou o favoritismo na deslocação a Fafe, onde venceu por 22-29. O AC Fafe, que, ao intervalo, perdia por 7-16, não teve argumentos para discutir o jogo com a equipa liderada por Hugo Canela, que segue no comando da tabela classificativa, com 39 pontos, os mesmos que o SL Benfica, 2º classificado.

Campeonato Andebol 1 – 14ª jornada – 06.12.17

18h30 – AM Madeira A. Sad : SL Benfica, 28-32 (14-14)
20h00 – CF Belenenses : Boa Hora FC/ROFF, 22-23 (10-12)
21h00 – Águas Santas Milaneza : Arsenal C. Devesa, 34-14 (17-10)
21h00 – AA Avanca : ADA Maia-Ismai, 21-20 (10-10)
21h00 – CD Xico Andebol : CD S. Bernardo, 26-27 (14-10)
21h00 – ABC/UMinho : FC Porto, 23-26 (13-18)
21h30 – AC Fafe : Sporting CP, 22-29 (7-16)

Acompanha-nos através do Facebook Oficial, Instagram ou Twitter.

Patrocinadores Institucionais